sexta-feira, 25 de março de 2011

Dilúvio X Plano da Redenção

Se desde a fundação do mundo Deus tinha em mente todo esse plano de redenção, por que Ele executou o Dilúvio, parecendo um juízo fora de tempo? A Bíblia fala do arrependimento de Deus: Ele foi inconstante?

Deus criou o homem livre para escolher estar ao lado dEle, ou não. Escolher não estar do Seu lado é o que chamamos de pecado. Mas, a princípio, essa escolha poderia ser julgada como não sendo má ou não tão má. Logo, Deus escolhe deixar o pecado ir até às suas últimas consequências e se destruir praticamente por si mesmo, a fim de que o Universo se convença do que realmente considera como sendo mal.
Para esse período, de cerca de seis mil anos, Deus traçou o que deve acontecer paralelamente ao plano da redenção. Nesse ínterim, entra o Dilúvio que, conforme a sua dúvida, parece realmente controverso.
Entendemos que o Dilúvio veio por dois motivos: o primeiro é mais didático. Mostra que Deus é, ou seria, capaz de “fazer justiça”, uma vez por todas, como bem quisesse. Isso faz com que a longanimidade durante a história da redenção não traga a interpretação de que Deus a pratica por incapacidade para resolver o problema - o que termina nos mostrando o quanto Ele é misericordioso.
Mas o objetivo maior mostra que mesmo havendo um plano piloto, em casos extremos, Deus intervém; assim como no caso de cidades que receberam castigo (Sodoma e Gomorra, por exemplo). Tudo bem que Deus está sendo longânimo durante esses milênios com os objetivos que citei acima (e outros), mas há um limite para com a tolerância do pecado. E o limite, nós percebemos, é quando a humanidade depois de ter recebido todas as oportunidades possíveis de arrependimento, peca tanto a ponto de praticamente se destruir, eliminar todos os justos e chegar a um ponto em que não há mais esperança de recuperação. Lendo a história da destruição de Sodoma e Gomorra em Gênesis 18 e 19, você pode perceber isso.
Por fim, sabemos que Deus é longânimo porque não quer que ninguém pereça, como diz 2 Pedro 3:9: “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.”

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Se em Efésios 2:8-9 está escrito que a salvação ocorre por um único elemento que é a fé, isso não contradiz Hebreus 12:14 que parece estabelecer o esforço humano como requisito para a salvação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com