quinta-feira, 24 de março de 2011

Namorar Mulheres Mais Velhas... Pecado?

É pecado namorar mulheres mais velhas?

            Você pergunta sobre "pecado". Há muitas coisas nesta vida que, apesar de não ser pecado, não são aconselháveis, por ser caminhos que nos conduzem à infelicidade ou ao próprio pecado. Se você quer adotar um princípio para a sua vida, de felicidade e vida longa, considere o fato de namorar seriamente com a intenção de casar. Para tanto, o bom namoro acontece depois que gastamos um bom tempo em uma amizade sadia e longa com a outra pessoa. De tal amizade já surge um namoro que terá rumo. Por isso, é mais óbvio que, daí, surgirá o casamento. Mas é claro que o namoro pode acabar. Um jovem cristão bem intencionado pode até não dar sorte com a primeira ou segunda namorada, e pode ser que venha a namorar outras. No entanto, se ele conseguir, é muito bom que se case com a primeira, desde que não o faça precipitadamente. Quem consegue isso tem mais chance de seguir acertando no resto da vida, no relacionamento.
Quanto à namorada ser mais velha, não se esqueça do conselho bíblico do "jugo desigual"   (2 Coríntios 6:14). Jugo desigual é todo o conjunto de diferenças tão marcantes entre o casal que chegam a impedir que o relacionamento aconteça de forma sadia. Por um lado, não existe a incompatibilidade de gênio, mas a falta de habilidade ou de disposição em se relacionar. Mas, por outro lado, duas pessoas podem, antes de começar um relacionamento sério, perceber que, entre si, há tantas diferenças e tão grandes, que eles seguiriam mais sofrendo com essas diferenças que sendo felizes apesar delas. Diferenças como: ideal de vida, idade, raça, nível social, nível de instrução, nível de maturidade, crenças religiosas, entre outras. Essas podem ser apenas diferenças adaptáveis, quanto podem chegar ao que a Bíblia chama de "jugo desigual". O ajuste das diferenças é a tentativa de se aproximar o máximo possível para ser bem parecidos, quase iguais, ser "um". E isso é inegociável dentro de um casamento, em relação à maturidade.
Os parceiros precisam ter o mesmo nível de maturidade. Caso contrário, o relacionamento entra em colapso. Geralmente, a mulher é dois a cinco anos mais madura que o homem. Isso faz com que, por exemplo, muitas vezes, um casal, cuja mulher tenha 25 anos e o homem tenha 29, cheguem ao mesmo nível de maturidade. Isso geralmente acontece, mas pode variar muito, a ponto de haver a exceção de uma mulher mais velha ter o mesmo nível de maturidade de um homem mais novo. Como descobrir isso? Com uma longa amizade, um longo namoro, muito diálogo, convivência, mente aberta para leituras adequadas, ouvidos abertos para os conselhos das outras pessoas e coração aberto para Deus.
Todo relacionamento é um risco. Um namoro entre duas pessoas com diferença muito grande de idade é uma exceção à regra, e neste caso, o risco é incomparavelmente maior. Ore bastante.

Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Se desde a fundação do mundo Deus tinha em mente todo esse plano de redenção, por que Ele executou o Dilúvio, parecendo um juízo fora tempo? A Bíblia fala do arrependimento de Deus, ele foi inconstante?

14 comentários:

  1. Se um rapaz tiver 21/22 anos e a mulher 29, é errado?

    ResponderExcluir
  2. Vamos para de nos preocupar em erros ao acertos. Quem está nesta vida é para viver e se esforçar ao máximo para acertar. Mas, caso erre corrija o rumo e viva. Não quer errar. Coma, durma e espere a vida passar. Mesmo, assim perceberá que errou em não viver.

    ResponderExcluir
  3. Se um rapaz tiver 28 anos e a mulher apenas 14, é errado?

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho 15 anos e conheci uma mulher de 23 anos é pecado namorar com uma mulher dessa
    idade??

    ResponderExcluir
  5. Acho assim que passa a ser julgo desigual a partir de quando tem 20 anos de idade. 10 anos pra baixo e ate aceitável .

    ResponderExcluir
  6. Acredito eu que depende muito de muitas coisas. A pessoas mais novas que são extremamente mais maduras quer muitas mais velhas, Depende do tipo de experiências que ambas passarem. Já Vi adultos sem juízo nenhum, E pessoas mais novas com consentimento certo, Do bem e do mal, De como cuidar das pessoas, De como se relacionar sem nunca ter se relacionado Amorosamente etc. Na minha opinião depende muito.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho 22 anos o meu namorado 20 estamos a 9 meses do nosso relacionamento
    Mas me pergunto sempre se é correcto eu estar com ele
    Sabendo que o amo e que a sua família não sabe que sou mas velha dele
    Preferimos guardar isso das nossas famílias
    Dizemos simplesmente que temos a mesma idade e todos crêem nisto...
    Será que é certo?
    Será que é pecado?
    Me ajudem a gente se ama e ora por isto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pecando está quando mente a idade, e se resolverem casar, e quando a verdade vier a tona?

      Orem e contem a verdade, se abstenham do sexy antes do casamento e vivam na pureza e na verdade, se for de Seus será. Só não mintam e não vivam pecando, isso já mostra que nai é de Deus, pois Deus não está onde há pecado.

      Fica na graça espero ter ajudado.

      Excluir
  8. Ser uma mulher de 24 anos e de igreja e faz anime friends ser ela namora com uma menina de 16 e pecado ?

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho 17 anos e namoro com um home. De 37 é pecado?

    ResponderExcluir
  10. tenho 17 anos e nomoro uma mulher de28 anos ,isso é errado biblicamente pois meu pai deixa (aceita) e minha mae não?

    ResponderExcluir
  11. Tenho 46anos meu marido tem 37.sofro minto cm esta situação.pois ele me umilha por causa da diferença de idade. Passa noite nas baladas. Não saio cm ele pois tenho vergonha.
    Penço em me separar mas ele não aceita. Pois temos uma filha de 7 anos.
    Não sei o q fazer diante dessa situação. Hoje spu evangelica e obreira.mas quando me casei ainda não era evangelica.e tinha outra visão. Sofro calada pois não tenho coragem de comentar cm ninguém.por onde quer q eçe passa ele comenta as nossas diferença de idade
    Me dar uma palavra por favor. Desde de ja te agradeço.

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com