quinta-feira, 17 de março de 2011

Tatuagem na Coxa de Jesus

A inscrição na coxa do cavaleiro de Apocalipse 19:16 quer dizer que Cristo usa tatuagem?



Realmente é importante que discutamos esse assunto, pois os assuntos “tatuagem” e “santidade” parecem não combinar, pelo menos no atual contexto cristão em que nossa sociedade vive. A partir da referida passagem bíblica: “Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”, surge a indagação: “isso seria uma referência a uma possível tatuagem?


A resposta é: “não”! Afinal:


a) No contexto em que João escreveu, não existia o conceito de tatuagens que conhecemos hoje. Qualquer pessoa que representasse a religião, no meio hebreu, deveria ter, em sua apresentação pessoal, um corpo sem defeitos, manchas ou máculas.


b) O Apocalipse é um livro simbólico, e nem tudo, principalmente nessa passagem, pode ser tomado como literal em seu entendimento. Veja os versos anteriores: olhos de fogo e espada saindo da boca. Qualquer pessoa entende que essas expressões são figuras de linguagem e têm a finalidade de significar algo mais amplo.


c) O texto hebraico não indica que, necessariamente, no tecido epitelial da coxa do cavaleiro havia uma estampa em relevo, textura ou tintura. A expressão pode estar se referindo à “coxa da roupa”, ou seja, como é apresentado pelo Comentário Bíblico SDABC: “o nome se viu escrito na parte da sua capa que cobria a coxa.” O teólogo Swete concorda com essa ideia. Ele diz: “...terceiro nome de Cristo está ‘exposto na sua veste, onde cai sobre a coxa’”. Charles elucida da seguinte maneira: ‘O Vidente vê na visão o guerreiro divino e os seus cavaleiros celestiais - não hesitando, mas precipitando-se para baixo desde os céus e para a frente contra os exércitos cerrados da besta, do falso profeta e dos reis da terra, e, como eles prosseguem, as suas vestes ondeiam após si, e assim na coxa do líder revela-se o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores’.” (Novo Comentário da Bíblia, 74).


Mas, acima de toda essa discussão, podemos concluir o mesmo que Barclay em O Novo Testamento Comentado: “De toda maneira, o que diz literalmente é que o título estava escrito de maneira que todos pudessem lê-lo, e, portanto a interpretação mais provável é que estivesse escrito, de algum modo, no bordo de sua túnica ou capa. O título o assinalava e destacava o maior de todos os senhores e de todos os governantes, o único verdadeiramente divino, o Rei do Universo.”


Um abraço,
Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Se: Deus é amor (1 Jo 4:8), e se o amor não arde em ciúmes (1Cor 14:4), então, como explicar o trecho bíblico: ‘porque eu, teu Deus, sou um Deus ciumento (Êxodo 20:4)’?

33 comentários:

  1. Ok;
    Como vc mesmo assinalou, "Qualquer pessoa que representasse a religião, no meio hebreu, deveria ter, em sua apresentação pessoal, um corpo sem defeitos, manchas ou máculas." A religião, no meio hebreu, é o judaismo. Como não professo ou represento a fé judaica, esse é um preceito que não se aplica a mim ou a outros que professam o cristianismo, católico ou protestante. Ainda: como a religião é um conjunto de ritos e interpretações, "corpo puro e sem mácula e sem manchas", necessariamente, diz respeito antes, ao corpo espiritual, ainda que se saiba que o corpo material é "templo do espírito santo". Portanto, não há obstruções ritualísticas no texto bíblico sobre tatoos. Considere-se, porém, a necessidade de se evitar os excesso, pois isso é bíblico. É sabido que a biblia revela que: "o que contamina o homem não é o que entra pela sua boca, mas o que sai da sua boca". Deus observa o que fazemos do nosso corpo material e nos cobra zelo por ele, mas está ainda mais atento ao que fazemos de nosso corpo espiritual. De nada adianta sermos "sepulcros caiados": bonitinhos por fora e apodrecidos por dentro. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia mais abiblia e ache onde o proprio senhor deixa isso claro não fareis marcas nenhuma no corpo. um abraco e boa leitura.

