sábado, 7 de abril de 2012

ENCONTROS -- 2Samuel 18-19

Você está acompanhando o comentário diário da Bíblia? Então, sabe que estamos comentando sobre uma história muito tensa, cheia de pessoas em quem não se pode confiar, traição, matança, sangue, medo, exigência de lealdade... Esse era o contexto de reinado do mundo antigo.
Muitas pessoas, hoje, quando pensam naquele cenário duro do Antigo Testamento, são tentadas a pensar que, se os seres humanos agiam “olho por olho, dente por dente”, então seria assim que Deus também agiria para salvar o ser humano, como se Deus estivesse condicionado a se comportar aos moldes humanos. Tem lógica? E aí, essas pessoas terminam concluindo assim: “Não, no Antigo Testamento, o povo era salvo pela Lei, diferente de hoje, que somos salvos pela graça.” Que engano!
Na própria vida de Davi, vemos a graça de Deus, cobrindo a indignidade dele com Sua misericórdia. O rei pecou gravemente. E o que ele fez para merecer o perdão e a salvação? Leia Salmo 51 depois de ter lido a história de pecado de Davi e você vai enxergar o cenário de um pecador se encontrando com o Salvador puramente pela graça. É interessante que toda a vida de Davi e seus salmos refletem esse dom maravilhoso de Deus. E a maior prova de que a graça não era só teoria na vida de Davi, é que ele passava isso adiante.
Você lembra da parábola do credor incompassivo, de Mateus 18? O homem tinha uma dívida impagável, estava condenado à prisão, foi perdoado da dívida, saiu da presença do credor e o primeiro que ele encontrou e que devia para ele, colocou-o contra a parede, oprimindo-o para que lhe pagasse. Alguém, no contexto do Novo Testamento, não compreendia o que significa a palavra GRAÇA.
Na leitura de hoje, há alguém que conhecia muito bem o que é praticar a graça e a misericórdia. Como já vimos, Davi era um agradecido reconhecedor do que já havia recebido de Deus. Para que continuemos recebendo a misericórdia e a graça de Deus, é importante que sejamos reconhecedores e agradecidos pelo recebimento dessa graça.
Observe que caráter lindo Davi tinha. Parecido com o de Deus. O filho dele, Absalão, se rebelou contra ele e Davi pediu que não permitissem que Absalão continuasse com aquela rebelião, mas que também não matassem a Absalao.
Você pode pensar que ele agiu dessa forma porque era o filho dele, mas se recapitular a leitura de ontem, verá o mal que Simei tinha feito para Davi como ele o tratou.
Faça a leitura de hoje, colhendo do texto as ilustrações do perdão, graça e misericórdia de Deus, refletidos na vida e no comportamento das pessoas.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com