segunda-feira, 30 de abril de 2012

FIM DE JUDÁ - 2Reis 24-25


Hoje, terminamos o mês da abril, bem como a leitura do livro dos Reis. Não sei se você já leu os capítulos de hoje ou se ainda vai ler. O fato é que você não deve terminar esse dia sem fazer a leitura bíblica, pois Deus tem uma bênção especial para você nessa leitura. Experimente!
E o fim do mês de abril e o fim do livro dos Reis lembrou-me de um outro fim: a queda de Jerusalém e o fim do reinado de Zedequias. O último rei de judá foi Zedequias, que reinou entre os anos 597 e 587 a.C. Isso porque ele procurou a desgraça com as próprias mãos. Se ele seguisse o exemplo de Josias, procurando fazer o que era certo diante de Deus e então receber as bênçãos, seria diferente.
Zedequias praticou muitas coisas ruins aos olhos do Senhor, e a conseqüência veio. No nono ano do reinado de Zedequias, Nabucodonosor, o rei poderoso de Babilônia chegou diante de Jerusalém com todas as tropas que ele tinha. Os caldeus capturaram o rei Zedequias, o levaram para Babilônia, degolaram os filhos na frente dele e Nabucodonosor furou seus olhos.
Nebuzaradan que era o chefe da guarda e também o servo pessoal do rei da Babilônia, incendiou o templo do Senhor e todas as casas de Jerusalém. Foi terrível! Isso tudo aconteceu no ano 587 a.C. Os caldeus demoliram a muralha que cercava Jerusalém, roubaram as bacias, as taças, os incensórios, tanto de ouro como de prata que tinha no templo e levaram tudo.
O povo de Judá foi deportado para Babilônia, bem distante da terra deles. Uma parte do povo mais humilde foi deixada para cultivar alguns pomares e campos. O resumo é que o livro dos Reis termina com essa dispersão do reino de Judá e nunca mais foi um reino.
Por que será? Quer saber? Leia os capítulos de hoje. Você não só descobrirá o porquê, mas também verá como tudo isso aí tem tudo a ver conosco. Dizem que inteligente é aquele que aprende com os próprios erros, enquanto o idiota é aquele que nem caindo aprende. Agora, sábio mesmo é aquele que aprende com os erros dos outros. Então, esse tipo de texto cheio dos erros daquelas pessoas, como esse que está na Bíblia, também serve de estimuladores à nossa sabedoria.
É hora de sermos sábios estudando os detalhes dos motivos das desgraças que aconteceram com aquele povo para não termos a mesma sorte. E, quem sabe, se você fizer isso, poderá acontecer com você, pelo menos, o que aconteceu com Joaquim (25:27-30). Faça a leitura e confira!



Twitter: @Valdeci_Junior
e

Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com