terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Em Apocalipse 22:11, Quem Fala é...


As palavras de Apocalipse 22:11 são proferidas pelo anjo ou por Jesus?

Sua pergunta é realmente interessante, porque a partir do verso nove vemos um diálogo entre João e um anjo. Ali no verso nove está claro que quem estava falando era o anjo do verso oito, e não Jesus, pois ele não aceitou adoração. As palavras do verso 10 também são do mesmo narrador, pois João coloca-as como uma continuação, ao afirmar, “disse-me ainda”. Mas a narrativa parece seguir sendo a mesma até se misturar com um discurso que não pode ser de outra pessoa senão Cristo, por dizer que vem sem demora (vs 12), que é o Alfa e o Omega (vs 13) e por se identificar pessoalmente (vs 16) como Jesus.
A problemática está no verso 11, por não ter uma identificação do narrador e por possuir palavras que, aparentemente, podem ser tanto de Jesus quanto do anjo. Algumas edições bíblicas as Sociedade Bíblica atribuem estas palavras ao anjo, por parecerem ser uma continuação muito direta das palavras do verso 10. Entretanto, parece mais plausível terem sido estas palavras ditas por Cristo, e não pelo anjo, pela seguintes razoes:
Contexto – Ao Jesus Cristo, nosso exaltado Sumo Sacerdote e Juiz, confluir o Seu ministério de intercessão, Ele pronuncia a sentença do julgamento e usando essas solenes palavras. Elas definem para sempre o destino de cada pessoa que viveu sobre a face da Terra. A Bíblia nos assegura que é Deus quem fará o que é certo em favor de cada um de nós (Gn 18:25). Estas palavras se aplicam especialmente ao tempo quando se decidirá o futuro de cada pessoa.  Esse decreto se pronunciará ao concluir o juicio investigador. Como todas estas ações fazem parte do ministério de Cristo, e não de um anjo, é muito mais lógico que ele proclame o referido.
Paralelismo – Os comentaristas bíblicos vêem uma aplicação mais ampla estas declarações quando as comparam com as palavras de Cristo na parábola do joio, em Mateus 13:30. Como Ele já dissera tal declaração uma vez, é obvio ser o autor do termo.
Lógica textual – O texto se monta melhor com o verso seguinte do que com o anterior.
Portanto é muito cabível dizer que “ao completar a purificação do santuário (iniciada em 1844), Jesus dirá: Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se”, porque por esta ocasião estará sendo fechada a porta da graça e o destino de todos estará para sempre selado.

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Com é visto perante a Lei de Deus um policial que mata uma pessoa para se defender?

Um comentário:

  1. Eu estava procurando outra coisa e acabei encontrando coisas melhor... a palavra o nome de Deus fiquei surpresa gostei muito valeu a pana. obrigado e Deus te abençõe a nós todos abraços até +++++

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com