sábado, 22 de janeiro de 2011

Jesus Virá Só Quando o Evangelho For Pregado Para Todos (?)

Em Mateus 24:14 diz ‘E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim’. Jesus somente voltará quanto todas as pessoas de todo o mundo ouvirem a Palavra de Deus?


Em grego,  o texto está assim:

kai khrucqhsetai touto to euaggelion thV basileiaV en olh th oikoumenh eiV marturion pasin toiV eqnesin kai tote hxei to teloV.

A transliteração é:

kai kêruchthêsetai touto to euaggelion tês basileias en olê tê oikoumenê eis marturion pasin tois ethnesin kai tote êxei to telos

Traduzido ao pé da letra:

E será proclamado este evangelho do reino em todo o mundo habitado para testemunho a todas as nações então virá o fim[1].

A partir disto podemos analisar.

Onde será pregado o evangelho?

En (en) todo (olê) o (tê) mundo (oikoumene). Mundo: O significado desta palavra é: “terra, i.e., o (parte do terreno) globo, especialmente, o império Romano: planeta Terra, mundo.

Para quem será pregado o evangelho?

Pasin (a todas) tois (as) ethnesin (nações) – Nações: Provavelmente de ethos, etnia, uma raça, i.e., uma tribo, especialmente estrangeira (no caso, não Judeus) um (usualmente, por implicação, pagão): Gentil, nação, povo.

Pois bem, então percebemos que uma boa tradução nos deixaria claro: “será proclamado o evangelho do reino a todo o mundo da atual globalização, para testemunho de todos os países e subdivisões étnicas, então virá o fim”.

Portanto, o verso não diz que o evangelho deverá ser explícita e esgotadamente pregado para todas as pessoas, mas sim, para todos os POVOS, como bem traduzem as versões modernas.

Note também que este não é o único sinal da volta de Cristo. Há uma série de eventos a acontecer. A soma deles é que trará o clímax para a volta de Jesus. Razão esta uma das quais levou Jesus a declarar que ninguém sabe quando será este advento.

Isto fica evidenciado pelo que aconteceu “trinta anos depois que Cristo pronunciou estas palavras. Paulo afirmou que o evangelho havia sido pregado a todo o mundo (Col. 1: 23; cf. Rom. 1: 8; 10: 18; Col. 1: 5-6; 8T  26), confirmando assim o cumprimento literal desta predição em seus dias. Todavia a declaração de Paulo era verdade somente em um sentido limitado”[2].

Outro ponto lógico que evidência a direção destas palavras como sendo a povos e não indivíduos, é o fato de que, antes que o evangelho chegue a determinada nação, tantos milhares ali morrem sem conhecê-lo.
Você pode estar se perguntando: “mas isto é justo?”. Sabemos que Deus quer salvar a todos (II Pedro 3:9) esta é a razão pela qual quer levar o evangelho a todo o mundo. Mas, neste processo, muitos morrem antes que a plenitude da verdade bíblica lhe chegue aos ouvidos. Acontece que seremos julgados, individualmente falando, apenas pela luz que tivemos oportunidade de receber (Mateus 16 27, Lucas 12 47 e 48, Eclesiastes 12:13 e 14)[3].

O que aprendemos então deste verso?

Se realmente amamos as pessoas, vamos lutar para fazê-las passar por um julgamento mais pleno, mais feliz, por terem conhecido uma luz maior, através da nossa pregação. Um homem foi soterrado acidentalmente por uma barreira que desabou e muitos estavam cavando energicamente para libertá-lo. No local estava alguém indiferente, apenas contemplando o drama, quando foi informado: “É seu irmão quem está lá embaixo”. Estas palavras operaram nele uma imediata mudança; no mesmo instante pôs-se a trabalhar febrilmente para resgatá-lo. Se realmente desejamos salvar nossos ouvintes da ira vindoura, é preciso que sintamos simpatia, compaixão e ansiedade; numa frase: paixão e amor ardente. Que Deus nos conceda tais sentimentos[4].

