sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ninrode




Quem foi Ninrode?



Estou feliz por perceber que você quer saber cada vez mais a respeito da Bíblia.


Embora o nome de Ninrode não tenha sido ainda encontrado nos registros babilônicos, os árabes continuam relacionando alguns lugares antigos com este nome. Por exemplo, Birs-Nimrud é o nome dele dado às ruínas de Borsipa; e Ninrode, para Cala.

Estes nomes devem depender de tradições muito antigas e não podem ser atribuídos somente à influência do Alcorão. Até onde sabemos, pelas evidências históricas disponíveis, os habitantes primitivos da Mesopotâmia não foram semitas, mas sumérios. Pouco se sabe sobre a origem dos sumérios. O fato de Ninrode, que era descendente de Cão, tenha fundado a primeira cidade estado da Mesopotâmia, sugere que os sumérios provavelmente fossem descendentes de Cão.

Podemos notar que as expressões bíblicas descrevem a Ninrode como uma pessoa renomada pelos seus feitos ousados, audazes e, talvez, até tirano[1].

O caçador Ninrode desafiava a Deus com seus fatos, e suas poderosas façanhas o fizeram famoso entre seus contemporâneos e também nas gerações futuras.

Ninrode aparece no registro das nações como o autor do imperialismo. A partir dele, a sociedade passou da forma patriarcal à monárquica. É o primeiro homem mencionado na Bíblia como cabeça de um reino. Babilônia foi o primeiro reino de Ninrode.


Que Deus o abençoe,



Twitter: @Valdeci_Junior




[1] Extraído do Comentário Bíblico SDABC, Gênesis 10:8.



Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Por que as mulheres e a dança não são citados nos serviços de adoração do Templo?

Um comentário:

  1. Uma dúvida com relação a essa personagem diz respeito à quantidade de gente disponível, àquela altura, para ele sair edificando cidades e até fundando um reino.

    Observem que a partir de Noé, Ninrode estava apenas na 4ª geração!

    Claro, sabemos que as pessoas daquela época viviam muito (?) e que, por isso, várias gerações podiam coexistir; mas, mesmo assim, não é estranho tantos feitos, com tão poucos habitantes existindo na terra?!

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com