      Excluir
    2. A passagem que está na bíblia se refere a não fazer marcas no corpo homenageado mortos.

      Excluir
    3. Não faça a barba e não trabalhe no sábado. Está no mesmo capítulo e contexto. Boa leitura

      Excluir
    4. PESSOAL, SOBRE A CITAÇÃO ACIMA DO MAMIGO ANONIMO, O QUE ENTRA PELA BOCA NAO FAZ MAL E SIM O QUE SAI, ENTAO FAZ O SEGUINTE , COME VENENO!COME COCÔ!COME RATO!ENFIM VEJA SE NAO FAZ MAL AMIGO. ENTENDA O CONTEXTO DE TODO O TEXTO, JESUS ESTAVA SE REFERINDO A RITUAISCOMO O NAO LAVAR AS MAOS ANTES DA REFEIÇÃO, E ISSO NAO É LEI DE DEUS, MAS SIM QUESTAO DE HIGIENE, MAS NEM POR ISSO SEREMOS CULPADO DE ALGO OU PERDEREMOS A SALVAÇÃO. SOBRE O FATO DE SERMOS CRISTAOS E NAO JUDEUS, VOCE ESTA PRECISANDO ESTUDAR UM POUCO MAIS DAS SAGRADAS ESCRITURAS, POIS NA VERDADE SOMOS O ISRAEL ESPIRITUAL, ENTAO TEMOS TUDO A VE COM OS JUDEUS, CRISTO É O CENTRO DE TODA A BIBLIA, ELE É O DEUS DO ANTIGO TESTAMENTO, O DO NOVO E É ELE MESMO QUEM VIRA NOS BUSCAR, ALIAS ELE PROPRIO ESCREVEU OS MANDAMENTOS E TODA A LEI....

      Excluir
    5. 1 Tessalonicenses 5
      23Que o próprio Deus da paz vos santifique integralmente. Que todo o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
  2. o anonimo falou com sabedoria.

    Também concordo com a não referência bíblica sobre o assunto que coloca no individuo a capacidade e obrigação de julgar a situação e tomar a decisão mais acertada neste caso cuidando dos excessos dado o contexto cultural em que se está inserido.

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Uma bela tarde pra todos que inteligentemente, discorreram sobre um assunto muito importante, onde, requer muito cuidado nas afirmações. Eu, acredito no que traz levítico no seu capitulo 19:28 muito prazer, e uma boa tarde a todos. A Paz do Senhor JEsus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto em questão trata apenas da proibição referente aos hábitos dos baalitas de se auto flagelar enquanto clamavam ao seu deus... Vide O Reis 18:20 a 40 (atente para o verso 28).

      Excluir
  4. A unica pessoa que pode me falar o certo ou errado eh JESUS CRISTO! basta ter intimidade com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELE fala com vc através de Levítico 19:28,vai esperando o dia da confirmação,que será o dia da chamada, leia Mateus 7:13-23.
      Que DEUS te abençoe.

      Excluir
    2. Mais Então Tem que Ser Lido O Capítulo Todo De Levítico, pq Mtos Dos que "Condenam" a tatuagem usam o Levítico mais não seguem nada do que o Capítulo Diz

      Excluir
  5. Concordo com a Alexsandra.

    Só quem pode dizer o certo e o errado é Deus.
    Penso que se um Servo de Deus, que faça a vontade do Pai, seja obediente e aceite que o caminho é ESTREITO, enfim, SE este tiver interesse em fazer uma tatuagem deve orar a Deus e perguntar se é da vontade dEle. Não porque se trata de uma tatuagem, mas simplesmente porque deve ser assim em tudo quanto nós fizermos. Cada passo sem Jesus nos fará voltar muitos outros.
    Eu, particularmente, não acho legal.

