domingo, 30 de janeiro de 2011

Saindo do Casulo: Adolescente Questiona Sobre a Justiça de Deus

...Sobre religião, quando eu era um menino, eu aceitava tudo que eles me ensinavam, de boa. Mas não consigo mais acreditar em coisas só porque os outros dizem... Tenho dúvidas sobre os métodos de Deus querer se passar por justo... Se eu fosse onipotente e estivesse no lugar dEle, penso que faria diferente...

Amigo,

Em primeiro lugar, quero dizer que lhe admiro muito, só por este pouco contato aqui. Porque este contato demonstra duas coisas: 1)Você é uma pessoa que tem uma inteligência acima da média; 2)Você está interessado em Deus, caso contrário não estaria perguntando sobre Ele.
Isso é muito bom. E não se culpe tanto por questionar assim não, porque todo bom cristão mais cedo ou mais tarde, tem seu momento da dúvida, onde ele tem que encontrar suas próprias respostas. E você está na idade certa de que isso aconteça naturalmente na vida. Ontem você era uma criança, hoje você é um indivíduo. E essa individualidade precisa ter sua identidade em muitos assuntos da vida, inclusive a fé. Logo, não é mais suficiente para você, simplesmente, como uma criança, aceitar que é assim e assado porque os outros disseram que é, e pronto. Se nessa idade, você aceitasse as coisas assim eu ficaria preocupado, porque seria um indício de que não teria amadurecido.
Mas graças a Deus que você amadureceu e está na fase de ter suas próprias respostas. Quando tinha 18 anos (demorei um pouquinho mais que você, rsrsrs, mas também cheguei lá), eu também me deparei na mesma encruzilhada. Eu pensava assim: “o caramba, que vou ter essa crença só porque a recebi por herança!”. E daí eu botei em cheque e questionei toda a doutrina que minha igreja ensinava. Reestudei tudo, por mim mesmo. Ralei muito. Sempre na expectativa de que se encontrasse um erro não o aceitaria, e que se encontrasse um caminho melhor me redefinria. Foi muito bom, e me redefini pro resto da vida.
Mas é por isso que acho que a(s) resposta(s)  que você busca pode não ser motivada pelas razoes que você pensa. Seria muito fácil eu lhe dizer assim: “Cara, esse é o seu conceito de justiça, mas não o de Deus”.
Mas não é bem assim. Vejo que há muita coisa por trás, e somente dialogando sobre elas é que eu poderia ajudar-lhe melhor. Então, para isso, vou lhe fazer umas perguntinhas, posso?
Você disse sobre sua formação cristã. Mas como se deu essa educação? Quem lhe educou assim e como? O que foi feito? Desde que idade? Em que igreja? Usando quais métodos? Qual foi o seu envolvimento, ao longo de cada faixa etária da vida? Quantos livros já leu sobre esse assunto que você questiona? Quando? Quais? Qual foi o último que leu na íntegra? Terminou quando? Qual(is) está lendo agora?
Você falou sobre que já foi devidamente instruído nos caminhos do Senhor. Mas o que  é conhecer a Deus? Você faz a sua devoção diária? Na prática: Lê a Bíblia diariamente em leitura pessoal, como alimento espiritual, numa comunhão com Deus? Gasta um tempo especial diário de oração, sozinho com Deus, abrindo o coração a Ele, como a um amigo, contando tudo sobre sua vida pra Ele? Você louva a Deus todos os dias , cantando para Ele e sobre Ele? O que você faz diariamente para testemunhar (testemunho ativo, e não passivo) sobre Deus para alguém? Faz o culto familiar cotidiano? Freqüenta a igreja regularmente e trabalha para contribuir com o serviço efetivo de Deus, pelo menos uma vez por semana?
Essas perguntas têm a seguinte razão: se não estivermos sadios no relacionamento  com Deus, não estaremos preparado para compreendê-Lo, pois ele é um Ser. É como acontece num relacionamento humano. Não se conhece, de verdade, uma pessoa, sob um currículo, mas sob um teto.
Penso que conhecendo-lhe melhor, baseado nesses pontos em que lhe indaguei, terei o começo das condições em ajudar-lhe a começar a encontrar-se, em suas definições cristãs. Não se assuste, isso é normal. Qualquer coisa que você escrever não terá resposta certa ou errada. Quero apenas saber em que ponto estamos para definirmos para onde iremos.
Mas muito obrigado por participar desta Sala! Se você deseja fazer o curso bíblico avançado, “Princípios”, clique aí ao lado, e peça já o seu curso. É uma linda revista, com cem páginas ilustradas. Você pode também presentear a outras pessoas com esta revista.
A distribuição desta revista é gratuita.
Não pare de estudar nunca! Saia do casulo!


Um abraço, e, por enquanto, oro por ti.

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Em Lucas 10:8 Jesus liberou as carnes imundas para os discípulos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com