quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A Mulher Adúltera de João 8 é a mesma Maria Madalena? - Texto




Podemos identificar a mulher adúltera de João 8: 1-11 como sendo Maria Madalena?


Veja o vídeo deste conteúdo clicando aqui.


[1]A maioria dos manuscritos antigos do Evangelho de João não contém o texto de João 7:53 a 8:11, onde aparece o relato sobre "uma mulher surpreendida em adultério" (8:3). Mas existem evidências suficientes para crermos que esse relato descreve um incidente genuíno na vida de Jesus, que enfatiza a mesma graça salvadora manifesta no diálogo com a mulher samaritana (João 4:1-42), na parábola do filho pródigo (Luc. 15:11-32) e na história de Maria Madalena (João 12:1-8). Profetas posteriores consideram o relato de João 8: 1-11 uma experiência real[2].

A tentativa de identificar a mulher surpreendida em adultério como sendo a "Suzana" mencionada em Lucas 8:3 não passa de mera conjectura, pois nem o relato bíblico e nem os comentários que mais se prezam mencionam o nome dessa mulher.

Estudiosos entendem que a mulher era casada e que fora induzida "ao pecado" pelos seus próprios acusadores com a intenção de "armar uma cilada para Jesus"[3].

Diz uma comentarista bíblica que o encontro daquela mulher com o Salvador marcou "o início de uma nova vida, vida de pureza e paz, devotada ao serviço de Deus", transformando-a em um dos "mais firmes seguidores" de Jesus e "um dos mais resolutos amigos de Jesus" que esteve com Ele mesmo "ao pé da cruz" por ocasião da crucifixão[4].

Já Maria Madalena é identificada nos Evangelhos como a pessoa de quem Jesus expulsou "sete demônios" (Mar. 16:9; Luc. 8:2), e que presenciou a crucifixão e o sepultamento de Cristo (Mal. 27:56, 61; João 19:25). Foi a ela que Cristo apareceu primeiro depois de ressuscitado, tornando-se a primeira porta-voz da ressurreição (Mal. 28: 1-10; Mar. 16:1-11; Luc. 24:1-11; João 20:1-18). Comentaristas bíblicos questionam, porém, se a unção de Jesus mencionada em Lucas 7:36-50 seria a mesma registrada em João 12:1-8 (ver também Mal. 26:6-13; Mar. 14:3-9), realizada por Maria Madalena.

Todavia, em harmonia com uma antiga tradição cristã, confirmamos que foi realmente Maria Madalena que ungiu com perfume a Jesus no banquete na casa de Simão. Maria Madalena era a irmã de Marta e Lázaro, e ela foi induzida "ao pecado" pelo próprio Simão. Além disso, ela "foi a última a deixar o sepulcro do Salvador, e a primeira a ser por Ele saudada na manhã da ressurreição".

A tentativa de identificar Maria Madalena como sendo a mulher surpreendida em adultério (João 8: 1-11) é, tanto passível de contestação quanto passível de aceitação. De contestação porque, em primeiro lugar, como já mencionado, a Bíblia jamais chama esta mulher de Maria Madalena. Os comentários sobre o Evangelho de João consultados na pesquisa para este artigo não fazem tal associação. A existência de uma tradição cristã antiga que corroborasse essa associação parece descartada por Carmen Bernabé Ubieta em sua obra María Magdalena: Tradiciones en el Cristianismo Primitivo (EstelIa, Espanha: Verbo Divino, 1994), onde nem ao menos aparece qualquer alusão ao texto de João 8: 1-11.

Por outro lado, de aceitação, pois John Fisher, um dos oponentes de Lutero, publicou em 1508 uma exposição homilética na qual ele identificava Maria Madalena como sendo a mulher surpreendida em adultério[5]. Mais recentemente, Morris Venden popularizou essa interpretação através do seu livro, no capítulo 2[6]. Mas a abordagem de Venden é igualmente homilética (somente de aplicação para a vida pessoal; somente tirando lições, com numa parábola), sem quaisquer tentativas de comprovação para suas idéias.

Poderíamos também buscar endosso para a referida associação onde vemos a mulher surpreendida em adultério como uma das mais dedicadas seguidoras de Cristo e como uma das mulheres que permaneceu ao pé da cruz por ocasião da crucifixão. Mas não podemos nos esquecer que Maria Madalena não foi a única mulher com essas características (ver Luc. 23:44-56).

Seja como for, qualquer tentativa de identificação entre a mulher surpreendida em adultério com Maria Madalena não passa de mera inferência não sugerida explicitamente pelo texto bíblico. Portanto, essa teoria deveria ser considerada uma opinião pessoal de quem a advoga, sem o apoio dos comentaristas bíblicos.