    O capítulo 14 de Romanos nos revela algo muito importante: Se o que eu faço escandaliza o meu irmão, e o faz pecar, então não devo fazer.
    Na realidade nós devemos AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS E AMAR AO NOSSO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS. Esse é o princípio do Cristão. Em João, 13:34-35, Jesus nos da um novo mandamento, ele diz: "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.
    Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros."
    Temos que entender o que Jesus esta nos falando! Ele diz para amarmos uns aos outros como ELE nos amou. ELE desceu de sua glória, aceitou sofrer por nós, Ele escolheu assumir a posição de um servo, para limitar a Si mesmo aos recursos humanos, e provar que é possível ganhar o conhecimento da vontade de Deus Pai através dos processos da vida e sofrimentos. Ele sofreu, foi humilhado, e morreu numa cruz se sentindo abandonado, com o peso de TODOS os nossos pecados. Isso é muito forte, profundo e Tremendo. ISSO É AMOR.
    E ELE diz que devemos nos amar, e nesse amor, conhecerão que somos discípulos dEle.

    Sabendo disso, e "PRATICANDO", certamente não vou querer ver o meu irmão pecando por algo que eu tenha feito, por mais CORRETO que a mim pareça. * Ressaltando, isso não é apenas para Tatuagens, piercings, mas para tudo. Claro que colocando limite aos excessos. (Se o meu irmão acha que eu não devo depilar as minhas axilas, eu não vou deixar de depilá-las por isso, afinal, é uma questão higiênica. - Só um exemplo -).

    Enfim, este é um assunto polêmico, mas isso porque o homem ainda deseja fazer o que quer. O Cristão tem que entender que o caminho é estreito, que uma vida com Deus é uma vida de RENUNCIAS, onde o nosso querer e as nossas vontades MORREM para que a vontade de Deus seja feita. Tendo consciência e entendimento disso, com certeza Deus será glorificado. Se o Homem realmente tem intimidade com Deus, o Espírito Santo de Deus, que é quem nos convence do pecado, e nos ensina todas as coisas e nos faz lembrar a palavra de Deus, este irá revelar se é bom ou não que o homem faça tatuagem.

    No mais, o importante é perguntar a Deus. Clamar a ELE e saber o que ELE pensa, não o que eu penso ou qualquer outro irmão. O homem deve clamar a ELE até que Ele responda, afinal, somos servos do Senhor, e servos obedecem aos seus senhores. Temos que ser obedientes em tudo.

    Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus está voltando! O tempo está muito mais próximo do que imaginamos. Vamos ficar nos apegando à religião vã? Vamos ficar presos na Antiga Aliança quando Jesus mesmo derrubou o templo de tijolos e ergueu um novo com a sua ressureição?! A nova aliança é uma comunhão personalíssima com Deus, com o Espírito Santo de Jesus que mora no nosso coração, por escolha e confissão nossa e misericórdia Dele. O tabernáculo hoje somos nós. Se nos preocupássemos menos com o ego e com as coisas afetas ao príncipe desse mundo, temporário, nós entenderíamos. Se a cegueira que Satanás promove e faz a rica manutenção diária em nós fosse curada, por fé e humilhação perante o Pai Celestial, por oração e consagração diária, nos entenderíamos! O problema não é a tatuagem ou o piercing, o problema é 1. o preconceito em nós e 2. Se estamos idolatrando o ego e dando mais valor às coisas desse mundo dominado por Satanás em todos os campos, da mídia à religião vã. Grande questão: quando Jesus voltar vai nos encontrar com as vestes brancas? Coração limpo? Vai nos conhecer? Estaremos prontos para sermos arrebatados? Ou ficaremos para as trevas exteriores? Penso que muitos tatuados que se humilham perante o Senhor, se negam e carregam a sua cruz, seguindo a Cristo Jesus irão com Ele. E muitos de corpo incólume mas alma maculada ainda, ficarão para o tempo da tribulação. Poderia dizer eu, homem, que tudo é relativo, mas não é. Pra nossos olhos sim, mas pra Deus não. Pra Ele que sonda nossos corações tudo é absoluto! Só ele sabe! Por isso, vamos ocupar nosso tempo com nossa rela edificação, crescimento em vida, comendo da Palavra de Deus, lendo a Bíblia e assimilando as virtudes do espírito. Amor, misericórdia, perdão, não julgar, não condenar, bondade, fé, domínio próprio, etc. Modificar nossa alma é o principal. Mudar nossas prioridades colocando o Senhor em primeiríssimo lugar. Transformar nossa mente, vontade e emoções de modo que o Espírito Santo flua do nosso coração para aquelas, e passemos a expressar o Cristo. Só isso vai salvar. Só isso vai fazer permanecer o que é santo e erradicar o que é do diabo em nós. E não nos enganemos, temos as sete nações bem vivinhas em nós ainda! Oremos. Deus abençoe.

