Quais são as doutrinas pentecostais?
Uma vez que o pentecostalismo não é exatamente um ministério
específico, mas sim um movimento que engloba várias denominações cristãs, não
existe um corpo único do que seriam as crenças fundamentais dos pentecostais.
Isto abre um vasto leque. Na Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD - 1995), que,
deixemos bem claro, não é da Sociedade Bíblica, por exemplo, existem estudos
doutrinários sobre 77 assuntos diferentes, talvez para tentar representar a
maior parte dos diferentes grupos pentecostais. E o destaque que sobressalta
aos olhos é o de que destas, sete são dedicadas especificamente ao Espírito
Santo e sua obra.
Sendo mais específicos, se olharmos para a primeira onda do
pentecostalismo, temos uma teologia sistemática organizada por Santley M.
Horton, que é divulgada pela principal igreja desta fase pentecostal, a
Assembleia de Deus. Nela, vinte teólogos apresentam a perspectiva pentecostal
mais primórdia sobre as crenças na palavra inspirada de Deus, no Deus único e
verdadeiro, na santíssima trindade, nos seres espirituais criados, na criação
do Universo e da humanidade, na origem, natureza e consequências do pecado, no
senhor Jesus Cristo e em sua obra salvífica, no Espírito Santo, seu batismo e
santificação, nos dons espirituais e na cura divina, na igreja e sua missão, e,
por fim, nas últimas coisas a acontecer neste mundo (1). Não há destaques em
separado para o Pai, e também para a segunda pessoa da trindade o destaque é
menor.
Na segunda onda do pentecostalismo, a Igreja do Evangelho
Quadrangular, apresenta o que chama de “Fundamentos do Evangelho Quadrangular”.
Nesta obra em dois volumes, Guy P. Duffield e Nathaniel M. Van Cleave propõem
sistematizar o que seriam as crenças cristãs em dez doutrinas: das escrituras,
de Deus, do homem, do pecado, da salvação, do Espírito Santo, da cura divina,
da igreja, dos anjos e também das últimas coisas a desenrolarem-se na História
(2). A obra demonstra crer na trindade
mas dá ênfase em ter uma doutrina específica apenas para um dos três seres
divinos, o Espírito Santo.
No neo-pentecostalismo a IURD, maior representação do mesmo,
oferece, em três pequenos volumes, uma miscelânia de crenças preparada pelo
bispo Edir Macedo, na seguinte ordem: Os atributos de Deus, a santíssima
trindade, o Deus-Pai, o Deus-Filho Senhor Jesus Cristo, o Deus-Espírito Santo,
o pecado, arrependimento, o batismo nas águas, a fé, dízimos e ofertas, o
sábado, os anjos, o servo verdadeiro, a lei e a graça, o sacrifício, satanás,
os demônios, predestinação, perdão, o caráter de Deus, oração, idolatria,
reencarnação, pontos de contato, questões históricas e geográficas sobre a
Bíblia, a Bíblia sagrada, a Bíblia e as doutrinas falsas, arrependimento e
conversão, aliança com Deus, céu e inferno e o átrio (3). Tudo isso em três
livrinhos de bolso, de cerca de 100 páginas cada um. De todos estes 31 tópicos,
ao qual é dedicado o maior número de páginas, 35, é ao Deus-Espírito Santo.
Fica muito claro que para os pentecostais, a crença no
Espírito Santo e sua obra sob a perspectiva deles ocupa o topo da lista de sua
proclamação. No verbete “Doutrina
Pentecostal” do “Dicionário do Movimento Pentecostal”, como primeiros listados,
“os principais temas pentecostais são: a doutrina do Espírito Santo; o batismo
no Espírito Santo, o falar noutras línguas” e os dons do Espírito Santo (4).
Estas são as palavras mais comunicadas no vocabulário dos pentecostais.
Os atuais pentecostais têm simbolismos e fachadas através
dos quais comunicam o que querem configurar como imaginário na mente do grande
público. Sua versão desta representação pode ser vista, por exemplo, nos
“símbolos temáticos” propostos pela Bíblia de Estudo Pentecostal, nesta ordem
de importância: O batismo no Espírito Santo, os dons espirituais, o fruto do
Espírito, a cura divina, a fé que remove montanhas, o evangelismo pessoal, a
salvação, a segunda vinda de Cristo, a vitória sobre Satanás e os demônios, o
poder que vence o mundo, o louvor ao Senhor e o andar em obediência e
santidade.
O teólogo Wander de Lara Proença (5) destaca que, veiculando
esta teoria proposta, existem as fachadas da ênfase na exibição de grandes
multidões (204-205), do carisma (199-288), da habilidade em “vender o peixe”
fazendo as pessoas crerem na sacralização daquilo que os carismáticos têm em
mãos e querem supervalorizar, aproveitando-se da tendência que o humano tem de
crer em qualquer coisa (206-207), do uso da magia, do aproveitar-se da
ignorância brasileira (363), da ilusão criada na mente do público-alvo por um
céu aqui-agora (373), alimentando o imediatismo consumista do pós-moderno
(324-362) e da habilidade de conseguir combinar o liminar com o institucional,
o folclórico com o clerical e o herético com o canônico (255).
O meu conselho é que você prefira as doutrinas bíblicas.
Para ajudar-lhe, sugiro que leia aqui na Sala a postagem Minhas
Crenças Fundamentais . E tudo o que ler, verifique na Bíblia, pra ver se é
assim mesmo.
Que Jesus lhe abençoe
ricamente,
Pr. Valdeci Jr.
(1) HORTON, Stanley M., editor, Teologia Sistemática: Uma
Perspectiva Pentecostal, CPAD, 11ª edição, 2008.
(2) DUFFIELD JR, Guy P. Fundamentos da teologia pentecostal.
Tradução de Neyd Siqueira. 1. ed. São Paulo - SP: Quadrangular, 1991. Volume 2;
DUFFIELD JR, Guy P. Fundamentos da teologia pentecostal. Tradução de Neyd
Siqueira. 1. ed. São Paulo - SP: Quadrangular, 1991. v. 1.
(3) MACEDO, Bispo. Doutrinas da Igreja Universal do Reino de
Deus. Rio de Janeiro: Uiniversal, 1998. volume 1; MACEDO, Bispo. Doutrinas da
Igreja Universal do Reino de Deus. Rio de Janeiro: Uiniversal, 1999.. volume 2;
MACEDO, Bispo. Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus. Rio de Janeiro:
Uiniversal, 2002a. 104 p., il. Volume 3.
(4) ARAUJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal.
Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
(5) PROENÇA, Wander de Lara.
Sindicato de mágicos: uma história cultural da Igreja Universal do Reino
de Deus (1977-2007). São Paulo: Editora Unesp, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com