quinta-feira, 13 de março de 2014

Doutrinas Pentecostais - Minhas Crenças Fundamentais

Quais são as doutrinas pentecostais?

Uma vez que o pentecostalismo não é exatamente um ministério específico, mas sim um movimento que engloba várias denominações cristãs, não existe um corpo único do que seriam as crenças fundamentais dos pentecostais. Isto abre um vasto leque. Na Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD - 1995), que, deixemos bem claro, não é da Sociedade Bíblica, por exemplo, existem estudos doutrinários sobre 77 assuntos diferentes, talvez para tentar representar a maior parte dos diferentes grupos pentecostais. E o destaque que sobressalta aos olhos é o de que destas, sete são dedicadas especificamente ao Espírito Santo e sua obra.

Sendo mais específicos, se olharmos para a primeira onda do pentecostalismo, temos uma teologia sistemática organizada por Santley M. Horton, que é divulgada pela principal igreja desta fase pentecostal, a Assembleia de Deus. Nela, vinte teólogos apresentam a perspectiva pentecostal mais primórdia sobre as crenças na palavra inspirada de Deus, no Deus único e verdadeiro, na santíssima trindade, nos seres espirituais criados, na criação do Universo e da humanidade, na origem, natureza e consequências do pecado, no senhor Jesus Cristo e em sua obra salvífica, no Espírito Santo, seu batismo e santificação, nos dons espirituais e na cura divina, na igreja e sua missão, e, por fim, nas últimas coisas a acontecer neste mundo (1). Não há destaques em separado para o Pai, e também para a segunda pessoa da trindade o destaque é menor.

Na segunda onda do pentecostalismo, a Igreja do Evangelho Quadrangular, apresenta o que chama de “Fundamentos do Evangelho Quadrangular”. Nesta obra em dois volumes, Guy P. Duffield e Nathaniel M. Van Cleave propõem sistematizar o que seriam as crenças cristãs em dez doutrinas: das escrituras, de Deus, do homem, do pecado, da salvação, do Espírito Santo, da cura divina, da igreja, dos anjos e também das últimas coisas a desenrolarem-se na História (2).  A obra demonstra crer na trindade mas dá ênfase em ter uma doutrina específica apenas para um dos três seres divinos, o Espírito Santo.

No neo-pentecostalismo a IURD, maior representação do mesmo, oferece, em três pequenos volumes, uma miscelânia de crenças preparada pelo bispo Edir Macedo, na seguinte ordem: Os atributos de Deus, a santíssima trindade, o Deus-Pai, o Deus-Filho Senhor Jesus Cristo, o Deus-Espírito Santo, o pecado, arrependimento, o batismo nas águas, a fé, dízimos e ofertas, o sábado, os anjos, o servo verdadeiro, a lei e a graça, o sacrifício, satanás, os demônios, predestinação, perdão, o caráter de Deus, oração, idolatria, reencarnação, pontos de contato, questões históricas e geográficas sobre a Bíblia, a Bíblia sagrada, a Bíblia e as doutrinas falsas, arrependimento e conversão, aliança com Deus, céu e inferno e o átrio (3). Tudo isso em três livrinhos de bolso, de cerca de 100 páginas cada um. De todos estes 31 tópicos, ao qual é dedicado o maior número de páginas, 35, é ao Deus-Espírito Santo.

Fica muito claro que para os pentecostais, a crença no Espírito Santo e sua obra sob a perspectiva deles ocupa o topo da lista de sua proclamação.  No verbete “Doutrina Pentecostal” do “Dicionário do Movimento Pentecostal”, como primeiros listados, “os principais temas pentecostais são: a doutrina do Espírito Santo; o batismo no Espírito Santo, o falar noutras línguas” e os dons do Espírito Santo (4). Estas são as palavras mais comunicadas no vocabulário dos pentecostais.

Os atuais pentecostais têm simbolismos e fachadas através dos quais comunicam o que querem configurar como imaginário na mente do grande público. Sua versão desta representação pode ser vista, por exemplo, nos “símbolos temáticos” propostos pela Bíblia de Estudo Pentecostal, nesta ordem de importância: O batismo no Espírito Santo, os dons espirituais, o fruto do Espírito, a cura divina, a fé que remove montanhas, o evangelismo pessoal, a salvação, a segunda vinda de Cristo, a vitória sobre Satanás e os demônios, o poder que vence o mundo, o louvor ao Senhor e o andar em obediência e santidade.

O teólogo Wander de Lara Proença (5) destaca que, veiculando esta teoria proposta, existem as fachadas da ênfase na exibição de grandes multidões (204-205), do carisma (199-288), da habilidade em “vender o peixe” fazendo as pessoas crerem na sacralização daquilo que os carismáticos têm em mãos e querem supervalorizar, aproveitando-se da tendência que o humano tem de crer em qualquer coisa (206-207), do uso da magia, do aproveitar-se da ignorância brasileira (363), da ilusão criada na mente do público-alvo por um céu aqui-agora (373), alimentando o imediatismo consumista do pós-moderno (324-362) e da habilidade de conseguir combinar o liminar com o institucional, o folclórico com o clerical e o herético com o canônico (255).

O meu conselho é que você prefira as doutrinas bíblicas. Para ajudar-lhe, sugiro que leia aqui na Sala a postagem Minhas Crenças Fundamentais . E tudo o que ler, verifique na Bíblia, pra ver se é assim mesmo.

Que Jesus lhe abençoe ricamente,

Pr. Valdeci Jr.

(1) HORTON, Stanley M., editor, Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal, CPAD, 11ª edição, 2008.
(2) DUFFIELD JR, Guy P. Fundamentos da teologia pentecostal. Tradução de Neyd Siqueira. 1. ed. São Paulo - SP: Quadrangular, 1991. Volume 2; DUFFIELD JR, Guy P. Fundamentos da teologia pentecostal. Tradução de Neyd Siqueira. 1. ed. São Paulo - SP: Quadrangular, 1991. v. 1.
(3) MACEDO, Bispo. Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus. Rio de Janeiro: Uiniversal, 1998. volume 1; MACEDO, Bispo. Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus. Rio de Janeiro: Uiniversal, 1999.. volume 2; MACEDO, Bispo. Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus. Rio de Janeiro: Uiniversal, 2002a. 104 p., il. Volume 3.
(4) ARAUJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
(5) PROENÇA, Wander de Lara.  Sindicato de mágicos: uma história cultural da Igreja Universal do Reino de Deus (1977-2007). São Paulo: Editora Unesp, 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com