segunda-feira, 4 de abril de 2011

Anticristos de 1João 2:9 em comparação com Apocalipse 18:4

Quando os anticristos mencionados em I João 2:9 saírem do meio do povo de Deus, os que permanecerem incluirse-ão como o povo que sai de Baiblilônia (Ap 18:4)? E então virá o fim?


O verso 18 da primeira epístola de João nos mostra que ele “põe o leitor frente a frente com os pensamentos do fim das coisas terrenais, com a chegada do ‘tempo do fim’ e com a vinda do Salvador (cf. verso 28 e cap 3:2)”. Para este contexto ele fala sobre o “Anticristo”. João parte do pressuposto que seus leitores já estavam familiarizados sobre o tal anticristo e sua identificação. Sem dúvida o apóstolo pensava em “heresias de sua época com o docetismo e a heresia de Cerinto, ramificações do gnosticismo de então.

O termo “vem” pode ser traduzido também como “está por vir”. A flexão do verbo dá ênfase à certeza de um acontecimento ainda no futuro – em relação àquela época.

Veja que, ele coloca o anticristismo no plural (muitos anticristos) referindo-se, não a uma manifestação específica, mas numa classificação de todos os adversários heréticos.

João deixa claro que muitos destes “anticristos”, ou seja, pessoas que parecem ser cristãs mas no íntimo não são, em determinados momentos estão entre os seguidores fiéis. É uma situação contrária à encontrada em Ap 18:4, quando muitos fiéis podem estar vivendo entre os apóstatas.

Este grupo aqui mencionado (I Jo 2:18 e 19) são pessoas que não havia experimentado o arrependimento genuíno ou pertencido, de coação, à igreja. Sua saída da igreja demonstrava a debilidade de sua relação com Cristo e a com a igreja.

João aqui adverte aos seus leitores quanto aos perigos que ameaçam a senda do cristianismo, já que havia a possibilidade de que alguns que pertenciam a Cristo pudessem extraviar-se. Se apartam-se da igreja é devido sua própria escolha, e não por algum decreto divino irrevogável.

Apocalipse 18:4 pode ser um convite aos crentes que estão vivendo entre os apóstatas, em todas as épocas e lugares, mas seu teor específico está relacionado aos últimos eventos nesta terra.

I João 2:9 menciona falsos crentes vivendo entre os fiéis e posteriormente se apartando dos mesmos. Ele referiu-se a um contexto específico de sua época mas suas palavras são aplicativas a todos os tempos e lugares, inclusive para o tempo do fim.

Pouco antes da volta de Jesus, o mundo chegará a um clímax do conflito cósmico entre o bem e o mal. Neste contexto, haverá ênfase na pregação, transformação e grandes conversões efetuadas em pessoas, pelo Espírito Santo, e, consequentemente, perseguição ao povo de Deus. Isto gerará o que poderíamos chamar de “sacudidura”. Explico, muitos que hoje não se identificam com os filhos de Deus, se declararão ao lado da verdade e juntar-se-ão aos fiéis. Outros que são tidos como crentes, mas não realmente ligados a Deus, sairão de vez para o mundo corrompido.

Isto porque o joio e o trigo hoje estão juntos, conforme a parábola contada por Jesus. Em todas as representações existem fiéis ocultos de Deus. E na mais pura igreja também existem infiéis.

Na ausência da perseguição, têm entrado para nossas fileiras homens que parecem sãos, de inquestionável cristianismo, mas que, caso surgisse a perseguição, sairiam de nós.

Quando a lei de Deus for anulada, Sua igreja será peneirada por provas terríveis, e uma proporção maior do que agora podemos prever, dará ouvidos a espíritos enganadores e doutrinas de demônios.

Os lugares vagos nas fileiras serão preenchidos pelos que foram representados por Cristo como tendo chegado na hora undécima. Há muitos com quem o Espírito de Deus está lutando. O tempo dos juízos destruidores da parte de Deus é o tempo de misericórdia para aqueles que [agora] não têm oportunidade de aprender o que é a verdade. O Senhor olhará para eles com ternura. Seu coração compassivo se enternece, e a mão do Senhor ainda está estendida para salvar, enquanto a porta é fechada para os que não querem entrar. Será admitido um grande número de pessoas que nestes últimos dias ouvirem a verdade pela primeira vez.

O fim não virá simplesmente porque haverá estas significativas migrações de crentes verdadeiros e falsos de um lado para outro, mas é porque Jesus estará pertinho de voltar que isto ocorrerá.

Permaneça fiel a Deus, para não ficar sem sair de babilônia, nem sair da igreja do apóstolo João.

Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior

Fonte: Resposta baseada no SDABC e no livro Eventos Finais.

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Existe algum caso de rebatismo na Bíblia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com