sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O Pensamento Religioso Também Muda

As mudanças das escolas de pensamento também podem acontecer no pensar religioso cristão?

Num artigo acadêmico, publicado como capítulo em um livro editado por Roger Greenway, Craig Van Gelder traça as mudanças de pensamento ao longo dos últimos séculos (1992: 69-83). Ele coloca que até no Iluminismo a cosmovisão cristã ainda estava focada em Deus e na Revelação das Escrituras em harmonia com a ordem racional, o progresso histórico e o gerenciamento da vida (69 e 81). Mesmo na parte inicial da Modernidade, verdades empíricas podiam ser mantidas através dos fatos observáveis e isso incluía os campos dos valores humanos (78).
Então Gelder argumenta que a modernidade trouxe a secularização (mudanças na ordem social, surgimento de tecnologias, migrações, novas formas de produção, etc.) que tornou-se em secularismo (mudanças nos valores, chegada do individualismo, antropocentrismo e desestruturação da família) e modernismo. E o colapso do projeto moderno pós-modernizou também as ciências humanas, começando pela filosofia e espalhando-se por todas as disciplinas do conhecimento, como as artes plásticas, a música, a literatura, o ensino, etc. (78).

A mudança nesta transição era de uma cosmovisão que procurava definir um papel racional para tudo na vida por definir os princípios essenciais da mesma, para uma visão de mundo que aceitou a condição humana como relativa para qualquer reclamo de verdade, em qualquer instância, situação ou circunstância (79).

Nas ciências físicas, explica Gelder, isso começou com a teoria da relatividade da física quântica e com o princípio da incerteza descoberto de Heisenberg. Nas ciências sociais, a psicologia freudiana e a sociologia weberiana também se colocaram em um processo similar de relativização. Isso contagiou a economia e os sistemas políticos e a própria cultura.
É claro, a religião não escapou ilesa. E o interessante foi que o jeito pluralista e relativista pós-moderno de pensar acabou abrindo as portas da tolerância onde ela reintroduz a aceitação dos elementos sobretanurais espirituais.  Ganha força então, as formas de religiosidade que relativizam os valores espirituais (82).

Um abraço,
Pr. Valdeci Jr.

GELDER, Craig Van. Secularization and The City, in GREENWAY, Roger S., editor, Discipling the City: A comprehensive Approach to urban misión, 2ª ed., Grand Rapids, Michigan: Baker Book House, 1992.

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