sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Se a Igreja Fosse Sua, o Que Você Mudaria?


NOSSA MAIOR CARÊNCIA
 
Você é flexível a mudanças? “Bem-aventurados os flexíveis, porque não se quebrarão”, advertiu-me o meu orientador acadêmico. Há alguns meses, lancei uma pergunta na aqui na Sala, e em vários outros lugares da internet: “E se a igreja fosse sua, o que você mudaria?”. Tanto pelas redes sociais quanto por este blog, os que participaram tiveram, em sua maioria, uma mesma reação: responder-me em particular, procurando não expor-se para os demais internautas. O que isto representaria? Eu resumiria numa palavra: “carência”.

Nós carecemos. Aqui neste blog, o espaço onde está a maior e mais contínua frequência de interação é numa publicação de 07/04/2011. De lá pra cá, já postei mais de mil novos textos. Mas aquela postagem continua, de longe, sendo a que mais recebe comentários. Corrigindo, nem são comentários. O texto que postei foi um pedido de oração, por minha cunhada que faria uma cirurgia. Mas pelo seu título “Pedido de Oração – Urgente”, os internautas transformaram o que seria o espaço para comentários em um mural para expor também os seus pedidos de oração. Carecemos!

Se fossem donos da igreja, para dizer o que seria diferente na mesma, em praticamente todos os e-mails, comentários com pedidos para não serem publicados, e mensagens diretas, os internatuas se prenderam aos usos e costumes, à abordagem da transmissão da mensagem e à plástica das programações. Superficial. Por um lado, graças a Deus por isso! Sem questionamentos doutrinários! Mas então, o que nos falta? Carecemos o quê? De coragem pra por a boca no trombone? De profundidade? Ou de maior reflexão e conhecimento eclesiásticos, para então conseguirmos dar uma contribuição mais plausível de sugestão de mudança?

Pra começo de história, a pergunta deveria ser feita de forma diferente. Nós somos a igreja. Ela não está lá, e nós aqui. A igreja é o ajuntamento das pessoas, fisicamente, em atividade ou em propósito. Com prédio, ou sem. A igreja é você. Então, a pergunta é: ;’o que devo mudar em mim, para que a igreja seja diferente?”. Você já parou para pensar nisso? Se a igreja precisa de ajustes, em primeiro lugar, os parafusos frouxos devem ser procurados na minha pessoa.  E talvez você possa questionar: “mas e quanto aos problemas distantes ou maiores que a minha influência?”. E eu posso responder: “e que tal exponenciar o tamanho do seu raio de influência?”. Não pela força, mas pelo espírito (Zacarias 4:6). Nelson Mandela não começou no poder estatal. Mas a partir do que existia em sua própria pessoa, deu um giro de 180 graus no destino de milhares de pessoas. Uma influência tão radical, que continua até mesmo com o exercício prático do legado póstumo. Nossa carência é individual, portanto múltipla. Nossa oportunidade também.

Eu não penso em mudar coisa alguma na igreja. A pergunta que levantei na internet tinha o único propósito de dar-me um subsídio contextual para escrever o presente texto. Mas eu tenho consciência de que nós precisamos ser incomodados. Sair da zona de conforto não é fácil, mas nossa carência tem que ver com sacudidura. Quando recebi o convite para fazer o comentário diário do “Reavivados Por Sua Palavra” na Rádio Novo Tempo, relutei muito em aceitar. E eu não sabia o porquê. Depois descobri. A coragem para dizer “sim” só chegaria quando o projeto estivesse internalizado em mim. Ou melhor, o reavivamento começa de dentro pra fora, como as ondinhas produzidas por uma pedra jogada na lagoa.