Se realmente amamos a Deus, se estamos com saudade dEle, vamos fazer de tudo para que Ele volte logo. A Bíblia não diz que todo o mundo será convertido, mas sim, que "este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim". Mat. 24:14. Está em nosso poder apressar a vinda do dia de Deus, levando o evangelho ao mundo. Tivesse a igreja de Cristo feito o trabalho que lhe foi apontado como o Senhor ordenara, e todo o mundo teria sido advertido antes disto, e o Senhor Jesus já teria vindo à Terra com poder e grande glória[5].

Trabalhemos, pelos nossos queridos e por Ele!

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
O que querem dizer as palavras de João 1:1, ‘No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus’?

[1]http://www.bibliaonline.net/scripts/bol.cgi?livro=Mate&capitulo=24&verso=14&lingua=portugues_ra&lingua_2=concordancia&lingua_3=original&cab=1&link=bol&lang=BR.
[2]Francis Nichol, editor, CBASD, Buenos Aires: Associación Casa Editora Sudamericana, s/d, Tomo 5, sobre Mateus 24:14.
[3]Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira,  s/d, 587.
[4] Martin Lloyd-Jones, Preaching and Preachers, Grand Rapids, Michigan: Zondervan Publishing House, 1971, 325.
[5]Ellen G. White, O Cuidado de Deus, Meditações Matinais – 1995, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 29 de agosto, 255.

14 comentários:

  1. A paz querido irmao,
    Concordo com voce quando diz que temos que ter amor pelas almas e levar o evangelho que transforma e traz a paz,pois esta é a missão da igreja dada pelo Senhor Jesus.Tambem concordo com voce quando diz que mateus 24.14 se refere a povos e não individuos.Mas discordo de voce quanto a dispensaçao...voce,como muitos, comete o erro de achar que o FIM é o arrebatamento da igreja e não é.
    Temos que analisar o seguinte:No plano de Deus,Ele sempre nos da a ideia de um reino com um Rei...começou este plano com a naçao de Israel,ou seja uma teocracia.Depois vemos Israel falhando como naçao e Deus deu uma visao a Daniel na passagem que fala sobre as setentas semanas(de anos) que vai da reedificaçao de jerusalem(445 aC) ate o Messias,cumprindo 69 semanas.
    Portanto falta uma semana(7 anos) para completar a revelaçao...neste intervalo Deus abriu um parenteses,para a entrada da igreja no cenario do mundo,que chamamos dispensaçao da graça...por isso que Jesus disse aos discipulos que o reino nao viria com aparencia exterior e que estaria dentro de cada um de nos,sua igreja.
    Hoje nós pregamos o evangelho da graça,para salvaçao de todo aquele que cre e assim formar o corpo de Cristo; e, quando chegar o momento certo,o senhor vira buscar a sua noiva e levara para sua gloria.
    Quando acontecer este evento maravilhoso,Deus fechara o parenteses da graça para continuar com o plano do reino na revelaçao de Daniel e cumprir a ultima semana(7 anos)(3 anos e meio de paz e 3 anos e meio de grande tribulaçao),usando um remanescente de israel para pregar o evangelho do reino,e que acontecera neste periodo,quando todas as naçoes serao alcançadas.
    Aí sim vira o fim,quando Deus entrara em juizo com israel e com toda a terra para depois implantar o reino milenar tendo JESUS CRISTO como grande Rei.
    Assim sendo,o Senhor pode voltar a qualquer momento sem precisar que o evangelho da graça alcançe todos os povos!
    Que Deus continue te abençoando e te usando para ganhar muitas almas para Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entao nese caso kem vai terminar de pregar vai ser as 2testemunhas?

