segunda-feira, 27 de junho de 2011

Paulo Fora do Corpo?

Em 2 Coríntios Paulo parece tornar claro que lhe foi possível estar “fora do corpo”. Isso prova que a pessoa real é uma alma imaterial, ou espírito, que é independente do corpo?

A passagem, em seu contexto, diz assim: “Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu as palavras inefáveis, as quis não é lícito ao homem referir (2Coríntios 12:1-4).

Paulo está falando de “visões e revelações”. O que ele viu e ouviu era tão real e vívido que ele pensava se Deus não poderia realmente tê-lo trasportado ao Céu durante o breve período da revelação. Contudo, ele não queria afirmar isso como um fato. Evidentemente, a outra opção era que ele tinha simplesmente visto uma visão e ouvido naquela visão a revelação que “não lhe era lícito” repetir. Mas, se ele não foi literalmente arrebatado ao Céu em corpo, ele contudo parecia estar ali, e naturalmente poderia descrever aquela condição como sendo “fora do corpo”. De fato, como poderia alguém expressar melhor o pensamento de estar em um lugar distante sem literalmente ir lá?

Ao escrever à igreja de Colossos, Paulo usa esse mesmo tipo de linguagem: “Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a frimeza da vossa fé em Cristo (Colossenses 2:5)”.

Não temos nenhuma dificuldade em compreender essas palavras de Paulo. Ninguém acha nelas qualquer prova para uma entidade etérea, imortal, chamada alma. De fato, podemos escrever a um amigo com quem não nos é possível estar em certa ocasião importante: “Estarei contigo em espírito”. Mas nenhum de nós, inclusive o objetor, acredita que quando falamos assim queremos dizer que uma entidade imortal dentro de nós partirá em certo momento para estar com o amigo. Então, por que deveria alguém pensar que Paulo, em 2Coríntios 12, está ensinando a doutrina de espíritos desincorporados?

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Por que um Deus de amor permitiu que as ursas matassem as crianças que zombaram de Eliseu?

2 comentários:

  1. AMIGO, ISSO NÃO É PROVA DE NADA, PRIMEIRO É QUE PAULO ESTA ESPECULANDO E NEM ELE MESMO SABE COMO DE FATO OCORREU A REVELAÇÃO... NÃO SOU TESTEMUNHA DE JEOVÁ E NEM ADVENTISTA, SOU BATISTA PENTECOSTAL E NÃO ACREDITO EM IMORTALIDADE DO ESPIRITO...

    ResponderExcluir
  2. Incrível! Não sou TJ e nem AD7, porém, sou da mesma posição que ambos, isto é, não acredito na irmotalidade da alma!

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com