Você precisa ler, urgentemente, “Uma Igreja Com Propósitos”, de Rick Warren. Eu não o li, eu o comi. Ao ler esse livro tive reações inesperadas e diversas. Não consegui ler apenas 100 páginas do livro e parar, pois ele é tão bom, que me prendeu, fazendo ir lendo-o, atentivamente, até à última página. Pena que não tem mais páginas, ou que não há um “volume dois”. Mas vejo que o meu professor da disciplina de Crescimento de Igreja foi muito sábio em escolher exatamente esse livro, para ser lido por quem cursa essa matéria. Até sugiro que essa seja a principal e obrigatória obra a ser lida pelos alunos que cursarem essa disciplina.
Infelizmente, não tenho crítica a fazer sobre a obra. Isso tem que ver com uma das reações inesperadas que tive ao ler Uma Igreja Com Propósitos. Ao ler qualquer obra que não seja um escrito inspirado, uso o mecanismo da filtragem, e, nesse processo seletivo, separo o que é bom das partes de conteúdo com as quais não concordo. Mas, por incrível que pareça, depois de muitos anos, li um livro com o qual não pude discordar de absolutamente nada. Por isso, não tenho observações a fazer sobre o mesmo: por concordar com absolutamente tudo que Warren diz.
Em oposição à essa satisfação de leitura, veio-me um frustração. Uma coisa é a teoria, outra coisa é a prática. Eu acredito que os princípios apresentados por Rick sejam aplicáveis, e não creio que há nada utópico em seu livro, mas não vejo possibilidade de aplicar muitos dos seus bons ensinamentos na realidade particular em que me encontro, ou, que nos encontramos, em nosso contexto comunitário cristão. Isso é uma lástima, pois estamos engessados em sistemaw que nos limitam a crescermos, não por preservação de princípios, mas por atolagem em tradições.
Mas, mesmo assim, creio que ainda posso usar todos os revolucionários conceitos aprendidos da experiência da igreja de Saddleback. Para isso, devo classificá-los em duas categorias: a)Os que farão alguma diferença positiva no meio igrejeiro que influencio, sem trazer prejuízos consideráveis pela mudança (como por exemplo, os trabalhos com pesquisas, correspondências e recepção); e b)Os que, se eu os aplicasse de imediato, romperiam com a cultura que me prende, pelo fato de que a igreja com a qual lido ainda não esteja preparada para recebe-los (como por exemplo, o modo como encarar e lidar com o assunto da música).
Com esse primeiro tipo de conceitos selecionados dos ensinamentos de vida do pastor Rick Warren, o uso precisa ser prático e imediato. Creio que esse livro não é um livro, e sim um manual. E manual não traz tabelas pra serem decoradas, mas sim, procedimentos a serem aplicados, avaliados, readaptados e vividos no cotidiano.
A segunda classificação dos conceitos aprendidos em Uma Igreja Com Propósitos pode ser usada numa dimensão que antecede à prática. Eles podem ser colocados com propriedade, através de palestras e debates, como modos de pensar propostos, para que os membros reavaliem as bitolas que nos prendem.
Estou deixando você curioso? Então, corra, pegue esse livro, e leia. Mas depois aplique o que puder em sua igreja, hein?
Um abraço,
Ficha do Livro:
Warren, Rick, Uma Igreja Com Propósitos: Depois de Atos, aqui está o melhor, mais prático e o mais rico ensino sobre o crescimento da igreja. Trad. Carlos de Oliveira (São Paulo: Editora Vida, 2001), 392 páginas, brochura.
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Pra que eu possa ir pro Céu, preciso ser perfeito? O que devo fazer para ter a dignidade ser aceito por Deus? Não posso errar? Em outras palavras, seria errado errar?
Querido amigo e Pr. Valdeci:
ResponderExcluirAcabei de entrar na Sala do Pastor.
Fiquei MUITO contente em ver que está fazendo uso de seu talento para o evangelismo web. Seu blog é muito atrativo e, com certeza, preencherá uma lacuna na vida de muitas pessoas que só se aconselhariam através da internt.
Saudades das nossas conversas. Deus ajude que em breve possamos nos reencontrarmos para comemorar o sucesso do seu blog!
Um abraço e que Deus lhe abençoe ricamente.
‘ Quando os homens pregam o evangelho pensando em converter outros a sua própria religião está na verdade mudando de foco que é JESUS!.’ Azevedo7
ResponderExcluir''Podem os homens professar crer no evangelho. Mas a não ser que sejam por ele santificados, nada vale sua religião. Se não obtverem vitória sobre o pecado, este estará obtendo vitória sobre eles'' Parábolas de Jesus, págs. 50-51.
ResponderExcluirJá leu o livro comentado no artigo, Gustavo?
ResponderExcluir