Um abraço do seu amigo e irmão em Cristo,
Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Qual o significado da palavra desejo em Gênesis 3:16

[1]Adaptado de Alberto Timm, CPB, RA, Fevereiro de 2004.
[2]Review and Herald - de 25 de novembro de 1902 e 6 de setembro de 1906; Signs of the Times - 23 de outubro de 1879.
[3]Review and Herald, 25 de novembro de 1902.
[4]Signs of the Times, 23 de outubro de 1879.
[5]Jaroslav Pelican, The Christian Tradition, voI. 4, pág. 131.
[6]Morris Venden, “Como Jesus Tratava as Pessoas” (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1989).

16 comentários:

  1. Se essa mulher fosse Maria Madalena não seria conhecida como mulher adúltera, pois para isso ela precisaria ser casada e não há um texto sequer que diga que a Madalena fosse casada... Por outro lado esse texto deixa uma outra brecha porque ninguém adultera sozinho e cadê a outra parte envolvida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o Ronaldo Russo.
      E mais.
      Se Maria Madalena fosse casada seria chamada de Maria de fulado e não da região de origem. (Maria de Cleófas, por exemplo). Ela, portanto, era solteira.

      Quanto a pecadora pública tratava-se de Maria irmã de Marta e de Lázaro. João 12:1-8

      Quanto a adúltera citada em João 8:1-11, ela era casada e o nome do marido foi preservado. Depois de advertida ela foi embora em obediência a Jesus: "Vai, e de agora em diante não peques mais".

      Excluir
    2. "Seja como for, qualquer tentativa de identificação entre a mulher surpreendida em adultério com Maria Madalena."

      Excluir
  2. sugiro que leem esse texto............ se não me falhe a memoria ele traz um identificação dessas personagens. Ainda sobre a mulher adultera comenta que por se tratar de uma cilada para pegar a Jesus ela era uma cumprisse na trama e portanto não era adultera de fato...... pois se assim o fosse tinham matado ela antes... fica a hipótese de ser participante da trama.... a bem da verdade.. fica a pergunta do nosso amigo ; onde está a outra parte? http://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/viewFile/1224/1625

    ResponderExcluir
  3. Acima de tudo, o mais importante não é o que não está escrito na Bíblia e sim o que está escrito nela. Maria Madalena não é a irmã de Marta e Lázaro, isso é mentira, a Bíblia não diz isso. Maria Madalena era de outra região, Maria Madalena é assim chamada por ser de Magdala, aldeia de pescadores que ficava na costa oeste do mar da Galiléia, próxima a cidade de Tiberíades. Maria, irmã de Marta e Lázaro, assim como seus irmãos era de Betânia, outra região totalmente diferente.

    ResponderExcluir
  4. E outra, com certeza Maria Madalena não era a mulher adúltera do evangelho de João. Mas o que importa é não gastar tempo discutindo essas teorias e sim pregar o evangelho.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de a bíblia não relatar a origem da mulher citada nesta referencia, seria bom se tivéssemos argumentos maiores para esclarecer aos leigos de quem é a pessoa que trata nesse episódio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz em Cristo Jesus!
      Amei o comentário de cada um de vocês mais tenho minhas opiniões e dúvidas!
      O meu nome é Marcis eu sou líder de um ministério, enfim .
      Olha que interessante bíblia no evangelho de João 11:2 fala que é a mesma pessoa que ungiu com balsamo o Senhor na casa do Simão o Leproso uma parte esclarecida, no evangelho de Lucas 8:2 fala da Maria, Chamada Madalena da qual sairam sete demônios e fala em Lucas 8:3 que prestavam assistência com os seus bens, e a mesma esteve no pé da cruz no evangelho Mateus 27:56, Marcos 15:40, João 19:25 e está mesma mulher Maria Madalena esteve assentada junto ao sepulcro quando o corpo de Jesus foi sepultado que está no Evangelho Mateus 27:61 e foi a mesma Maria Madalena na manhã do primeiro dia ungir o corpo de Jesus no Evangelho de João 20:1 e está Maria Madalena foi a primeira a ver Jesus ressuscitado no Evangelho de Marcos16:9 e João20: 11ao17 e foi a mesma Maria Madalena que avisou os discípulos do Senhor ....... e a mulher adúltera não tem nada a ver com Maria irmã de Lázaro e nem com a Maria Madalena, essa mulher adúltera ela era uma isca para por Jesus em prova por isso que ela não tem nome e nem marido mais foi um exemplo muito importante para nós. Qual foi ? Na julgar seu próximo ela foi só uma parábola e não uma discussão de teologia ou homilética e exegese era apenas uma interpretação Espiritual! Obrigado que a paz esteja com todos vocês Pr Marcos

      Excluir
  6. Parabens Pr. Marcos obrigado por ter tirando minha duvida que Deus continue lhe dando sabedoria .

