segunda-feira, 16 de abril de 2012

ADVERTÊNCIA! - 1Reis 13-14


Nos capítulos 13-14 de 1Reis, há profecia contra o altar, profecia contra outro profeta, profecia contra sacerdotes e até contra o governo... O que isso significa?
O doutor Lawrence Richards, teólogo, explica que, muitas vezes, na época do reino dividido, o ministério dos profetas era direcionado aos governantes. Como os reis decidiam se afastar de Deus, os encontros entre os profetas e os governantes se transformavam em verdadeiros confrontos.
O rei Jeroboão foi um dos que foi contestado por um homem de Deus. Ele aproveitou-se de ser rei e instituiu uma religião falsa. Portanto, o profeta pronunciou juízo sobre o altar que ele estava consagrando e profetizou o nascimento de Josias, rei de Judá, que um dia queimaria os ossos dos falsos sacerdotes naquele altar. Jeroboão ficou furioso! Na mesma hora, deu ordem de prisão ao profeta e, no mesmo instante, ficou paralítico! O altar também se rachou. Jeroboão ficou assustado. Rapidamente, suplicou ao profeta pela cura, e o braço dele foi restaurado.
Milagres e cumprimento imediato das profecias muitas vezes autenticavam o ministério dos profetas. Eles tinham influência! O próprio Jeroboão, quando viu o filho doente, enviou a esposa ao profeta Aias para consultar ao Senhor. O ministério dos profetas também era odiado e a mensagem rejeitada. É lógico, já que havia reis rebeldes! Mas os reis – tementes a Deus ou não – e o povo em geral, reconheciam esses homens como porta-vozes de Deus e os viam com respeito.
Mas por que os profetas não foram capazes de evitar a queda dos dois reinos em pecado? Por que o ministério deles, de uma maneira geral, foi aparentemente ineficiente?
É como nos dias de hoje. O problema não estava na Palavra, e sim nos ouvintes. Esses porta-vozes comunicaram a mensagem deles, mas o povo não correspondeu. Interessante é que eles reconheciam que tanto a mensagem quanto o mensageiro eram de Deus, mas nem por isso reassumiram o compromisso deles com Deus. Por não estarem dispostos a se submeter à vontade do Pai, insistiram obstinadamente em seguir os próprios caminhos.
Mas, como Jesus ensinou, não é a pessoa que ouve a palavra que é abençoada. Quem recebe as bênçãos de Deus é quem pratica a vontade de Deus, como está escrito em Mateus 7:24.
Resumindo, as pessoas, de ambos os reinos, que se orgulhavam das suas atividades religiosas, dos seus profetas, do templo e dos lugares sagrados eram parecidas com os cristãos de hoje, que confundem “freqüentar igreja” com “discipulado” e misturam, também, “acreditar na Bíblia” com “obediência”.
O mesmo Senhor ainda está chamando para dar ouvidos a Ele e obedecer-lhe de todo o coração. Aceite o convite! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com