segunda-feira, 14 de março de 2011

E Deus Mudou...

Se Malaquias 3:6 diz que Deus não muda, como Ele já pôde realizar tantas mudanças, mesmo registradas na história bíblica? Deus muda ou não muda?



Um texto fora do seu contexto pode transformar-se em um pretexto. Lugar comum, este jargão nos é válido e necessário nesta análise. Deus não muda o quê? Se Ele não mudasse absolutamente nada Ele nem existiria como Deus, pois seria totalmente estático e destituído da dinâmica que tudo cria e mantêm. Logo, é de caráter não somente filosófico, mas muito óbvio de que a afirmativa de que deus não muda é carente de contextualização explicativa.

E como aplicar isto ao caso de Malaquias 3:6. É só ler o livro de Malaquias todo e procurar entendê-lo como um todo. Malaquias não tinha a intenção de escrever somente o verso seis. Ele nem sabia que um dia seu texto seria dividido em capítulos e versículos. Malaquias escreveu o todo. E olhando o todo chegamos muito melhor a uma interpretação de texto honesta e contextualizada.

Na realidade, o Senhor recusa o plano da acusação de que ele faz vistas largas para a maldade (2:17). Porque a santidade de Deus é eternamente constante e inalterável (Números 23:19; Tiago 1:17). Justamente por causa desta imutabilidade deste atributo de Deus é que os Seus propósitos eternos para com o seu povo devem ser permanentes. E é aí que entram mudanças, não na pessoa de Deus, mas nos planos que Ele efetua. Se o Seu plano maior é manter o bem e punir o mal e para isso é necessário mexer com detalhes menores, com certeza, Ele vai mexer, para não mudar o plano original maior (Ex. 1Samuel 2:30). Nisto, talvez Ele discipline ou talvez corrija os Seus, mas qualquer coisa que Ele fizer, sempre será com um propósito imutável, que é a Sua vontade de que eles se arrependam e sejam salvos.

Que você seja tão flexível como Deus, para mudar-se daquilo que é supérfluo para aquilo que é de necessidade imutável, que é a adesão aos Seus eternos atributos do bem, capazes de dar-lhe a felicidade que é também eterna.

Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
As orientações de Deus sobre como cuidar dos leprosos no livro de Números não são duras demais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com