domingo, 21 de setembro de 2014

Por que Deus permitiu o pecado?

Sua dúvida é bastante razoável. Muitas pessoas nos perguntam sobre este mesmo tema: Por que Deus criou o ser humano se sabia que ele iria pecar e trazer tanta desgraça sobre si mesmo?

A pergunta pode ir mais longe ainda: Por que Deus criou o anjo Lúcifer, se sabia que mais tarde ele iria se rebelar e transformar-se no grande inimigo de Deus e da raça humana?
           
Para uma melhor compreensão deste assunto recomendo-lhe a leitura dos primeiros capítulos do livro "História da Redenção" (Editora: CASA fone: 0800 9790606)

Mas de forma resumida, minha compreensão sobre este tema é a seguinte.
Deus com certeza sabe todas as coisas. Ele sabe o que já aconteceu e o que irá acontecer. Só que ele não interfere em uma coisa: na liberdade de escolha dos seres criados por ele.

Se Deus deixasse de criar a Lúcifer somente porque este no futuro daria muito trabalho, daria mostras de um certo tipo de manipulação. Não! Deus criou seres livres. Que tinham todos os motivos para amá-Lo, mas que também poderiam se voltar contra Ele próprio se o quisessem.

Deus não criou o "mal". Deus criou seres inteligentes e de grande capacidade. Mas por escolha pessoal Lúcifer e seus aliados escolheram duvidar da bondade de Deus, e se rebelarem contra seu governo.

Deus tem permitido o "mal" por tantos milênios, apenas para que sua real malignidade fique patente aos olhos de todo o universo. Quando Satanás levou os Judeus a matarem a Jesus, as afeições dos seres celestiais que não haviam pecado juntamente com Lúcifer se desfizeram por completo deste enganador.

Por semelhante razão Deus tem permitido a existência da raça humana. Deus criou uma raça linda e elevada, mas livre, com a possibilidade de pecar. Após uma prova, desconfiaram da bondade de Deus e comeram do único fruto que Deus havia lhes ordenado para não comerem. Era apenas uma prova, mas sua desobediência demonstrou que eles deixaram de confiar em Deus. Deus viu que eles foram enganados. Jesus se dispôs a vir e morrer no lugar deles para lhes dar outra chance. Mas cada filho de Adão e Eva deveria agora escolher de que lado gostaria de ficar neste grande conflito entre o bem e o mal.

Você vê que Deus pagou um preço alto pela liberdade que ele conferiu aos seres humanos. A morte de seu próprio filho. O trabalho incansável de milhões de anjos que trabalham em prol de nosso resgate.

Mas, por que então criou Deus a raça humana, sabendo que iríamos pecar? Esta é uma pergunta difícil, para a qual não temos todas as respostas. Mas uma coisa temos certeza: "Deus é amor" I João 4:8. Qualquer que seja a resposta ela sem dúvida passa pela certeza de que Deus nos ama muito.
Eu pessoalmente creio que Deus criou a raça humana, porque mesmo apesar da triste história do pecado, muitos iriam se colocar ao lado dEle no conflito contra o mal. Muitos iriam aprender a louvá-Lo em meio das tragédias causadas pelo pecado. Muitos se tornariam amados filhos em meio aos tormentos desta vida.

Eu, por exemplo, agradeço a Deus por ter tido o privilégio de nascer. Se não houvesse raça humana eu não teria nascido. Agradeço também por que apesar de minhas falhas e defeitos, tenho um salvador amoroso que morreu por mim que me perdoou lá na cruz, e que me ajuda a vencer através do Seu bom Espírito Santo.


Logo Cristo virá separar os que são dele dos que não são. Logo Jesus virá libertar os oprimidos pelo Diabo. E então eles receberão a vida eterna das mãos do Criador, e nunca mais quererão se afastar do Deus de amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com