quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Isaque e Rebeca Adulteraram?

Isaque e Rebeca adulteraram? Pelo que vejo, não houve a cerimônia de casamento.







Isaque conduziu-a até à tenda de Sara, mãe dele, e tomou Rebeca, e esta lhe foi por mulher. Ele a amou; assim, foi Isaque consolado depois da morte de sua mãe – Gênesis 24:67.

O que consideramos como casamento, em nossa mentalidade, é um tanto diferente do que se considera como casamento, teologicamente falando.

Hoje em dia, por exemplo, em nossa sociedade pós-moderna cristã ocidental, o casamento teologicamente válido é o casamento de ato civil, junto à comarca da cidade, e não a cerimônia que se faz na igreja ou a recepção que se faz na festa religiosa. Se um casal de jovens maiores de idade, for até o cartório, e casar-se legalmente, só no cartório, teologicamente falando, estão casados. Se eles forem somente à igreja e se unirem por uma cerimônia religiosa, teologicamente falando, não estão casados.
Por quê?

A Bíblia diz, em Gênesis, que "deixará o homem o seu pai e a sua mãe, se unirá à sua mulher, e ambos serão uma só carne". A ocasião desse verso se remonta a um contexto onde não havia nem cerimônia, nem ato civil. O que havia? O consentimento do pai e da mãe, e a relação sexual. Portanto, teologicamente falando, o casamento se consuma por dois atos: 1)O que a sociedade entende como sendo casamento; 2)A união de corpos.

Em nossos dias, alguém que se "casa" somente na igreja, perante a sociedade, continua solteiro. Em sua identidade, fica desimpedido de uma responsabilidade cidadã matrimonial que a própria ética da teologia exigiria. Já o casamento no civil, é o ato que coloca sobre a pessoa todas as exigências bíblicas do que um cônjuge deve assumir.

Nos dias de Isaque, como aconteciam os dois atos teológicos que montam um casamento? 1)Os pais escolhiam quem casaria com quem, e precisavam de uma testemunha. Abraão e Betuel já haviam escolhido quem seria o par ((Isaque e Rebeca); e Eliezer, as servas, a comitiva e os parentes já haviam testemunhado; esse foi o ato de reconhecimento social; 2)Eles foram pra barraca e fizeram tudo o que um casal tem direito. Essa foi a união em uma só carne.

Para aquela época, como a sociedade o considerava e se responsabilizava por um casamento assim, teologicamente falando, isso foi um casamento.

Hoje, tal ação, perante a sociedade, não traria nenhuma responsabilidade matrimonial aos participantes, portanto, teologicamente falando, seria uma fornicação.


Um abraço,


Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Tenho dúvidas sobre Romanos 8:28: "Sabemos que todas as coisas obram para o bem dos que amam a Deus, dos que têm sido chamados segundo seu propósito." Como são possíveis tais coisas?

2 comentários:

  1. Um comentário e uma pergunta de quem busca a instrução que vem de Deus:
    Não estariam os homens como sempre fazendo o possível para atrapalhar os preceitos que primeiramente pertencem a Deus? Como o próprio Mashiach Yeshua falou naquele tempo?
    Me refiro a Mateus 23.
    Logo depois disso como pergunta me lembro de Sh'aul (Apóstolo Paulo), repreendendo os de Corinto onde diz: Que nós os santos havemos de julgar os Anjos, como pois na sociedade de crentes damos mais importantes nas questões judiciais para a opinião da sociedade de impios?
    Não fomos separados? Não nos deu Deus o mandamento de constituir nossos juízes para julgar-nos nas questões terrenas? Esse mesmo Deus Eterno que não volta atrás, não mente, nem se arrepende não deu mandamento ao povo hebreu para constituir seus juízes?
    Sei que devemos respeitar as leis dos homens, mas desde que elas não anulem as leis do Eterno, pois chegará e em breve o tempo em que fazer um culto, ou uma cerimônia judaica de adoração será crime, e que faremos? Nos apostataremos para ter o nosso nome riscado do livro da vida?
    "Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?
    Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
    Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
    Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja?
    Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?
    Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.
    Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?
    Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.
    Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?" 1 Coríntios 6:1-9

    "Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;
    Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;
    E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
    E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
    E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.
    Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
    Mateus 23:3-8"
    Pastor por favor me oriente.
    A Paz!

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  2. e´´´´´´´´´´´irmao pastor defendo essa te´zi a muito tempo e jose e maria leia o começo d mateus

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