quinta-feira, 26 de abril de 2012

“ATÉ AO DIA DE HOJE” - 2Reis 15-17


Você está acompanhando o plano de leitura da Bíblia? Pergunto isso porque quem está cumprindo esse objetivo tem acompanhado bem de perto a história dos reis de Israel nos livros dos Reis. Como o próprio título do livro diz, vemos muitos reis.
Já ouviu falar em Azarias, que teve o azar de ficar leproso? E o que me diz do rei Zacarias que reinou por pouco tempo e logo foi substituído por Salum, o rei que governou sobre o reino do Norte (o reino de Israel) enquanto Uzias era rei no Sul, em Judá. E daí vem os reis Menaém, Pecaías, Peca, Jotão, Acaz e Oséias. São muitos reis, e nos capítulos da leitura de hoje, podemos acompanhar a história de cada um com os detalhes dos reinados deles. Incrível!
O contexto dos relatos apresentados é histórico, e você vai entender com facilidade. No entanto, há uma expressão, que aparece várias vezes no livro dos Reis, que causa dúvida em alguns leitores. Quero esclarecê-la agora. Você já encontrou, ao ler a Bíblia, a expressão “até ao dia de hoje”?
Os capítulos vão contando a história de forma corrida e, às vezes, abordam algum acontecimento, dizendo que ele se estende até ao dia de hoje. Veja um exemplo: “Assim, foi Israel transportado da sua terra para a Assíria, onde permanece até ao dia de hoje”.
Como assim? Surge, então, a pergunta: “Mas a Assíria está subjugando e escravizando os israelitas até agora, em pleno século XXI?” Não, pois no contexto geopolítico atual não vemos isso. Assim, seguem outras perguntas: “Então isso é uma expressão profética? Ou será que essa expressão ‘até ao dia de hoje’ é simbólica?”
Essa expressão simplesmente foi usada por quem escreveu o livro. Ele queria dizer que até aquela data em que ele estava escrevendo o livro, o acontecimento ainda tinha validade. Dessa forma, sabemos que quando o livro dos Reis foi escrito, o povo de Israel ainda estava na Assíria porque, naquele dia em que o autor escreveu isso, ele disse: “isso acontece até os dias de hoje”.
Mas isso não quer dizer que esses textos bíblicos não tenham mais validade. Não, pelo contrário! Como você viu, esse recurso que o autor usou reforça a riqueza de informação histórica, do texto bíblico. E para nós, da atualidade, restam as lições, os princípios e os exemplos que podemos tirar para aplicar na nossa vida. Isso é bom.
Que os valores transmitidos pelas Escrituras Sagradas façam você feliz no dia de hoje e façam com que você permaneça firme em seus propósitos até a volta de Jesus. Seja fiel, hoje e sempre!

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com