quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Letra Mata? Como?





Gostaria de entender II Coríntios 3:6. O que significa a frase “a letra mata”?






O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. II Coríntios 3:6.

Para entender este versículo é preciso contextualizar-se com todo do trecho que trata de um determinado assunto. Em II Coríntios 3:4-11 , Paulo compara o ministério do novo concerto, que ele e seus coobreiros exercem, com o ministério do antigo concerto. O quadro abaixo ilustra este contraste. Para compreender melhor, complete os espaços vazios, estudando os seguintes versos, em sua Bíblia:


Ministério do Antigo Concerto
Ministério do Novo Concerto
Da letra que mata (verso 6)


Ministério do Espírito (verso 8)
Ministério que traz condenação (verso 9)
Ministério que produz jusfiça (verso 9)
Tinha a glória que se perdeu (verso 7 e 9-11)


Permanece, é durável (verso 11).


Aparentemente, Paulo estava se referindo a algumas pessoas cujo ministério do antigo concerto contrastava com sua abordagem do novo concerto. Mais tarde, Paulo vai referir-se a esses oponentes como falsos apóstolos que são, na realidade, sócios de Satanás ( II Cor 11:5, 13-15 ). Eles se jactavam de suas credenciais judaicas ( 11:22 ) e comparavam as cartas de recomendação que possuíam (talvez, da igreja de Jerusalém) com a falta de tais credenciais de Paulo ( 3:1-3 ).
Devemos ter em mente que, quando Paulo se refere ao antigo concerto, está considerando sua aplicação equivocada pela nação judaica e pelos judaizantes de seus dias. Nada há de errado com a letra da lei, pois foi o próprio Deus que a escreveu em tábuas de pedra. Elas não deviam permanecer somente na pedra, mas também deviam ser escritas no coração humano. De outra forma, haveriam de tornar-se um conjunto de regras e de regulamentos destinados a obter uma obediência externa.
Deus desejava que o ministério da letra da lei e seu espírito andassem juntos. Ele não pretendia que um excluísse o outro. A lei contém o registro de Sua vontade revelada, que deve ser observada na vida dos cristãos pelo poder do Espírito Santo. Assim, o que está registrado em Jeremias se toma uma viva realidade: "Na mente, lhes imprimirei as Minhas leis, também no coração lhas inscreverei ..." ( 31:33 ). Mesmo os ensinos de Jesus perdem a vida, a menos que permitamos que o Espírito Santo os torne uma experiência transformadora. Nossa vida espiritual deve sempre estar firmada num "Assim diz o Senhor", e "Está escrito".

Que Deus o abençoe,

Twitter: @Valdeci_Junior

Fonte: LES, 3º Trim. 1998.

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Quem foi Ninrode?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com