quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Apóstolo Número 12: Matias ou Judas?




O nome de Judas Iscariotes constará entre os doze nomes dos apóstolos listados, cada um em um alicerce da muralha, na Nova Jerusalém?




Jesus nomeou (Luc. 6:13-17) e capacitou (Mat. 11) doze discípulos para serem os Seus apóstolos que  conviveriam com Ele e seriam seus representantes diretos. Isto aconteceu no primeiro ano do ministério (outono do ano 27 d.C.) de Cristo. Três anos e meio depois, ou seja, na primavera do ano 31 d.C., por volta da ocasião de Sua morte, Jesus perdeu (João 17:12; Sal. 41:9; João 13:18; Mar. 14:21) um destes doze, Judas Iscariotes, quando este O traiu.

Judas era um homem natural

“de Queriote (Queriote Hezrom). Um dos doze apóstolos, o que traiu Jesus Cristo. É chamado o filho de Simão iscariotes (Jo 6. 71). o seu caráter, com o resultado final, foi sempre do conhecimento de Jesus (Jo 6.64). A sua fraqueza logo se manifestou na cena da unção em Betânia (Jo 12.4,5). As palavras, ‘por que não se vendeu?’ manifestavam o sentimento dos doze - mas a idéia de que o ungüento devia ser vendido para socorrer os pobres era de Judas, como o dá a entender S. João, acrescentando que ele tinha proposto a venda daquela essência por ser ladrão, pois ‘tendo a bolsa, tirava (isto é, subtraía) o que nela se lançava’ (Jo 12.4 a 6). E por esta revelação já se explica o ato que mais tarde praticou. Sendo ele, pois, cobiçoso, e não podendo conformar-se com a natureza da missão de Jesus Cristo, foi-se fortalecendo no seu espírito aquele sentimento que se acha indicado pelas palavras, ‘entrou nele Satanás’ (Jo 13.27) - e a triste conseqüência foi o pacto com os principais sacerdotes, e a entrega de Jesus Cristo. Depois daquela cena em Betânia, as más idéias começaram a preocupar a sus alma (Mt 26.14). Satanás achou o seu instrumento, e Judas foi ter com os príncipes dos sacerdotes (Lc 22.3,4). Provavelmente ele esperava mais do que as trinta moedas de prata (Mt 26.15), porque, na verdade, houve discussão sobre a quantia que lhe haviam de dar. Por fim, determinou fazer o papel de traidor, e esperou a ocasião. Com tudo isso não se separou de Jesus. Acompanhou o Divino Mestre e os seus colegas na ida a Betânia e de Betânia a Jerusalém - esteve com eles no horto de Getsêmani (Jo 18.2) - e na última Ceia lá se encontrava ele também, sendo lavados os seus pés pelo Salvador, e perguntando como os outros discípulos: ‘Sou eu?’ (Mt 26.25). E completou a sua infâmia, entregando com um beijo o Mestre, o que aumentou a tristeza da sua vitima (Lc 22.48). Praticada a vil ação, foi Judas atormentado pelo remorso. E pode-se dizer que o arrependimento era sincero pelo seu desejo de desfazer o que tinha praticado (Mt 27.3,4). Foi neste estado da sua alma que ele lançou aos pés dos sacerdotes as trinta moedas de prata, sendo por eles escarnecido. Foi ‘o filho da perdição’ (Jo 17.12), não havendo para ele esperança de perdão nesta vida - e assim ele ‘retirou-se e foi enforcar-se’ (Mt 27.5). As diversas descrições da sua morte se harmonizam, sendo compreendido que Judas primeiramente se enforcou em alguma árvore que estivesse à beira de um precipício, e que, quebrando-se a corda ou o ramo, ele foi despedaçado na queda. Em At 1.20 se liga a morte de Judas com as predições dos salmos 69.25, e 109.8 - vede também Jo 17.12.[1]

Sendo assim, o grupo passou a ser de 11 apóstolos, e não doze. Cerca de conqüenta dias após a morte de Jesus, quando estes onze (Atos 1:13) apóstolos estavam reunidos aconteceu que

“Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos (ora, compunha-se a assembléia de umas cento e vinte pessoas) e disse:Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus, porque ele era contado entre nós e teve parte neste ministério. Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniqüidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram;e isto chegou ao conhecimento de todos os habitantes de Jerusalém, de maneira que em sua própria língua esse campo era chamado Aceldama, isto é, Campo de Sangue.)Porque está escrito no Livro dos Salmos: Fique deserta a sua morada; e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu encargo. É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição. Então, propuseram dois: José, chamado Barsabás, cognominado Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual destes dois tens escolhido para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se transviou, indo para o seu próprio lugar. E os lançaram em sortes, vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze apóstolos. Atos 1:15-26.

A palavra Matias é uma contração de Matatias (Luc. 3:25-26) e significa “presente de Deus”[2]. “De Matias, escolhido para preencher a vaga deixada por Judas, é dito ter sido um dos Setenta a quem Cristo enviara para pregar (Luc. 10:1), e ter pregado na Capadócia, norte da provincia de Cilícia, lar de Paulo, e ter sido martirizado, talvez na Judéia”[3].

Desde o Pentecoste relatado no livro de Atos, Matias é o décimo segundo discípulos do grupo dos doze apóstolos, sobre quem está fundada a igreja de Cristo, a pedra fundamental (Efé. 2:20)[4]. Seu nome, com certeza estará num dos doze fundamentos dos muros da Santa Cidade (Apo. 21:14).

Um abraço,



[1]http://www.bibliaonline.net/scripts/biblia.cgi
[2]http://www.bibliaonline.net/scripts/biblia.cgi
[3]Nichol, F. D., ed. Seventh Day Adventist Bible Commentary.  10 vols. Washington, D.C: Review And Herald Publishing Association, 1953, 6:36.
[4]Ibid, 1011.



Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
O que é espírito? O que significa o “fôlego” citado em Lamentações 4:2?

3 comentários:

  1. Na verdade, há um equívoco do irmão em afirmar que Matias foi o apóstolo a substituir Judas Iscariotes. Em Gálatas 1.1, Paulo diz: "Paulo apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos." Paulo tornou-se o décimo segundo apóstolo, não pela vontade de homens, mas por escolha de Deus.
    Alderi Rodrigues, Natal.

    ResponderExcluir
  2. tbém não podemos afirmar q Paulo foi o 12º, pela bíblia Matias foi, mas pense num assunto controverso, se saber essas coisas tem importância pra o crescimento do Reino, então que o Senhor nos esclareça.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o fato de Judas esperar mais do que foi pago, não procede como se confirma na simples leitura dos textos em Mt.26:15-16, Mc. 14:10-11 e Lc.22:3-6. Nem está claro nem implicito, que o importante para Judas ela ladrão, pois diferente da maioria dos apóstolos, ele era de uma região ao sul da judeia (Queriote), em que o nível de vida era melhor, portanto de possibilidade de ser de uma familia de posses e recursos.

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com