quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Cristão Pode Mudar de Nome

Gostaria de saber se é pecado mudar de nome. Meu nome me traz muito constrangimento, referindo-se à prostituição. Eu não sou uma prostituta, sou uma cristã, tentando fazer o meu melhor para viver junto com meu amado Jesus Cristo, e isso me deixa muito triste. O que eu poderia fazer?


Prezada irmã em Cristo. Não há uma declaração sobre a opinião bíblica quanto a mudarmos de nome, em nossos dias.

Entre os hebreus dava-se o nome a uma criança, umas vezes quando nascia (Gn 35.18), e outras quando se circuncidava (Lc 1.59), fazendo a escolha ou o pai, ou a mãe (Gn 30.24 - Êx 2.22 - Lc 1.59 a 63). Algumas vezes o nome tinha referência a certas circunstâncias relacionadas com o nascimento ou o futuro da criança, como no caso de Isaque (Gn 21.3,6), de Moisés (Êx 2.10), de Berias (1 Cr 7.23). isto era especialmente assim com os nomes compostos de frases completas, como em is 8.3. Acontecia, também, que certos nomes de pessoas sugeriam as suas qualidades, como no caso de Jacó (Gn 27.36) e Nabal (1 Sm 25.25). Eram por vezes mudados os nomes, ou aumentados, em obediência a certas particularidades, como no caso de Abrão para Abraão (Gn 17.5), de Gideão para Jerubaal (Jz 6.32), de Daniel para Beltessazar (Dn 1.7), e de Simão, Pedro (Mt 16.18). Alem disso, devemos recordar que, o nome não somente resumia a vida do homem, mas também representava a sua personalidade, com a qual estava quase identificado.

O próprio Deus sempre interagiu com seu povo com nomes diversos. Isto é, mudava de nome conforme o significado que pretendia referir à sua própria identificação ou intenção oportunas. Por exemplo, YHWH – é formado pelo tetragrama (termo grego com o significado de “quatro letras”) que indica o nome divino de Deus. Na tradição hebraica pós-bíblica significa o nome próprio de Deus. O tetragrama – YHWH – particularidade exclusivamente hebraica, é o que aparece com maior freqüência nas Escrituras (5.372 vezes) exceção feita no Cântico dos cânticos, Éster e Eclesiastes. ELOHIM é o segundo nome divino mais citado nas Escrituras (2.523 vezes) menos em Abadias, Cântico dos cânticos, Éster e Lamentações. Do ponto de vista lingüístico, ELOHIM pode ser plural do nome divino EL que aparece 230 vezes em toda a Bíblia hebraica. Do ponto de vista semântico o nome ELOHIM significa “Verdadeiro Deus”, “O Deus Da Verdade E Da Justiça...” Nisto, é curioso notar que existem nomes chamados teofóricos (nome de pessoas que contêm um nome divino) compostos com o prefixo ou com o sufixo EL, como por exemplo Natana’el, “Dado Por Deus”, El’azar (Eleazar), “Deus Ajudou”, etc. ‘ELYON – é termo de origem Cananéia que aparece 31 vezes com o significado de “Elevado”, “Altíssimo”, podendo ser um nome divino ou um atributo, como é o caso de expressão El ‘eliyon, com a intenção de afirmar a superioridade de El sobre todos os outros deuses. Em Gn 14,17-20, El’eliyon é o Deus de Melquisedec. ADONAI – é o nome divino que aparece em textos proféticos ou poéticos. ADONAI é plural de ADON, termo semítico que significa “Senhor”. A palavra ADON em (Dt 10,17: adon kol há-adonim), quer dizer, “Senhor Dos Senhores”; com a criação (Sl 97,5: adon kol há-arez),” Senhor De Toda A Terra” e, também era atribuído a qualquer personagem de destaque na sociedade. SHADAI ou EL SHADDAY – aparece 48 vezes nas Escrituras hebraicas (31 em Jô, 9 no Pentateuco e 8 nos demais livros). Sua etimologia indica que o nome pode derivar do acádio “SHADU”, “Rocha”, “Montanha” (Deus Das Montanhas). Em nossas Bíblias tem o significado de ação de um SER FORTE. E poderíamos seguir com uma infindável lista de Deus revelando-se no passado e no futuro com diferentes nomes, de acordo com o significado que gostaria de passar para a compreensão que queria que o humano tivesse.

Por falar de futuro, no Céu, vamos mudar de nome. Nosso nome significará nossa experiência e vitória. “Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.” Ap 2:17.

Portanto, apesar de não haver declaração bíblica, existem os exemplos. Ore e peça sabedoria a Deus. Ele vai te indicar o melhor. Com certeza Ele não a vê como significa o seu atual nome. Ele a vê como princesa, pois como Rei (Ap 19:6), lhe tem como filha (I João 3:1). Após um tempo de oração, procure um advogado cristão (na profissão de fé e na prática) e aconselhe-se, pessoalmente. Penso que seria um ótimo perfil de pessoa para dar-lhe mais conselhos que equilibrem-se entre seus perfis cristão e cívico.

Que o Deus dos Céus continue abençoando muito a você.

Um abraço do seu amigo e irmão em Cristo,


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Como faço para vencer a timidez?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com