      Excluir
  6. Concordo em absoluto com a "Srtª"...
    Até porque no livro de Levíticos 19:28 refere-se ao tipo de ritual feito no momento de luto, de choro quando as pessoas MORREM, isto é, cortar o corpo e marcá-lo em homenagem a quem faleceu.
    Vale mesmo usar o "simancol" e analisar se o local, a igreja que frequenta se escandaliza com esse costume (Tatuagens, piercings e afins). Não é pecado fazê-los, mas ao escandalizar seus irmão então se torna pecado!

    Caso queira fazer... procure uma igreja que seja flexível a esta cultura...

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Se nosso corpo é templo de Deus então porque não enfeita-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se nosso corpo é templo de Deus porque não agradá-lo? Lembre-se: Deus não liga para o que está por fora, é tudo vaidade, ele sonda e conhece o interior. Ao invés de enfeita-lo com uma tatuagem, busque intimidade com Deus, nisso não há vaidade!

      Excluir
    2. : Info Tiago. meu Irmãozinho, a sua casa esta toda bagunçada cheio de teia de aranhas, toda empoerada tudo de qualquer maneira, vem uma visita na sua casa uma muito importante primera coisa o que você vai fazer, claro vc, não vai receber a visita com a sua casa da maneira que se encontra, você vai correr e limpa-la deixa tudo enorde para receber a tua visita, e assim e o teu corpo. Você disse se o nosso corpo é o templo do Senhor então porque não enfeita-lo, você Tiago e um menino bem inteligente, eu creio que vc tem um bom profundo conhecimento, então vc tem que ver uma coisa e saber o que Deus se agrada e o que não se agrada, então por isso ele te fez perfeito para você permanecer perfeito, ele t ama da maneira que vc se encontra, conheceris averdade, e a verdade vos libertara. Você e importante para Jesus, si vc abrir o seu coração para ele, ele fará a obra na sua vida. e os planos dele na sua vida e grande, abri-o seu coração para ele e deixe ele trabalha, garanto que est tipo de pensamento você não vai ter mas dai você vai olhar o teu corpo com outra visão, ok, que Deus o abençoa você e a sua família, amem, um abraço, fica na paz...

      Excluir
    3. José Benedito de Freitas desculpa a descordância minha mas, se DEUS que é o dono de tudo e aceita a mim ou a nós da forma que somos.....porque temos que tentar agradar uma simples visita?
      Antes que me entenda mal
      estou dizendo do corpo ta....tipo se DEUS aceita a mim do jeito que sou porque tenho que ta com o corpo bonito pra receber visitas.

      Excluir
  8. Nao vou sair me tatuando por isso ,mas, o texto diz nseu manto E na sua coxa abre uma aspas muito grande ,mas nao digo tbm que seja isso...

    ResponderExcluir
  9. não sairei fazendo tatoo por isso,mas, tbm não descarto totalmente o texto ele é bem expressivo , porem 95% dos livros apocalípticos são figurativos..

    ResponderExcluir
  10. Ser Cristão quer dizer ser semelhante a Cristo eu acredito que em tudo que formos fazer devemos perguntar Cristo faria isso , Cristo fez isso se resposta for não, não devemos fazer , simples assim, Cristo não fez e não faria uma tatuagem.

    ResponderExcluir
  11. Deus não é superficial, portanto se ele se preocupa mais com o que esta por dentro, não deve ficar subentendido que o que esta por fora deva ser desprezado, afinal Deus conhece o interior... mas os que perecem ... não... O ideal não é ser bonitinho por dentro e feio por fora... o padrão de Deus é a excelencia. Particularmente não vejo como uma tatoo poderia agradar ao Senhor, sem suscitar escandalo. Se somos um corpo deveriamos nos preocupar com aquilo que PENSAMOS, e fazemos... tudo me é licito mais nem tudo me convém...cuidado com as contra indicações... Jamais poderia julgar quem faz, mas particularmente não me traz paz...a marca que quero carregar e que desejo "tautar" nos outros é a de Jesus... essa nos torna bonitos por dentro e por fora!

