É verdade que Paulo quase
convenceu Agripa a se tornar um cristão? O que isso tem a ver conosco?
A maioria das traduções do Novo
Testamento sugere que Agripa estava dizendo algo mais ou menos assim: “Você
acha que num período tão curto de tempo vai persuadir-me a ser cristão?” ou
ainda: “Você pensa que não vai precisar de muito tempo para me convencer e
fazer de mim um cristão”. Outras traduções, entretanto, discordam. A tradução
que tomamos por padrão em nossos comentários bíblicos, a NVI, apesar de
descrever: “Então Agripa disse a Paulo: “Você acha que em tão pouco tempo pode
convencer-me a tornar-me cristão?”, traz, na nota de rodapé, a observação de
que poderia ser traduzido por “por pouco você me convence a tornar-me cristão”.
E examinando os textos na língua original, vemos que esta é a melhor tradução,
para Atos 26:28.
Mas, sem tentarmos resolver o
problema, permanece o fato de que alguns quase se entregam a Cristo, mas por
fim deixam de fazê-lo.
Durante a Primeira Guerra
Mundial, as forças navais britânicas e francesas receberam a tarefa de abrir os
Dardanelos para possibilitar que os Aliados obtivessem o cereal necessário e ao
mesmo tempo entregassem as armas e munições aos aliados russos. Depois de lutar
e sofrer perdas moderadas, mas não excessivas, os Aliados chegaram ao principal
forte turco e se envolveram num duelo de artilharia com ele. Mas no dia 19 de
maio de 1917 retrocederam e, embora a campanha Gallipoli se arrastasse por mais
um ano, acabou numa humilhante retirada dos Aliados.
Depois da guerra, os Aliados
souberam que, noa ocasiaão de sua retirada, o forte turco estava a ponto de
render-se. O seu armamento estava reduzido a menos de 30 bombas. Se o ataque
tivesse continuado no dia seguinte, o forte teria caído e a guerra teria tomado
um rumo completamente diferente.
Hebreus 10:38 nos fala daqueles
que, em vez de prosseguirem no ataque da guerra espiritual até obter a vitória,
retiram-se e se perdem.
Paradoxalmente, a vitória nessa
guerra significa rendição – uma rendição total do eu a Cristo. É trágico o fato
de que muitos cristãos professos haverão de perder-se porque deixaram de
continuar atacando até à vitória final. Nesta guerra, quase mas não
completamente salvo significa estar não quase mas completamente perdido.
Fico feliz porque o seguinte
verso, Hebreus 10:39, termina com um tom positivo. O texto prossegue assim: “Nós,
porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são
salvos”.
Que você e eu tenhamos essa
experiência na guerra espiritual em que estamos envolvidos.
Fonte: Donald Manssell, “A
Certeza do Amanhecer”, 145.
Valdeci
Júnior
Fátima
Silva
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