quarta-feira, 11 de março de 2015

Protesto de 15 de Março - O que a Bíblia diz?

Reavivados Por Sua Palavra

Daqui quatro dias haverá um protesto de gente que questiona nossa autoridade governamental.  Aqui, não promovemos tal protesto. Mas o que a Bíblia diz? Na leitura de hoje, Romanos 13:1-7 deixa claro que as autoridades governamentais seculares foram instituídas com propósitos específicos, e Deus espera que as respeitemos, em suas importantes funções. Então, qual deve ser mesmo a atitude do cristão para com as autoridades seculares?

A Bíblia enaltece os direitos da autoridade civil que Deus permitiu ascendesse ao poder para dirigir os negócios humanos. Deus quer que haja ordem na sociedade. Ele se opõe ao caos e à desordem. Nenhuma autoridade governamental tem o direito de reivindicar devoção total e absoluta. Esta pertence exclusivamente ao Criador. (Ver Atos 4:18-20; 5:28-32.)

A autoridade civil que reivindica prerrogativas divinas não é a espécie de governo a que Paulo se refere nessa passagem. A reação cristã a semelhante forma de governo é claramente expressa em Apocalipse 17:1 a 19:10. Paulo descreve os governos dizendo que são instrumentos para o bem. Devem promover o bem-estar dos cidadãos e punir o mal e a desordem.

Os cristãos devem ser cristãos leais que apoiem as autoridades governamentais em tudo que for possível. Mas, quando a lei civil se opõe à lei de Deus, e os cristãos têm de escolher entre uma e outra, o Senhor requer que obedeçamos a vontade dEle, e não a dos homens.

Este texto acima está baseado nesta passagem bíblica:

Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.
Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.
Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.
Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.
É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho.
Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.
Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei.


Romanos 13:1-8
Seja bom cidadão, tema a Deus e ore pelo nosso governo.



Um abraço,
Valdeci Jr.

Leia também:

2 comentários:

  1. ta, mas e quando o governo não faz nenhum bem para o cidadão e vemos claramente que há uma CORRUPÇÃO a ser parada, e depende da nossa "luta" para que tenhamos um bom governo novamente? Cristão vai pra rua ou não???? Devemos apoiar o governo mesmo ele agindo errado? Ou devemos nos recolher em nossas casas e apenas orar para que Deus volte logo???

    ResponderExcluir
  2. Leia também: " Texto orienta adventistas sobre participação em manifestações políticas" - http://noticias.adventistas.org/pt/noticia/comunicacao/texto-orienta-adventistas-sobre-participacao-em-manifestacoes-politicas/

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com