sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Uso da Palavra "São" é Idolatria?

Oi, meu nome é José Lima. É o seguinte. Através do estudo da Palavra de Deus, aprendemos que não podemos ter nenhum tipo de adoração, se esta não for dirigida diretamente ao nosso grandioso Deus, Criador dos Céus, da Terra, do mar e das fontes das águas. Por que, em algumas traduções da Bíblia, se teima em colocar como “santos”, os discípulos e apóstolos de Jesus, como por exemplo, S. Mateus, S. João, S.Paulo, etc.? Isto está correto?

Prezado senhor José Lima,
Precisamos aqui separar três coisas: "são", "santo" e "adoração". Elas podem até ter algo em comum umas com as outras, mas são três coisas diferentes.
A palavra "são" pode não significar exatamente "santo". Segundo os nossos dicionários, "são" significa: "Sadio, salubre, saudável, salutar; higiênico. Reto, íntegro, justo, moral, verdadeiro, ortodoxo. Curado, restabelecido. Proveitoso, vantajoso, útil, lucrativo; razoável, judicioso, prudente. Ileso, salvo, incólume. Puro, impoluto, perfeito".
Adoração, devemos dirigir somente a Deus; a mais nada, nem a anjos (Ap 19:10), nem a preceitos ou mandamentos, nem a objetos sagrados. Portanto, nem tudo o que é santo deve ser adorado.
Etimologicamente falando, a palavra santo, quer dizer, "separado", e no contexto bíblico, "separado para Deus". Um conceito mais amplo dá à palavra "santo" o significado de pureza, e neste sentido Deus também é santo. Mas no sentido mais amplo que a etimologia da palavra permite, muitas coisas podem ser consideradas "separadas para Deus", ou seja, "santas", como por exemplo os anjos, objetos sagrados de um templo, mandamentos e preceitos, palavra, ou mesmo um ser humano que se converte para os caminhos do Senhor. É nestes termos então que "santo" e "adorável" passam a ser duas coisas distintas, porque nem tudo o que é santo deve e pode ser adorado; pelo contrário, o santo pode ser o adorador.
É por isto que a Bíblia espera que todo crente seja um santo. No conceito bíblico, ser santo não é ser um deus, nem ser algo absoluta e plenamente perfeito e venerável. Não. Ser "santo", segundo a Bíblia é ser um seguidor de Jesus; ser alguém que é separado do mundo para Deus, mesmo sendo ainda um pecador. Deus quer que sejamos santos. Veja os conselhos bíblicos sobre este assunto:
“Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo (1Pedro 1:13-16 - cf. Levítico 20:7)”. “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo (1Pedro 2:5)”.
Por que então chamamos os autores bíblicos de santos, colocando o termo "são" para preceder os seus nomes? “Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo (2Pedro 1:21)”.“Deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade (2Pedro 3:11)”.
No Novo Testamento, mais de setenta vezes os escritores bíblicos chamam os seres humanos que aceitam a Jesus de "santos" (Lucas 1:70; 9:26; Atos 3:21; Atos 9:13, 32, 41; 26:10; Romanos 1:7  Romanos 8:27; 12:13; 15:25-26, 31; 16:2, 15; 1Coríntios 1:2; 6:1-2; 7:14 ; 14:33; 16:1, 15; 2Coríntios 1:1; 8:4; 9:1; 9:12; 13:12-13; Efésios 1:1, 4, 15, 18; 2:19; 3:5, 8, 18; 4:12; 5:3; 6:18; Filipenses 1:1; 4:21-22; Colossenses 1:2, 4, 12, 22, 26; 3:12; 1Ts 3:13; 2Ts 1:10; 1Timóteo 5:10; Filemon 1:5, 7; Hebreus 3:1; 6:10; 13:24; 1Pedro 1:15-16; 2Pedro 1:21; 2Pedro 3:2; Judas 1:3; Apocalipse 5:8; 8:3-4; 11:18; 13:7, 10; 14:10, 12; 16:6; 17:6; 18:20, 24; 19:8; 20:9).
Concluindo, quanto à exclusividade, "adoração" sim, somente a Deus; ser "santo", não, eu e você também devemos ser santos, e os apóstolos foram santos. Se você é um seguidor de Jesus, e está a cada dia se separando para Deus, você é um santo, e, no sentido bíblico, poderia até ser chamado de São José Lima.


Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Qual é o significado de Isaías 19:19 e 20?

Um comentário:

  1. Olá!
    Concordo que a palavra SÃO é polissêmica. Entretanto, na bíblia quando aparece palavra "SÃO" anteposto aos nomes dos escritores bíblico significa SANTO. Trata-se de uma substantivo masculino(f.apoc. de santo, aquele que foi canonizado [abrev.: s] ).

    Parabéns pelo blog
    Abraço
    Ferreira

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com