segunda-feira, 4 de julho de 2011

Masturbação em Mateus 5:30?

Já pesquisei muito sobre um questionamento que tenho, mas ainda não encontrei um comentário bíblico que me responda. A pergunta é: "Se o assunto do texto de Mateus 5:28 até Mateus 5:32 é adultério, o que este verso da "mão", o verso 30, está fazendo aí?". Sabe pastor, é que pra mim, este verso faz parte do assunto, da moral, da cobiça sexual e do pecado sexual que o indivíduo pratica solitariamente. Portanto, o que consigo ver neste verso, é uma alusão clara à masturbação. Parece-me que as regras hermenêuticas que aprendi, mais apóiam do que desapontariam esta interpretação. Mas eu nunca encontrei ninguém interpretando este verso assim. Daí eu fico me questionando, se estou fazendo uma "eixegese". O que o senhor acha? Se você já leu algum comentário ou trabalho sobre isto, e puder indicar-me, ficarei grato.


Achei o seu questionamento muito interessante. Nunca tinha visto dessa forma, mas faz muito sentido, levando em conta o contexto. Também não conheço nenhum comentarista bíblico que interprete a mão no sentido de masturbação. Essa interpretação, creio, só poderia ser feita num contexto homilético e com muito equilíbrio. Mas para refletir sobre Mateus 5:30, analisemos alguns pontos.

- O pecado nasce na imaginação e os olhos são a porta de entrada para imagens (cenas, pessoas, etc) nas quais a mente poderá se deter (imaginar). Isso é verdade especialmente para os pecados sexuais, que é o tema imediato da passagem.

- As mãos simbolizam a prática dos atos humanos (puros ou pecaminosos). Lembra do sinal na testa e na mão (Apoc.)? Aponta para o assentimento mental (intelectual) e para as obras.

- “Olho direito” – expressão que aponta para o melhor olho (figurativamente)

- “Mão direita” – expressão que aponta para a melhor mão.

- Vemos nessa combinação (olho e mão) a nascente e a consecução do pecado, ou seja, nasce e se desenvolve na imaginação (desencadeada pelos olhos) e desemboca inevitavelmente nos atos (representados pela mão).

- Arrancar o olho direito e cortar a mão direita – expressões usadas por Jesus para convencer Seus ouvintes de que o pecado, quer ainda esteja na mente ou já sendo praticado, deve ser radicalmente eliminado. A mutilação dessas partes tão importantes do corpo é o recurso retórico que Jesus encontrou para mostrar que, mesmo que seja com muito sofrimento, precisamos nos isolar do pecado. Considerando as demandas da natureza humana carnal, eliminar o pecado pode ser tão doloroso quanto arrancar um olho ou cortar a mão. Mas é a única alternativa para quem almeja alcançar o caráter dos que herdarão o Reino, esboçado nos versos anteriores (principalmente nas bem-aventuranças).

Veja bem, se pensarmos que Jesus está se referindo ao que faz um homem pecar, quebrar os votos matrimoniais, o adultério, infidelidade - e olha que ele está aqui falando somente do gênero masculino como parte ativa do adultério, ao contrário do que em muitos textos e na maioria das culturas a culpada é mulher, por seduzir o homem. O homem passa a ser somente uma massa carregada de hormônios e libido, e que também na imaginação de alguns, ele não tem, não pode, e não quer ter controle sobre si mesmo.

Se analisarmos que Jesus está, então, falando sobre o que leva um homem a cometer adultério, e até detalhando os passos: olhos (visual, o homem é altamente sensível ao atrativo visual), mão (tato, o homem é quem toma a ação - seja a masturbação ou mesmo o ato de procurar a mulher\parceiro(a) - não podemos excluir o homossexualismo - Jesus está listando detalhadamente aquilo que é considerado adultério. E finaliza este assunto com o divórcio, que também é mencionado, como uma forma de adultério se acontecer de forma diferente daquilo que foi estabelecido por ele.

Agora, dentro da teologia sistemática, ao interpretar esse termo “mão” como uma referência à masturbação, devemos admitir que a opção é pela exegese, ou seja, seguindo o método Léxico- Sintático. Nesse caso devemos procurar, utilizando o léxico todas as possibilidades do significado dessa palavra, no texto original. Em grego o termo é “qeira” de “qeiros” que no lexico tem o significado de “mão”(parte anatômica), e em raras ocasiões pode ter a conotação de “atividade” ou “ajuda”; equivalente a expressão em português: “dar uma mãozinha”. Ao dar outro significado, estaria se optando por uma eisegese, ou seja, permitir que o vocábulo em questão seja interpretado segundo o significado pessoal que o leitor deseja dar. Esse significado pode ser muito variado, segundo o número de leitores que infere com um significado diferente.

