segunda-feira, 2 de abril de 2012

DEUS APROVA A POLIGAMIA? - 2Samuel 05-07


No capítulo cinco, os versos 13-16 abordam um assunto que incomoda muitos cristãos. É a poligamia que era praticada deliberadamente por alguns grandes personagens do Antigo Testamento. A pergunta que surge na cabeça de muita gente é a seguinte: “Por que os homens podiam ter mais de uma mulher, no passado?”
Veja bem: uma coisa é o que o povo do tempo da Bíblia praticava, outra coisa é o que a Bíblia declara ser certo ou errado. Qualquer leitor profundo das Escrituras sabe que, desde o princípio, o  Senhor já tinha dito para não adulterarmos (ver Êxodo 20:14). Uma prova disso é que, para Adão, Deus criou só uma Eva, uma mulher, apenas.
Observe o que diz Levítico 18:18: “Não tome por mulher a irmã da sua mulher, tornando-a rival, envolvendo-se sexualmente com ela...” Deuteronômio 17:17 tem mais: “Ele não deverá tomar para si muitas mulheres; se o fizer, desviará o seu coração.”
Perceba que a experiência de ter o coração desviado de Deus por ter tido mais de uma mulher se cumpriu tanto na vida de Davi quanto na de Salomão. 1Reis 11:1-4 diz que eles não eram totalmente fiéis a Deus, justamente, por causa disso. Isso nos mostra que a poligamia nunca foi uma coisa boa e que não era da vontade de Deus que tal coisa se propagasse.
Mas infelizmente aconteceu, e Deus não aprovou a poligamia. Ele apenas a tolerou por causa da dureza do coração daquelas pessoas. É interessante que a misericórdia de Deus, não querendo punir, mas dando oportunidade de redimir, vai bem longe. Portanto, vemos que o povo antigo praticava a poligamia porque queria, e não porque Deus quisesse isso.
Essas experiências de vida daqueles homens do passado servem de advertência para nós. Nunca devemos desobedecer a Deus. Quando Ele diz que devemos ter uma esposa, Ele sabe o que é melhor.
Precisamos lutar contra a natureza pecaminosa que temos por toda a vida e aprender a lidar com ela, certos de que em Cristo seremos vencedores. Devemos nos fortalecer, a cada dia, com o poder de Deus a fim de suportamos as pressões sexuais que existem ao nosso redor. Seja você casado ou solteiro, mantenha-se puro!
Por outro lado, se você já errou alguma vez, não esqueça: você poderá voltar a Deus a qualquer momento, porque o perdão dEle é maravilhoso. “Que o ímpio abandone o seu caminho,e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o SENHOR, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão” (Isaías 55:7).
Que Deus lhe abençoe em sua caminhada cristã!

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com