Minha pergunta é: Jesus ou Yehôshua Hamashiah? É verdade que o nome Jesus Cristo é um nome de blasfêmia? Ou isso seria mais uma armada do anti-cristo?
Você está apenas discutindo diferenças de sotaques. Qual é o correto “Davi” ou “David”? Qual é o correto “João” ou “Juan”?
Em regras de redação e estilo, aprendemos que quando um nome próprio passa a ser histórico, ele pode ser traduzido. Esse termo “Yehôshua Hamashiah” é simplesmente uma forma meio hebraica, meio aramaica, de dizer que o Ieoshua é o Messias. Mas por mais que tentemos transliterar ao que é pronunciado em outra língua, nunca é possível transferir o termo com perfeição de um idioma para o outro. A menos que todo mundo fosse absolutamente imergido nos dois idiomas, mas daí não faria sentido transliterar ou traduzir. Logo, Yeoshua, Ieochua, ou qualquer outra coisa, são apenas tentativas imperfeitas de querer expressar uma palavra em acento hebraico, mas usando as letras do nosso alfabeto, e nãos as letras hebraicas. Essa palavra em tentativa é absolutamente comum no idioma hebraico, tipo “Zé” em português. Pra você ter uma idéia, essa é a mesma palavra, no texto hebraico, para “Josué” e para “Jesus”.
Logo, Jesus (rêzus, como se fala em espanhol, disâs, como se fala em inglés), e Yoshua, é tudo a mesma coisa. Todo mundo sabe de quem estamos falando, e isso é que é o importante. Até porque, essa tentativa de falar igualzinho os judeus falariam o nome de Cristo é tonta, pelo fato de que há pronúncias que nunca conseguiremos falar igual aos que são fluentes na outra língua. Quando trabalhei no Chile, prometi uma boa soma de dinheiro para qualquer nativo que pronunciasse meu nome corretamente. Depois de semanas, voltei ao Brasil sem pagar ninguém, porque ninguém conseguir dizer algo diferente de “BA ‘el’ deci”. Se meu filho for aos Estados Unidos, qualquer um que pegar seu passaporte vai ler (para Daniel) Dêniel.
O importante, é comunicar bem e claramente. Portanto, falemos daquele que pode ser conhecido como o Salvador para a nossa sociedade, Jesus Cristo, o Senhor.
Um abraço,
Twitter: @Valdeci_Junior
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Sou evangélico a muito tempo, a cinco anos atrás tomei conhecimento através de uma entrevista na televisão sobre o nome do pai, do filho e do espirito santo. o irmão luis claudio afirma com provas em mãos que forão adulterados quando pasado do ebraico para o português ainda porque nomes proprios não se traduzem,(estou lendo e crendo pois as provas são sufientes para quem quer ler sobre o assunto e quer conhecer a verdade)para mim não está sendo facil depois de tanto tempo tomar cohecimento de um assunto tão importate pois de acordo com as escrituras a salvação querendo ou não depende do nome porque quando oramos em nomes errados, altomaticamente estamos pedindo a pessoua errada.
Por gentilesa mim emvie um resposta sobre o assunto.
muito grato em nome de yaohushua o messias.
[sic]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com