quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O Gospel é Bíblico

Após ler a sua resposta do dia 30 de agosto (Diferenças Entre "Louvor" e "Adoração") passei a ter uma curiosidade.
Se você chega numa igreja para dirigir o louvor, você prefere fazê-lo com os tradicionais hinários ou com Música Gospel?


Depende Muito...

É como você leu no próprio texto que você está mencionando. Escolherei o produto que vai levar o povo a louvar. Se o povo está acostumado a cantar uma coisa e eu chegar com algo muito estranho, por estranharem, terão sua adoração atrapalhada. Portanto, se o local for desconhecido, ou se eu estiver passando por ali só uma vez, cantarei com eles o que eles cantam, da maneira que cantam, seja progressista ou conservador.

Eu gosto dos hinários tradicionais. Gosto de cantar acapela, fechar harmonia. Gosto daqueles hinos antigos, tradicionais. Mas qualquer coisa, neste mundo, pode ser bem ou mal usada.

Recentemente li sobre um estudo científico que descobriu que depois que uma canção é executada mais de 50 vezes, as pessoas não pensam mais no significado da letra, e cantam sem perceber o que estão falando. Entende por que é que muitas vezes você já se encontrou dentro de um culto, cantando, sem nem pensar no que está cantando? Provalvemente, por estar cantando alguma coisa que já ficou azeda. É por isso que admiro a iniciativa dos ministérios jovens de louvor quando produzem um CD a cada ano. Um ano tem perto de 50 fins de semana. Quando a música está quase azeda, chega o CD do ano seguinte.

“Aleluia!”

Essa é a primeira palavra do Salmo 111. A palavra Aleluia significa “louve o Senhor”. Literalmente. E essa é a única palavra que Deus não deixou ser traduzida pra idioma nenhum. Em todas as línguas a palavra é “Aleluia”, porque o louvor é uma coisa universal. E vai dizer que você nunca ouviu essa palavra? Se você já ouviu “o Messias”, de Haendel, só uma vez na sua vida, então você já ouviu a palavra “aleluia” quase 100 vezes. Uma repetição ininterrupta, da palavra aleluia, numa demonstração da vontade de louvar a Deus.

É isso que eu vejo nos salmos.. E, graças a Deus, é isso que temos visto também na música gospel contemporânea. Sabe que nós cristãos temos passado por uma evolução musical, e amém por isso, porque hoje os cristãos estão chegando a uma maturidade de fazerem músicas mais parecidas com as músicas bíblicas. Eu não sei se você se lembra, mas os chamados hinos, aquelas músicas dos séculos passados, elas tinham a tendência de glorificar a experiência cristã, e não a Cristo. Agora, olha aí pros Salmos, pra você ver como é que é diferente. A maioria das canções de adoração efetiva deve ser composta de musicas que se dirijam diretamente para Deus. Essa é a adoração bíblica. E essa é a força de muitas canções de adoração contemporâneas: elas são centralizadas em Deus, em vez de serem centralizadas na experiência humana.

Outro detalhe interessante. Olhe Salmo 117. Não tem nem trinta palavras. Você acha que era só isso: cantar vinte e poucas palavras e pronto? Não! Eles repetiam isso muitas vezes. Tipo aleluia de Haendel mesmo. Tipo as músicas contemporâneas cristãs, que repetem os mesmos termos muitas vezes, pra que fiquem fixados na mente e no coração do adorador. Como os salmos, com letras simples, nada complicado, entende? O evangelho é assim, precisa ser popular, pra que o povo memorize facilmente, através de uma música que tenha a ver com a vida real, que possa ser inserida no cotidiano das pessoas. Isso são os salmos.

E quando a gente está nos salmos a gente se sente realmente num louvor contemporâneo. Tem o levantar das mãos, tem o bater de palmas, e tem o prazer. Porque o objetivo do louvor é produzir, no adorador, o prazer. O prazer de estar na presença de Deus. “Alegrei-me quando me disseram” o quê? “Vamos à casa do Senhor”. E só uma música contemporânea, alegre, envolvente, é que pode tocar o coração de muitos contemporâneos. É por isso que esse é o melhor tipo de música, por exemplo, pra ser usada em evangelismo, pra conquistar a simpatia das pessoas pra Jesus. Penso que todos os nossos cultos precisariam ser voltados para os sem-igreja. Um culto voltado para os sem-igreja atende, também, o igreijado. O contrário é difícil. É por isso que o gospel é bíblico.

Outra coisa que nos mostra que a música mais parecida com os salmos é a música cristã gospel contemporânea, é o fato de que na adoração bíblica, eles não tinham restrições de instrumentos. Enquanto a música que se diz erudita (e daí só alcança os eruditos, né?) fica se limitando a determinados instrumentos, com os salmos não existe acepção. Com os salmos o negocio é louvar ao Senhor com todos os instrumentos: cordas, percussão e sopro.

Isso é inovador? É. Mas é muito melhor do que ficar cantando canções mortas, dos séculos passados, e desobedecendo a orientação dos salmistas que nos apela pra que cantemos “um cântico novo ao Senhor”.

Aleluia?

Isso é internacional! Aliás, universal!

Louvemos ao Senhor!

Pastor Valdeci Jr.

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Gostaria de entender melhor Gênesis capítulo um versículo um: “No princípio, criou Deus os céus e a Terra”. Deus criou a partir do quê? Do nada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com