sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vencendo a Timidez




Como faço para vencer a timidez?






Uma sugestão para acabar com a timidez poderia parecer simplista demais. Talvez seja melhor uma sugestão para conviver com a timidez, você não acha? Deus nos fez de uma maneira maravilhosa, diferentes. Somos como um jardim, cada flor com o seu matiz, sua beleza e seu perfume. Cada um tem uma função diferente no plano de Deus. Às vezes é uma tarefa ingrata a luta contra nossas características pessoais.

Um comportamento tímido pode ser devido a uma disposição genética para este tipo de comportamento, pode ser devido à baixa auto-estima ou ambas as possibilidades. Geralmente, a timidez esta associada a um baixo conceito próprio, o que acaba por tolher as ações e os contatos sociais por medo de rejeição por não parecer, falar, pensar ou agir direito. A auto-estima vem da opinião que achamos que os outros têm a nosso respeito.

Geralmente, o tímido é muito vulnerável à opinião dos outros. E, quanto mais procura agir para agradar aos outros, parece que pior fica. Tudo dá errado justamente quando não podia dar. E estes resultados parecem que só aprofundam a situação, não é mesmo? O um tímido poderia fazer?

1. Aceitar as suas debilidades como algo natural. Todos têm debilidades. Não adianta querer esconder. Quanto mais se esconde, mais ridículo fica.

2. Buscar auxílio sobrenatural de Deus para os contatos sociais. "Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle, e Ele tudo fará'”, aconselha Davi. Ele pode fazer você lembrar e saber o que falar. Comece a passar os primeiros momentos de cada dia com Deus, e Ele endireitará tudo que estiver torto (Prov. 3:6).

3. Procure expor-se mais, a princípio em ambientes não hostis. Como era de certo modo tímido, comecei a lutar para conversar com pessoas do ônibus, ou até na rua. Caso percebecessem que eu era "bola fora", sua opinião não causaria nenhum sério prejuízo em meu grupo social.

4. Em vez focalizar evidências de aceitação ou não de certo grupo, talvez compense mudar o foco. Comece a preocupar-se por ajudar as pessoas, em vez de apenas verificar se está sendo aceito ou não. (Isto funciona especialmente bem para pregadores. Geralmente o nervosismo vem de uma excessiva preocupação consigo mesmo).

5. Por fim, lembre-se da opinião que Deus tem a seu respeito: "Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei, não temas porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti". Isa. 41:9-11.

Quão confortante é saber que o céu está perto da Terra. Sempre que necessitamos de ajuda e por ela pedimos, o Senhor envia um santo anjo para que venha nos socorrer sem demora.

Continue Sendo um estudioso da Palavra de Deus.


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Ultimamente tenho me sentido mal em assistir a noticiários na TV. Parece que fico meio depressiva depois de ver tanta desgraça. A vida é assim mesmo? Será que, como cristã, tenho a obrigação de estar 'informada" de tanta desgraça? Será que, como cristã, eu poderia deixar de estar tão "informada"?

Um comentário:

  1. Éh amada, as noticias de hoje em dia são terriveis mesmo e acaba mechendo com agente, mas vc não tem obrigação de saber de notícias. Se esta te incomodando, ouça hinos, orações em rádios evangélicas, é bem melhor. Fique na paz.

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com