sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sacramentos da Igreja Católica

Os sacramentos da Igreja Católica são aplicados a todas as igrejas cristãs? Que sacramentos devemos observar?



Segundo a Igreja Católica, há sete sacramentos: o Batismo, a Confirmação, a Santa Eucaristia, a Penitência, a Unção, as Santas Ordens e o Matrimônio. Dizer que os sacramentos são esses e que são sete não é bíblico. A própria Igreja Católica presume isto. Se você perguntar: “Como sabemos que há sete sacramentos e não há mais nem menos?”, a Igreja Católica responderá: “Sabemos que há sete sacramentos e que não há mais nem menos porque a Igreja sempre ensinou a verdade. O número de sacramentos é uma questão de fé, e a Igreja não pode estar enganada em questões de fé.” Mas eu questiono: O que deve ser a nossa regra de fé: a Bíblia ou as tradições? Todavia, eles declaram que “a Igreja, porém, pode instituir as cerimônias que são usadas para administrar ou dar sacramentos.”

Isso não tem fundamento bíblico. A Bíblia deixa claro que a graça é um dom de Deus, ou seja, não é recebida por obras. Mas a tradição afirma que aquele que se recusar a utilizar os sacramentos não receberá a graça de Deus, pois, segundo ela, os sacramentos foram instituídos como meios especiais para podermos receber a graça divina merecida por Cristo para nós. Afirma isso porque, para a Igreja Católica, o sacramento é um ato religioso que tem por objetivo a santificação daquele ou daquilo que é objeto desse ato.

O modelo bíblico cristão de crer no recebimento da graça de Cristo não se dá por obras meritórias, mas pela fé: “Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8). “O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17).

Portanto, para nós, as cerimônias mudam de significado, pois não trazem mérito em si, em suas substâncias, matéria ou atos. São apenas símbolos da atitude que o cristão já tomou (ou não tomou). Mas o que traz a graça de Cristo ao cristão é o ato de Cristo doar. O cristão apenas aceita. Mais nada. O recebimento da graça acontece quando o crente abre o coração para que Jesus possa morar nele. Isso pode acontecer antes, durante ou depois de um ato religioso.

A idéia sacramental da igreja católica estabelece que a quantidade de graça recebida é proporcional à intensidade dos atos sacramentais. Ora, biblicamente falando, graça é o recebimento, ou a aceitação que o Céu faz pelo ser humano, embora este não mereça, pelos méritos de Cristo. O Céu não recebe um pouquinho de aceitação, pois Deus não tem parcialidade em aceitar. Imagine Deus lhe abraçando pela metade.

A palavra “sacramento”, em si, não é má, pois é um rito sagrado que tem por objetivo aumentar a graça; é um ato religioso que pretende santificar aquele ou aquilo que é objeto desse ato. Entretanto, pelo uso que a Igreja Católica faz da mesma na adaptação de suas crenças, costumamos não usar esta palavra. Por quê?

Porque: a) a Igreja Católica considera os sacramentos como uma ação feita pelo homem para obter méritos, o que é contrario à justificação pela fé; b) a “graça” recebida pelos sacramentos católicos, segundo sua teologia, é imputada mesmo que contrarie a vontade de quem recebe (um exemplo disso é o batismo de bebezinhos, que não têm consciência do ato), o que contraria o respeito que Deus tem pelo livre-arbítrio; c) determinados sacramentos contrariam a teologia sola scriptura e adotam as tradições da igreja. Por exemplo: no pensamento bíblico, o casamento é santo, puro e aprovado por Deus, desde o contexto edênico. Na tradição da Igreja, o sexo é pecado até mesmo dentro do casamento, portanto na celebração do casamento você está recebendo o perdão pelo pecado que irá cometer pelo resto da vida. Outro exemplo é a transubstanciação da eucaristia. Dessa forma, para práticas parecidas com os sacramentos católicos, damos os nomes de cerimônias ou ritos. Os principais são o Batismo, a Cerimônia de Lava-Pés e a Santa Ceia.

Esse ato de concerto devia ser ratificado com o sangue de Cristo. E a ministração do sacramento havia de conservar diante dos discípulos o infinito sacrifício feito por cada um deles individualmente, como parte do grande todo da caída humanidade.

Você pode, agora mesmo, orar a Deus e receber Sua graça, ao abrir-lhe o coração. Continuando essa amizade com Ele, poderá passar pelos ritos da igreja para demonstrar publicamente o seu pacto de amor com o Senhor.

Que Ele lhe abençoe,


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Pastor, eu gostaria de saber sobre o ministério cristão a que você pertence.

4 comentários:

  1. Olá Pastor, sou grato pelo conhecimento que tem transmitido e fico feliz por termos esse veículo de comunicação para esclarecermos certos assuntos ficando assim nossa fé cada vez mais firme no Senhor Jesus. Que Deus te abençoe em teu ministério!! Charles Araujo - Eunápolis - BA

    ResponderExcluir
  2. muito bom PR, gostei do seu blog; mantenha-se firme nas verdades bíblicas. Francisco

    ResponderExcluir
  3. PR mantenha-se firme nos princípios bíblicos, meus parabéns pelo blog. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com