segunda-feira, 19 de maio de 2014

O templo substituiu o santuário? E hoje? A Igreja é o Templo?

Realmente, o tabernáculo no deserto foi substituído pelo templo de Salomão; este pelo de Zorobabel, que por sua vez foi substituído pelo de Herodes.

Jesus profetizou de que não ficaria pedra sobre pedra do templo dos seus dias (reconstruído por Herodes) (S. Mateus 24:1,2). No ano 70 se cumpriu a profecia. Por isso hoje o templo do povo de Israel não pode mais ser encontrado.

“Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo.  Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada”. Mateus 24:1-2.

            Mas no plano de Deus hoje, não temos mais aquele templo judaico, tampouco seus rituais. Em lugar algum a Bíblia transcreve uma necessária transposição das ordenanças litúrgicas do templo judaico para as assembleias dos cristãos. Diferente dos mandamentos e da graça que são eternos, as dimensões, liturgia, ordenanças e rituais do templo eram temporários para ilustrar o Messias que viria. Cristo veio, Aleluia!

Hoje, é claro, devemos continuar congregando (Hebreus 10:25), com o mesmo propósito dos que viveram antes de Cristo, que é adorar a Deus. Mas com procedimentos didáticos diferentes, pois acreditamos que o Prometido já cumpriu Sua primeira vinda. Agora, aguardamos a segunda vinda! Amém? Portanto, mais importante do que o templo para as reuniões públicas, é nós nos entregarmos a Deus como templos vivos em adoração e serviço ao Senhor. Deus deseja morar em nós, templos vivos.

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?  Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.”1 Coríntios 3:16-17.

O Apocalipse relata que um dia todos os filhos de Deus reunir-se-ão para adorá-Lo no Céu, mais especificamente, na Nova Jerusalém, lugar em que será a habitação de Deus (Apocalipse 21:3). E sobre esta Santa Capital, o profeta João relatou de sua visão: “Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo” (verso 22).

Que Deus habite em você hoje, e que naquele dia você esteja diante do próprio Senhor, pela eternidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com