    ResponderExcluir
  12. conhecereis verdade e a verdade vos libertará. quem tem ouvido ouça o que o Espirito diz a seu povo. santificai-vos e descubra qual é a boa,perfeita e agradável vontade de Deus para nossas vidas.
    CRISTO ABENÇOE A TODOS

    ResponderExcluir
  13. : Pai Celeste, sei que sou um pecador e que preciso de seu perdão. Creio que o seu filho, Jesus Cristo, morreu na cruz por mim e agora estou arrependido e dispostoa deixar a vida de pecado. Pela fé, convido o Senhor Jesus Cristo para entrar em meu coração e em minha vida como meu Salvador pessoal; e, pela sua graça, quero segui-lo e obedece-lo como Senhor da minha vida. amem..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otimo comentário. Amem! O que importa não é a tatuagem na coxa de Jesus e sim que Ele é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

      Não somos juizes, somos reus que Jesus salvou da condenação. Gloria a Deus pela salvação. #atatuagemnãoimporta. Vamos pregar ao perdido!

      Excluir
  14. Quantas reflexões a respeito deste tema tão polêmico.
    É óbvio que Jesus não estava tatuado,mas ao discutirmos o óbvio e condenamos a tatuagem podemos está fechando as portas para uma multidão de tatuados que não se vêem aceitos em nossas igrejas.
    Venha como você está, estamos te esperando para que Deus possa fazer tudo novo em sua vida.

    ResponderExcluir
  15. QUEM ACHAR QUE TINHA UMA TATUAGEM NA COXA DE JESUS E ACHAR QUE É CERTO MANCHAR SEU CORPO, QUER UM CONCELHO FAÇAS QUANTAS QUISER POIS, POIS TODOS NÓS OS VIVOS E OS MORTOS VAI PRESTAR CONTAS DAS SUAS OBRAS E DE SUAS DECISÕES CERTAS E ERRADAS, E QUANDO DEUS JUGAR AI VC VAI VER SE O CRISTÃO PODE FAZER O QUE O MUNDO FAZ, AI VC VAI E FALAR PARA DEUS PORQUE É SENHOR ESTÁ MIM CONDENADO POR UMA TATUAGEM, E PERGUNTAR E PORQUÊ JESUS TEM? AI VC VAI VER SE SUA ATIVIDADE FOI CORRETA OU NÃO,

    ResponderExcluir
  16. preguiça desse povo que até hoje acha que se tiver uma tatuagem vai pro inferno...

    Antes de Jesus, você era salvo se seguisse a lei, mas depois de Jesus pra que tenho que ficar seguindo a lei judaica para ser salvo? Eu sou brasileiro e sigo a Jesus... peço perdão por meus muitos erros e corrijo meu caminho.

    Agora se você prefere seguir a lei para ser salvo, só lembra que no mesmo texto que fala que não vai fazer tatuagem, fala também que não pode cortar o cabelo (nem fazer o pezinho) e fazer barba e até essa roupa que você usa tem de ser de um único tipo de material... se for algodão 100% algodão, se for seda, 100% seda. se for misturado, você está em pecado.

    Segue Jesus e vê se não surta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmãos cheguei ontem na igreja aprendi que somos espelhos para o mundo
      Se eu fazer uma tatuagem em dúvida se é certo ou errado a minha consciência me afastara do senhor eu posso até cair na fé
      E outra se eu faço tatuagem eu estou fazendo a minha vontade é não de Deus
      A bíblia diz devemos andar com ele andou
      Jesus não fazia tatuagem não bebia
      Hj oq conta muito e testemunho irmaos /,

      Excluir
    2. E outra irmão jesus não se compreende não se intende e pra se adorar

      Excluir
  17. E outra o espírito e uma pessoa se vc se fere vc fere ele já não basta ser ferido na cruz por mim e vc

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com