As mudanças das escolas de pensamento
também podem acontecer no pensar religioso cristão?
Num artigo acadêmico,
publicado como capítulo em um livro editado por Roger Greenway, Craig Van
Gelder traça as mudanças de pensamento ao longo dos últimos séculos (1992:
69-83). Ele coloca que até no Iluminismo a cosmovisão cristã ainda estava
focada em Deus e na Revelação das Escrituras em harmonia com a ordem racional,
o progresso histórico e o gerenciamento da vida (69 e 81). Mesmo na parte
inicial da Modernidade, verdades empíricas podiam ser mantidas através dos
fatos observáveis e isso incluía os campos dos valores humanos (78).
Então Gelder argumenta
que a modernidade trouxe a secularização (mudanças na ordem social, surgimento
de tecnologias, migrações, novas formas de produção, etc.) que tornou-se em
secularismo (mudanças nos valores, chegada do individualismo, antropocentrismo
e desestruturação da família) e modernismo. E o colapso do projeto moderno
pós-modernizou também as ciências humanas, começando pela filosofia e
espalhando-se por todas as disciplinas do conhecimento, como as artes
plásticas, a música, a literatura, o ensino, etc. (78).
A mudança nesta
transição era de uma cosmovisão que procurava definir um papel racional para
tudo na vida por definir os princípios essenciais da mesma, para uma visão de
mundo que aceitou a condição humana como relativa para qualquer reclamo de
verdade, em qualquer instância, situação ou circunstância (79).
Nas ciências físicas,
explica Gelder, isso começou com a teoria da relatividade da física quântica e
com o princípio da incerteza descoberto de Heisenberg. Nas ciências sociais, a
psicologia freudiana e a sociologia weberiana também se colocaram em um
processo similar de relativização. Isso contagiou a economia e os sistemas
políticos e a própria cultura.
É claro, a religião
não escapou ilesa. E o interessante foi que o jeito pluralista e relativista
pós-moderno de pensar acabou abrindo as portas da tolerância onde ela
reintroduz a aceitação dos elementos sobretanurais espirituais. Ganha força então, as formas de religiosidade
que relativizam os valores espirituais (82).
Um abraço,
Pr. Valdeci Jr.
GELDER, Craig
Van. Secularization
and The City, in GREENWAY, Roger S., editor, Discipling the City: A comprehensive Approach to urban misión, 2ª
ed., Grand Rapids, Michigan: Baker Book House, 1992.
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