      Excluir
  2. Oi irmão Carlos, a paz do Senhor.
    Agradeço por sua participação, mas me preocupo com suas dúvidas.
    Para que você possa resolver estas suas inquietações quanto à interpretação das profecisas, vai precisar ler um pouco, ok?
    Sugiro que você comece lendo este texto http://www.nasaladopastor.com/2010/12/noticia-permanente-santuario-e-2300.html . A gente segue conversando, ok?
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Que a paz esteja contigo,querido irmão.
    Me perdoe mas no meu comentario não deixo transparecer que tenho duvidas pois não há nenhuma indagação e sim uma explanaçâo a respeito do assunto.Tambem não tenho inquietaçoes a respeito das profecias,e me desculpe,mas nao preciso "ler um pouco" as doutrinas adventistas,pois tenho a Palavra de Deus em minhas maos.
    Me perdoe por nao ter colocado as referencias biblicas,mas se quiser,posso manda-las de tudo que escrevi.
    Um abraço e fique na paz.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlos, que bom que você gosta de estudar a Palavra de Deus. Falando nisso, se você for atencioso, deve perceber três coisas: 1)Você costuma ler não somente a Bíblia, mas bons textos que falam da Bíblia, caso contrário não teria lido esta postagem aqui; 2)Tenho, neste mesmo blog, uma postagem sobre as crenças fundamentais (que você chama de doutrinas) bíblicas da igreja, mas são foi a elas que eu sugeri que você lesse; 3)Sugeri que você lesse um texto meu (e não da igreja) que tem mais apanhados bíblicos do que palavras minhas, o qual expressa como creio na Bíblia acerca do questionamento que você levantou. Num diálogo, cada uma das partes precisa conhecer como a outra parte pensa, para que se diga as coisas com propriedade. Se não conhecemos o pensamento um do outro, como vamos dialogar? Ou com você não tem diálogo? O que você escrever (você) eu leio, pra conhecer seu pensamento e conversar contigo. Logo, pra continuação do diálogo, aqui vem a pergunta: você leu?

    ResponderExcluir
  5. Jesus disse para não andarmos em vã discussão

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu li! E foi muito esclarecedor... E não acho vã discussão visto que aprendi mais. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Foi bom os comentários. Não brigaram apenas debateram assuntos o que se é comum quando se fala da bíblia, até pq a bíblia é um livro que se é revelado a cada um, em particular. Por mais que estudemos a volta do Senhor, não sabemos nem o dia e nem a hora. Lembrê-mos pois, que pro Senhor não exite esse dia que pra nós é 24 horas, e nem um ano, então continua-se o enigma. Espero que Ele volte logo, o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Concorda com quem? Como o camarada que nem tem respostas para defender seu próprio argumento?

      Excluir
  9. Foi muito feliz a explanação do Carlos assim como a do escritor do post.....Não vi pontos ou opiniões diferentes em relação ao assunto a pregação da palavra de Deus e o fim......apenas uma complementariedade que faltou e que não trouxe dúvidas pelo contrário foi mais esclarecedor. ....Então não há motivos para incomodo ......apenas elogios aos 2 santos que falaram da PALAVRA DE DEUS E NÃO DELES.

    ResponderExcluir
  10. todos já conhecem a palavra de Deus, tem os meios (internet, livro, Biblia,pessoas que já conhecem, pregadores etc), não tem desculpas, sabe porque Jesus Cristo ainda não voltou, por causa das mães, elas oram pelos filhos perdidos, as pessoas oram pela nação,
    Igual Abrão pedia a Deus pra nao destruir Sodoma se pelo menos tive 1 pessoa boa lá,
    Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito.
    respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
    28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
    29 E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.
    30 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.
    31 E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.
    32 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.
    33 E retirou-se o Senhor, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.Geneses 18:16

    ResponderExcluir
  11. todos os comentarios sao edificantes e com duvidas entre eles....porque bem sabemos sim que durante os tres anos e meio e na grande tribulaçao sera ainda anunciado o evangelho...nao mais o da graça como ja disseram...nao podemos esquecer dos 144 mil que muitos ou a maioria nao sabe que verdadeiro significado serao um grupo de 144 mil testemunhas que ira se levantar contra um evangelho ou religiao UNICA OU UNIVERSAL criada pelo anti cristo que ira contra tudo ANTES ANUNCIADO....entao essas testemunhas jenuinas do evangelho vai mostrar o verdadeiro evangelho que estara sendo distorcido na grande tribulaçao...serao entao 144 mil CORAJOSOS QUE INFRENTARAO O FALSO EVANGELHO DO ANTI CRISTO...AONDE MILHARES AINDA ALCANÇARAO A SALVAÇAO... " nao sou testemunha de jeova " ... sou um servo de DEUS como todos vos....fiquem todos com DEUS E A PAZ...

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com