Parece que o melhor método para interpretar esse texto seja a Análise Teológica, ou seja o estudo baseado no tema focal do texto. Para isso é necessário limitar a relação com os outros versos, anteriores e posteriores e, definir a perícope do texto. A perícope pode ser Imediata e Mediata. A perícope Imediata parece estar entre os versos 27 ao 30 de Mt. 5, e a perícope Mediata, dos versos 17 ao 48 do mesmo capítulo.

O tema da primeira perícope ou seja Imediata, é sem dúvida o “adultério” e não as diferentes formas de sexualidade e suas aberrações. Na forma literária se adverte uma expressão metafórica e outra enfática. Na foma metafórica, a expressão “se teu olho direito”; se refere mais à cobiça, a concupiscência, a lascivia, do que ao próprio olho; pois ninguém “olha” uma mulher só com o olho direito. Na forma enfática, essa mesma expressão seguida pela sentença “arranca-o”, faz referência a evitar com todas as forças o “desejo” carnal pecaminoso, pois o objetivo supremo é a salvação.

O tema da segunda perícope, ou seja Mediata, é o cumprimento da Lei. No v. 17 Cristo afirma que Ele mesmo veio a cumprir a Lei, no v. 18, nova afirmação sobre a permanência da Lei, sem alterações de um til sequer, ate que passem os céus. Posteriormente há referências claras aos mandamentos da Lei como no v. 21, “não matarás” no v. 27, “não cometerás adultério”; no v. 33, “não perjurarás”; no vv. 43 e 44, “amarás o teu próximo” e “amai vossos inimigos”.

Mas sua interpretação não me parece de todo errada. Ainda que não haja uma menção direta à masturbação, pode-se ver aí, uma alusão indireta, embora o assunto seja, de fato, mais profundo do que o comportamento de masturbar-se. O que acho que Jesus estava dizendo era que o pecado acontece primeiro na mente. A mente é a fonte do pecado. os fariseus tinham uma visão comportamental do pecado. Eram legalistas. Só viam o pecado como ação, não como pensamento. Então Jesus "pegou pesado" com eles. Pra mim, o olho é pior que a mão. É o olho que representa a mente, o modo de ver, o modo de pensar. Jesus estava batendo forte contra o comportamentalismo deles. Além disso, pode-se masturbar e chegar ao orgasmo, sem pensar bobagem, só em busca de um prazer, de uma gratificação pessoal. O texto diz "mão direita", como ficaria o pecado dos canhotos? Pra mim, "olho" aí, significa modo de ver, de pensar e "mão", modo de agir. Se vc continuar lendo, verá que no verso 31 Jesus retorna ao assunto do verso 27, que é o adultério. Um adultério é o quê? É deixar a esposa e trocá-la por uma amante, prostituta, ou um "caso passageiro". No tempo de Jesus, repudiava-se a mulher por razões muito frágeis, que pareciam "legítimas" na aparência, mas na essência o repúdio era causado pelo adultério, pelo desejo acariciado de possuir outra mulher. Jesus advertiu-os de que a mão faz o que os olhos, a mente alimenta. Jesus poderia pegar os pés e dizer: "Se teu pé te faz tropeçar, corta-o." Porque são os pés que levam o homem para caminhos de morte. São eles que conduzem para o pecado. Não vejo necessidade e nem problema de se ver aí o problema da masturbação, mesmo porque dá pra masturbar-se sem usar as mãos. Basta esfregar-se num travesseiro ou almofada, por exemplo.

Você levantou uma questão que pode ter razão, mas não temos todas as condições de afirmar positivamente. Jesus não acrescentou nada no contexto que se referisse à masturbação, a não ser a referência ao adultério. Portanto, faça uso dessa interpretação, mas com muito cuidado, para não levantar esse assunto diante de um auditório ou pessoas não preparados, ou em momentos inadequados.

Que Deus o abençoe, e lhe dê sabedoria,

Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
A Bíblia apresenta uma moral sexual diferenciada. Mas e na prática dos que seguem a Bíblia, como tem sido? Em que aspecto a sexualidade dos crentes evangélicos e protestantes tem realmente estado diferenciada da sexualidade das demais pessoas?

3 comentários:

  1. Interessante a colocação. É um tipo de assunto que ainda causa dúvida na cabeça principalmente dos jovens solteiros, exatamente pelo fato da Bíblia não falar explicitamente. Talvez por não haver naquela época um termo referente à masturbação, ou por ser tabu.

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  2. mateus 5:28 se refere ao casado ou ao solteiro ?, ja que quem adultera( infidelidade conjugal) é só o casado, o solteiro comete fornicação, sendo assim não se pode aplicar esse texto Mat. 5:;28 aos solteiros já que quem adultéra é só o casado?.

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  3. Verdade eu acho quer esses esclarecimento no meu ver e verdadeiro porque tudo comeca na mente se voce nao consegui controla sua mente e onde o santanas mas entra .voce nao ppdera entra no reino do ceu

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