    ResponderExcluir
  7. Quando lemos o texto imediatamente pensamos que se trata de sexo, mas na realidade se trata de outro tipo de pecado, vejamos o texto da Torá no qual está escrito que tipo de transgressão ela cometeu:

    “Quando no meio de ti, em alguma das tuas cidades que te dá o Senhor, teu Deus, se achar algum homem ou mulher que proceda mal aos olhos do Senhor, teu Deus, transgredindo a sua aliança, que vá, e sirva a outros deuses, e os adore, ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei; e te seja denunciado, e o ouvires; então, indagarás bem; e eis que, sendo verdade e certo que se fez tal abominação em Israel, então, levarás o homem ou a mulher que fez este malefício às tuas portas e os apedrejarás, até que morram”.(Dt 17,2-5)

    Para compreendermos melhor este texto temos que saber que a Escritura, para falar do relacionamento entre Deus e Israel, usa a linguagem do casamento. Deus é o esposo e Israel é a esposa. No momento em que a comunidade é fiel, Israel é tratada como a virgem de Israel. Há circunstâncias em que ela é infiel e aí ela é chamada de prostituta, ou adultera; e há também circunstâncias em que ela faz o papel de viúva, como se o esposo estivesse morto, então Israel é apresentado na figura da viúva. Estes quatro aspectos: virgindade, prostituição, adultério e viuvez caracterizam na Escritura, e no Novo Testamento, o povo de Israel – Israel é a mulher fiel, ou infiel. Veja-se Ez. 16, Os. 1.

    Percebemos então que o pecado da mulheré o de infidelidade à aliança, não se trata de uma transgressão na área do sexo. Ela foi infiel não a um homem, mas a Deus. A Aliança, o casamento, como nas Bodas de Kaná, foi violada.

    Houve uma transgressão da Aliança de algum modo e neste caso, segundo a lei, ela deve ser apedrejada.

    Os escribas e fariseus tinham razão, a “Lei ordena apedrejar tais mulheres”. “Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo.” Este gesto de Jesus é muito significativo e aparece apenas uma vez na Escritura.

    “Quando Ele terminou de falar com Moisés no monte Sinai, entregou-lhe as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”(Ex 31,18).

    O gesto de Jesus, ‘Inclinando-se, ele escrevia sobre a terra’, evoca o Dom da Torá no Sinai (Sl. 18,10), e significa, neste contexto, que o autor do texto está fazendo Jesus estar de acordo com a injunção da Torá e a afirmação dos Fariseus. Vamos, então, apedrejar a mulher. Mas, há um problema: para fazermos isso é necessário que sejamos puros, sem pecado – lembremo-nos que a Mulher representa o povo, isto é, Fariseus e escribas que estão presentes na historinha – então, como nenhum dos presentes, exceto Jesus é puro, evidentemente, o autor faz com que todos se retirem de cena, exceto Jesus – por isso é que o gesto acima é novamente repetido, mas com novo sentido: agora sua função é falar de uma nova atitude, uma nova revelação (?), ou um aspecto ainda não percebido na revelação do Sinai – isto é, o perdão.

    ResponderExcluir
  8. Só um detalhe, a maioria dos manuscritos em Grego TEM SIM, a passagem de João 7:53 a 8:11, os únicos que não tem são os adulterados códices Sinaíticus e Vaticanus que não chegam a 1% dos manuscritos em grego do NT.

    ResponderExcluir
  9. Os discípulos estavam com Jesus na passagem da mulher adultera?

    ResponderExcluir
  10. MARIAS.Quase toda mulher se chamava Maria.Por isso,cada uma tinha um apelido.A mãe de Jesus era "Maria das Pombas",porque criava essas aves.Maria,de Magdala,era uma prostituta de luxo,ruiva e linda,que servia os "graúdos" de Roma.Quando encontra Jesus,ela se redime.Encontra o próprio caminho,o algo mais que faltava.

    ResponderExcluir
  11. Esse texto foi publicado em 2004 pelo PR Alberto Timm e seu nome não foi citado aqui.

    http://www.centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-e-respostas-biblicas/a-mulher-citada-em-joao-81-11-e-maria-madalena/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, com todo respeito, faltou você ler direito, pois 1) Esse texto não foi publicado conforme você disse; e 2) o nome de Alberto Timm está citado aqui sim.

      Excluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com