sábado, 9 de abril de 2011

Mandamento Só Pra Israel ou Para Toda a Humanidade?



Em Eclesiastes 12:13 está escrito para temer a Deus e guardar os Seus mandamentos, porque este é o dever de todo homem. Mas em Êxodo 31:16 e 17 está escrito que o sábado deveria ser guardado pelos filhos de Israel e que seria um sinal perpétuo entre Deus e os filhos de Israel. Como devo entender? Em uma passagem está escrito “para todo homem” e na outra “para os filhos de Israel”... Estou confusa...


Sua pergunta reflete o questionamento de alguém que, sinceramente espera encontrar na Bíblia uma verdade que não se contradiz. Isso é lindo!
Como você bem mencionou, o sábado era um sinal perpétuo entre Deus e Israel. E como você citou acertadamente, a guarda dos mandamentos (incluindo o sábado) é dever de todo ser humano. Entretanto isto não se contradiz, por razões textuais extraídas do próprio texto do livro de Êxodo, que são:
a) A ausência da palavra “só”. Observe que, apesar de ali declarar que aquela era uma aliança para Israel, não está dizendo que era só para Israel. Pensar que existe ali um exclusivismo da obrigação da guarda do sábado para o povo de Israel seria como se, quando eu dissesse a você: “Jesus te ama”, pensássemos assim: Ele está dizendo que Jesus não ama mais ninguém.
b) A presença da palavra “perpétua”. “Aliança Perpétua” denota um compromisso inquebrável, eterno, sem fim. O sentido é de duração sem fim. O sábado teve começo com o mundo (Gn 2:3) e aqui durará pela eterna Nova Terra (Is 66:22 e 23).
c) A justificativa da perpetuidade da aliança. “Porque em seis dias, fez o Senhor os céus e a Terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento”. Deus estava cansado ao terminar de criar o mundo? Não. Mas por que Ele descansou? Para dar o exemplo. Exemplo para o povo de Israel? Não, pois não havia povo de Israel. Aliás, o povo de Israel surgiu milênios depois. O exemplo era para “todo o homem”.
d) O termo “Israel”. Aquele povo era separado para Deus, como nação, o Israel Antigo. Depois que rejeitaram a justiça de Deus (Rm 10:1-15) perderam este privilégio. Mas o privilégio não acabou; foi transferido para o “Israel Espiritual” (Rm 10:16-21 e cap 11). Todos aqueles que não rejeitam a justiça de Deus e Seu Enviado (Jesus) passa a ser seu povo, israelitas espirituais, por, pela fé, serem feitos filhos da mesma promessa feita a Abraão (ver também Rm 9:6 e Gl 6:16).
Guardar o sábado é um privilegio de “todo o homem” que aceita ser parte do povo escolhido de Deus, o “Israel Espiritual” (Ez 20:12 e 20).
Como irmãos que compartilham a mesma fé de Abraão, prossigamos firmemente pela carreira que a nós está guardada, até juntos estarmos na eternidade.

Seu irmão em Cristo,

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Lendo Lucas 4:14-23 me surgiu a pergunta: Jesus leu em pé e pregou sentado? Em que lugar Ele se assentou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com