quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Deus é Fiel?

Podemos dizer que Deus é fiel? Não concordo de jeito nenhum com a frase “Deus é Fiel”, pois nós é que temos de ser fiéis a Ele. Fidelidade não significa subordinação? Para ser fiel não é preciso ser subordinado? Como pode o homem mortal dizer que Ele é Fiel? Esta frase não banaliza o conceito correto sobre Deus?

Olá amiga! É um prazer corresponder com você, sobre verdades acerca dAquele que é Eterno. Com certeza, Ele fica muito feliz em ver que você busca conhecer mais sobre suas Verdades e Pessoa.
Você questiona a palavras fiel e fidelidade usadas para Deus numa intenção de respeito para com Ele, de forma muito bonita. Será realmente errado dizer que Deus é fiel? Quem diz que Ele é fiel, os homens ou Ele mesmo?
O que significa a palavra fidelidade? A palavra fiel, em sua etiologia, vem do termo latino “fidelis”, que significa literalmente “ser digno de confiança”. Os melhores dicionários da Língua Portuguesa definem fidelidade como “demonstração de zelo”, “lealdade”, “constância nos compromissos assumidos”, etc. Estou usando um dicionário de 2922 páginas, muito completo. É o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, da Editora Objetiva. Ele usa um texto de quase trezentas palavras para definir a palavra fidelidade. Detalhe: neste texto não há a palavra subordinação ou qualquer derivado a partir de sua raiz.
Então eu pergunto: estes atributos acima não podem ser atribuídos a Deus? Não podemos dizer que Ele é digno de confiança? Que Ele é.zeloso, leal, constante nos compromissos que assume para conosco, etc.?
Entretanto, ver a Deus como um ser fiel é uma questão mais profunda do que um simples estudo morfológico. Este atributo divino é uma característica ditada pela própria Bíblia e, em alguns casos, a partir da própria narrativa de Deus. Não foi o homem quem inventou o termo que Deus é fiel. Deus mesmo se revela ao homem como fiel.
Veja abaixo algumas das passagens bíblicas que definem a Deus como um ser fiel.
Deuteronômio 7:9 Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;
Salmos 19:7 A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.
Salmos 33:4 Porque a palavra do SENHOR é reta, e todo o seu proceder é fiel.
Salmos 145:13 O teu reino é o de todos os séculos, e o teu domínio subsiste por todas as gerações. O SENHOR é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras.
Isaías 41:10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
Isaías 49:7 Assim diz o SENHOR, o Redentor e Santo de Israel, ao que é desprezado, ao aborrecido das nações, ao servo dos tiranos: Os reis o verão, e os príncipes se levantarão; e eles te adorarão por amor do SENHOR, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.
Isaías 61:8 Porque eu, o SENHOR, amo o juízo e odeio a iniqüidade do roubo; dar-lhes-ei fielmente a sua recompensa e com eles farei aliança eterna.
I Coríntios 10:13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
II Coríntios 1:18 Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não é sim e não.
I Coríntios 1:9 fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
I Tessalonicenses 5:24 fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
II Tessalonicenses 3:3 Todavia, o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do Maligno.
II Timóteo 2:13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo
Hebreus 2:17 Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo
Hebreus 11:11 Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa
I João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Apocalipse 1:5 e da parte de Jesus Cristo, a fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,
Apocalipse 3:14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Apocalipse 19:11 Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.
Estas passagens bíblias confirmam na pessoa de Deus características Suas que coadunam direta e plenamente com os sinônimos do verbete “fidelidade” estudado acima. Portanto, devemos tomar cuidado ao afirmar que a frase “Deus é fiel” não está correta, pois este não é um pensamento bíblico. Não concordar que Deus seja fiel é antibíblico porque contraria Sua própria revelação.
É muito válida a preocupação de que não devemos banalizar o conceito correto sobre a pessoa de Deus com frases e jargões. Concordo que esta frase tem sido muito explorada. Depois que uma determinada denominação em nosso país adotou-a como slogan, ela foi tão usada que alguns até exageraram em tal uso. Pode até ser que tenha virado fonte de lucro. Mas neste contexto o problema não está na frase “Deus é fiel” e sim no uso que fazem da mesma. O nome Jesus também é, ao mesmo tempo que verdadeiro, também banalizado por alguns inconscientes.
Nós devemos sim ser fiéis a Ele, seguindo Seu exemplo de ser Fiel a nós!
Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade. Salmo 100:5.
Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10.

Seu irmão em Cristo,

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Como a Bíblia responde aos cientistas, quanto à afirmação de que o Universo exista há milhões de anos?

Um comentário:

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com