quinta-feira, 9 de junho de 2011

Espírito ou Fôlego em Lamentações 4:2?





O que é espírito? O que significa o “fôlego” citado em Lamentações 4:2?








O fôlego da nossa vida, o ungido do SENHOR, foi preso nos forjes deles; dele dizíamos: debaixo da sua sombra, viveremos entre as nações.

A Palavra no original aqui é ruach, que em portugés pode ser espírito.

O significado bíblico de espírito. O termo hebraico ruach, do Antigo Testamento – e que aparece traduzido como espírito –, refere-se à energizante centelha de vida que é essencial à existência de um indivíduo. É um termo que representa a energia divida, ou princípio vital, que anima os seres humanos.
Ruach ocorre 377vezes no Antigo Testamento, e com maior frequência é traduzido como ‘espírito’, ‘vento’ ou ‘fôlego’ (Gên. 8:1, etc.). É também u termo utilizado para denotar vitalidade (Juí. 15:19), coragem (Jos. 2:11), temperamento ou ira (Juí. 8:3), disposição (Isa. 54:6), caráter moral (Ezeq. 11:19) e a sede das emoções (Isam. 1:15).

“No sentido de respiração, o ruach do homem é idêntico ao ruach dos animais (Ecles. 3:19). O ruach do homem abandona o corpo por ocasião da morte (Sal. 146:4) e retorna a Deus para identificar o Espírito de Deus, como em Isaías 63:10. Jamais no Velho Testamento, no que diz respeito ao homem, ruach denota uma entidade inteligente, capaz de existência independente do corpo físico.

“O equivalente neotestamentário de ruach é pneuma, ‘espírito’, proveniente de pneo, ‘soprar’ ou ‘respirar’.

Tal como ocorre com ruach, não há coisa alguma inerente à palavea pneuma que possa denotar uma entidade capaz de existência consciente separada do corpo, tampouco o uso que o Novo Testamento faz da palavra, com respeito ao homem, de alguma forma implica em tal conceito. Em passagens tais como Rom. 8:15; I Cor. 4:21; II Tim. 1:17 e I S. João 4:6, pneuma denota ‘humor’, ‘atitude’, ou ‘estado de sentimentos’. É também usada em v´raios espectos relacionados com a personalidade, como em Gál. 6:1; Rom. 12:11, etc. Tal como ocorre com cuach, pneuma é devolvida ao Senhor por ocasião da morte (S. Luc. 23:46; Atos 7:59). Tal como ocorre com ruach, pneuma também aparece em conexão com o Espírito de Deus (I Cor. 2:11 e 14; Efés. 4:30; Heb. 2:4; I S. Ped. 1:21; II S. Ped. 1:21; etc.).”

Fonte: Adaptado de Nisto Cremos, (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2003), 120 e 121.

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Gostaria de saber alguma coisa sobre o Ecumenismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com