segunda-feira, 13 de junho de 2011

Rápido Despojo, Presa Segura



Qual o significado do nome do filho de Isaías, em Isaías 8:1 e 3?









Disse-me também o SENHOR: Toma uma ardósia grande e escreve nela de maneira inteligível: Rápido-Despojo-Presa-Segura. Tomei para isto comigo testemunhas fidedignas, a Urias, sacerdote, e a Zacarias, filho de Jeberequias. Fui ter com a profetisa; ela concebeu e deu à luz um filho. Então, me disse o SENHOR: Põe-lhe o nome de Rápido-Despojo-Presa-Segura.
Isaías 8:1-3.

O que há em um nome? (Isa. 8:1-10). Você pode se imaginar jogando bola com o segundo filho de Isaías? Quando você acabasse de dizer: "Maher-shalal-hash-baz, passe a bola!" já seria tarde. Mas muito mais longo do que o nome é o seu significado: "Rápido-Despojo-Presa-Segura" ou "Apresse o Espólio, Acelere o Saque".
A mensagem do nome tem a ver claramente com uma conquista rápida. Para entender, observe quem conquista quem, no capítulo 8 verso 4.
Isaías 8:1-10 reforça a mensagem do capítulo 7. Antes que uma criança alcançasse certa fase, os espólios de guerra das capitais da Síria e de Israel do Norte seriam levados pela Assíria. Além disso, tendo em vista que Judá havia recusado a mensagem divina de certeza, representada pelas águas mansas do ribeiro de Siloé, em Jerusalém, o reino seria subjugado pelo poder da Assíria, representada pela inundação do grande rio Eufrates.
Pelo motivo de Acaz ter-se voltado para a Assíria, os nomes dos filhos de Isaías se referiam a Judá, como também a Israel do Norte: "Apresse o Espólio, Acelere o Saque", mas "um remanescente voltará". Por que ainda havia esperança? Porque embora a Assíria enchesse a terra do Emanuel (Isa. 8:8), eles ainda tinham a promessa de que "Deus é conosco" (v. 10).
Realmente, o que vemos é um tema que permeia todo o livro de Isaías. Embora devesse haver juízos contra os inimigos de Deus em Judá e nas outras nações, derramados na forma de desastres militares, sofrimento e exílio, o Senhor estaria com os sobreviventes fiéis do Seu povo e os haveria de restaurar à sua terra. 
Isaías diz que registrou legalmente o nome da criança e teve relações matrimoniais com sua esposa ("a profetisa") Isa. 8:1-3. O tempo envolvido nesse filho era a essência do seu significado como sinal. Tal como o sinal de Emanuel, desde o tempo em que o menino foi concebido e nasceu, antes que ele chamasse por seu pai ou sua mãe (v. 4), a Assíria derrotaria Síria e Israel.
O que há em um nome? Mesmo depois que Israel foi invadido pelas tropas assírias, em Sua misericórdia ainda Deus continuou dando oportunidade a Seu povo. A Isaías foi-lhe dito que seu filho deveria se chamar Maher-shalal-hash-baz, "Rápido despojo-Presa segura". Este nome incomum deveria ser para o povo uma advertência de que o desastre se aproximava com a invasão assíria. Se o povo já estava tremendo de medo diante dos dois "tições tirados do fogo" o que não ocorreria diante da Assíria, que viria como uma enchente que alagaria a terra?
Enquanto Israel e Judá seguissem o caminho da falta de confiança em Deus, Isaías continuaria confiando no Senhor e se, movido pelo exemplo de Isaías o povo se voltasse para Deus, nada haveria que temer. Deus, em Sua misericórdia, daria nova oportunidade a Seu povo.
A destruição que veio ao reino do norte foi enviada por Deus. A Assíria seria apenas um instrumento nas mãos de Deus para executar Seu propósito.
Devemos aqui entender a verdadeira filosofia da História. A história das nações que, uma após outra, têm ocupado seus destinados tempos e lugares, testemunhando inconscientemente da verdade da qual elas próprias desconheciam o sentido, fala a nós. A cada nação, a cada indivíduo de hoje, tem Deus designado um lugar no Seu grande plano. Homens e nações estão sendo hoje medidos pelo prumo que se acha na mão dAquele que não comete erro. Todos estão pela sua própria escolha decidindo o seu destino, e Deus está governando acima de tudo para o cumprimento de Seu propósito.

Que Deus o abençoe,

Twitter: @Valdeci_Junior

Fontes: http://casanet.cpb.com.br/servicos/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2004/li422004.html; EGW, Educação, 178; http://www.ellenwhitebooks.com/; Lição de Escola Sabatina, 2º Trimestre 2004.


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Que parte das Escrituras Sagradas o judeus aceitam?

3 comentários:

  1. Rápido-Despojo-Presa-Segura também significa, que resta um povo remanescente, ainda, em nossos dias, que óbvio, precisa se unir ao rebanho d. Sr. Todos que pela promessa são de Israel. Até Davi se considerava desta família pela aliança de Deus com Abraão. Porque um dia, não tão longe assim, haverá Um só Pr. e um só Povo. O Santo de Israel, Jesus Cristo nosso Sr. Ele que apascentará o povo de Deus, na excelência do seu Nome, pois agora, Ele permanecerá Sempre e eternamente com os seus. Seria isso.-r

    ResponderExcluir
  2. Tema bastante interessante. Aqui para nós, o significado dos nomes sao bem estranhos.rsrs

    ResponderExcluir
  3. E não é?? rssss muito estranho pra nós,mas à epoca tinha todo o seu significado e importância, interessante.

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com