Penso que Ellen White gostaria de mudar algo na igreja. Mas ela não o faria. Não por reservas, mas por isso ser-lhe impossível. Estou lembrando-me do que ela disse ser a nossa maior carência: “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação” (WHITE, Ellen G. Reavivamento Verdadeiro, a maior necessidade da igreja. Tatuí, SP: CPB, 2011). Isto deveria ser mudado na igreja: o nosso estado espiritual, de morno para quente. Mas ninguém de nós pode alterar esta situação do corpo de Cristo mexendo as peças, pois isso depende de cada um. E cada um de nós  pode provocar a mudança permitindo-se ser transformado, porque isso é o que está ao alcance de cada um.

Jesus também está tão insatisfeito com a situação da igreja, que está até passando mal. Sim, Ele está com náuseas (Apocalipse 3:16)! E por isso nos escreveu um bilhete de amor (verso 19). Porque Seu sofrimento é por você e por mim. A carta à igreja de Laodicéia (versos 14-22) é um verdadeiro anseio para que a igreja migre para o status de reavivada, através do estudo da Bíblia, da permissão da entrada de Jesus como Senhor da vida pessoal, e da busca incessante pelo Espírito Santo pela oração (verso 17). E quem de nós não pode revestir-se desta áurea esclarecedora?

Todos? Todos podem? “Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus (Romanos 3:23)”. E a carência é tão grande que nem sabemos do que precisamos. O que me entristece tanto nas respostas à enquete que fiz quanto nos pedidos de oração da postagem que mencionei acima é que ninguém reclama por reavivamento e reforma. Os pedidos de oração se mediocram na busca por milagres de cura e prosperidade. Bem diferente da oração do Mestre em João 17. Nela, em todas as direções de relacionamento, Jesus contempla o recebimento da glória, espremendo-Se ao máximo para sumar o maior de todos os Seus sonhos, que é ver você glorificado. Traduzindo, em comunhão plena. É o que você pode fazer em 2014. Reformar seus hábitos para orar tanto e ler tanto a Bíblia, abrindo tanto o coração a Deus, a ponto de poder ser visto como um reavivado!
Um abraço,
Pr. Valdeci Jr.

2 comentários:

  1. Olívia Viana de Castro


    Peço oração para que Deus quebre todos os bloqueios profissionais, financeiros, material e ministerial da minha vida e da vida dos meus filhos: Emanuel Viana de Castro, Antonio Henrique Viana de Souza e Juliana Barbosa Portela. Da vida da minha neta, Taísa Viana de Albuquerque do Vale.
    Peço oração no sentido que Deus venha quebre os bloqueios entre meu filho Emanuel e as autoridades constituída no estado do Acre: o Governador Tião Viana , o prefeito Marcos Alexandre e o secretário adjunto comunitário Manoel Lima. Para que o Governador Tião Viana nomeei Emanuel Viana de Castro como Secretário com o salario de R$ 12.000 (Doze mil) reais.
    Peço oração ainda para que Deus dê a minha nora Manira sabedoria, inteligência e conhecimentos em todas as letras nas provas que ele vai fazer para procuradora geral do estado nos dias 23 à 27 de Março de 2014, para Emanuel Viana de Castro venha passar nas provas da OAB que iram ser realizada em novembro ou dezembro de 2014.
    Peço oração também para que Deus salve, liberte e converta de verdade meu filho Antonio Henrique Viana de Souza e abra um porta de um bom emprego com o Salário 1.500,00 (Mil e quinhentos) reais.
    Peço oração no sentido que Deus quebre todos os bloqueios entre eu Olivia Viana de Castro e minha nora Manira. Que Deus libere todo dinheiro que Meus filhos: Emanuel, Juliana, minha nora Manira, meu genro Jean Carlos tem para receber e para que Deus dê ao Emanuel, Juliana, minha nora Manira, meu genro Jean Carlos condições de pagar todas as dividas.
    Por último peço oração no sentido que Deus envie um pessoa que posso comprar a casa de minha filho Juliana que custa R$ 200.000 (duzentos mil) reais.

    ResponderExcluir
  2. Oh Senhor, eis minha mais alta aspiração, que eu seja reavivada pelo Teu poder!!!

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com