O homem morto foi restaurado à vida porque o Senhor operou um milagre, confirmando Sua promessa de livramento a Jeoás. Analise o contexto. Não era um contexto de igreja e de pessoas buscando milagres. Mas uma situação de guerra, na qual o povo poderia pensar que Deus os havia abandonado. O milagre que é descrito destinava-se a mostrar que até ao derradeiro momento em que, humanamente falando, a esperança desaparece, os homens podem contar com o poder Divino. Deus deixou claro o recado de que, mesmo não tendo mais o profeta a quem eles amavam e mesmo sendo invadidos, o Senhor ainda operava no meio deles. Mesmo nas piores estampas da desgraça que o olho humano consiga enxergar, Deus pinta quadros de esperança.
O que isso pode nos ensinar? Podemos aprender que, mesmo quando todos os recursos humanos se vão, Deus ainda pode operar entre nós. Essa referência bíblica lembra-nos de Cristo (e não dos “santos”), por cuja morte e sepultura, a tumba é transformada em uma passagem segura e feliz de vida a todos os que creem.
No texto, a metáfora utilizada limita-se ao campo da comparação e não toma o corpo de uma profecia ou regra. Note que o texto não diz que foi Eliseu quem realizou o milagre, pois isso iria de encontro ao ensinamento bíblico sobre os mortos que nada sabem e não têm participação alguma naquilo que acontece debaixo do Sol (Eclesiastes 9). O texto também não mostra ninguém adorando a nada e, muito menos, a Eliseu, um pobre mortal. A Bíblia, em nenhum lugar posterior, venera Eliseu por isso. Ela continua exaltando a Deus, tão somente.
O capítulo 11 de Hebreus ensina que os profetas morreram, mas ainda não alcançaram a concretização da esperança de vida eterna, pois morreram aguardando a ressurreição (e não uma emanação qualquer, fora do corpo), que ainda não aconteceu.
Nossa única esperança, de todos os seres humanos, está em Deus.
Um abraço,
Twitter: @Valdeci_Junior
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Em Isaías 66:17, quem são os que se consagram: o jardim, o sacerdote ou a deusa? Gostaria de entender melhor o contexto
.
Satisfeita com a resposta. Um abraço.
ResponderExcluirSatisfeita com a resposta. É o caso da mulher do fluxo de sangue, jesus diz: porque de mim saiu virtude; e não da orla das suas vestes.
ResponderExcluirBOM dia! A paz , BC pose mim responder o Nome do defunto?
ResponderExcluirBomdia! A paz, BC pose mim sized o Nome do defunto?
ResponderExcluirApaz muito pregão dizendo quando parti dessa terra dois viventes vai direto para Geórgia
ResponderExcluirNão foi só isso as roupas e lenços dos apóstolos curavam e tiravam espíritos das pessoas, só a sombra de Pedro curava,sim eles curavam por providência divina, mas todo católico sabe q se não for por Deus nenhum dos Santos tem poder algum,os santos são interssessores de reza, pois toda oração de uma pessoa temente a Deus tem mais poder,os Santos vão julgar o mundo, e essa autoridade Deus todo poderoso deu a eles,paz a todos.
ResponderExcluirfoi de grande ajuda para mim esse estudo
ResponderExcluir