quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O cavaleiro de Apocalipse 19:11-21


Quem é o cavaleiro de Apocalipse 19:11-21?

Cristo, o vencedor da Besta e do Falso Profeta. Esta descrição é de uma cena que ainda está no futuro. João viu Jesus como vitorioso e triunfante. Cristo recebeu o direito de governar esta terra como Rei dos reis (cap. 19:1, 7), e agora simbolicamente aparece como um guerreiro que cavalga vencedor sobre um formoso cavalo branco, para ocupar seu domínio legítimo e acompanhar o seu povo fiel ao seu regresso da “ceia das bodas”.

O que quer dizer “Fiel e Verdadeiro”? Devemos lembrar que na Bíblia os nomes descrevem o caráter, e que, portanto, os nomes que aqui são atribuídos a Cristo o representam especificamente em seu papel como campeão para seu povo perseguido. Há quatro declarações quanto ao nome de Cristo em relação à batalha de Apocalipse 19:11-21.

1)É chamado de “Fiel e Verdadeiro” porque agora aparece, segundo sua promessa (a promessa da segunda vinda descrita em João 14:1-3), para libertar os seus. Para eles parece que sua vinda demorou (Ap. 16:15), mas o esperaram, e agora aparece com o propósito de salvar-lhes (Isa. 25: 9; cf. Ap. 16: 17).

2) O “nome escrito que ninguém conhece, senão Ele mesmo” (v. 12) representa sua função desconhecida até este momento, mas agora aparece desempenhando-a como o vingador de seu povo (16:1). No desempenho desta “estranha obra” (Is. 28:21) atua em um papel novo, tanto para os homens como para os anjos.

3) Mas como o vingador e libertador de seu povo, é ainda o “Verbo de Deus” (verso 13). É o “Verbo de Deus” em ação para cumprir a vontade do Pai na terra; agora em forma de castigo, como anteriormente fora em forma de misericórdia (João 1:1-3; Ap. 19:15).

4) O título “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (v. 16) se aplicará neste tempo, de sentido especial, a Cristo (17:4). Todo poder foi entregue em suas mãos (1 Cor. 15: 25). Satanás aspirou, de forma egoísta, a suprema posição que havia sido reservada para Cristo como Filho de Deus (Is. 14: 12-14; Ap. 12: 7-9); mas o Redentor, que não considerou como usurpação ser igual a Deus, voluntariamente deixou de lado, por um tempo, o exercício pleno dos seus atributos e as prerrogativas da Divindade (Fil. 2: 6-8), e assim demonstrou ser digno de receber a honra e a hierarquia implícitas no título “Rei dos reis e Senhor dos Senhores”.

O meu desejo é que, desde hoje, Cristo seja o Rei do seu viver!

 
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Por favor, me indique algum livro devocional que seja bom para mostrar-me o caminho do crescimento espiritual.

Um comentário:

  1. pastor, tem uma explicação para o verso 19:19, 20 e 20: 10 de apocalipse, onde parece haver um inferno a partir da volta de Jesus? eu entendo que seja a mesma cena de juízo, mas gostaria de mais esclarecimentos.

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com