domingo, 10 de abril de 2011

Jesus Leu em Pé e Pregou Sentado





Lendo Lucas 4:14-23 me surgiu a pergunta: Jesus leu em pé e pregou sentado? Em que lugar Ele se assentou?






Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir...
Lucas 4:16, 20 e 21

O termo usado nesta referência bíblica, que para nós é traduzido como “ler”, no contexto original grego do Novo Testamento era uma palavra que se empregava para referir-se à leitura pública das escrituras (Atos 13: 27; 15: 21; Col. 4: 16; 1 Tes. 5: 27) Era de se esperar que se pedisse a Jesus que lesse as Escrituras e que pregasse um sermão ao regressar a Nazaré, pois isto se podia pedir a qualquer israelita maior de 12 anos. Jesus o havia feito ainda sendo menino, e sua fama como pregador na Judéia (João 3:26) fez que seus conterrâneos de Nazaré sentissem anelo de escutar o que ele tinha a dizer. O costume era que, o que lesse a passagem escolhida dos profetas, também apresentasse o sermão.
A reverência para com a Palavra escrita exigia que a pessoa que a lesse publicamente permanecesse de pé enquanto o fazia. Assim se lia “a lei e os profetas”.
O costume exigia que o leitor estivesse de pé para ler a lei e os profetas, mas para apresentar o sermão que seguia à leitura, o pregador se sentava em uma cadeira especial, algumas vezes chamada “cadeira de Moisés”. Esta cadeira ficava sobre uma plataforma, perto do púlpito de onde se lia. Quando Jesus pregava e ensinava, com freqüência, e talvez em forma habitual, ele se sentava (Mat. 5: 1; Mar. 4: 1; Luc. 5: 3; João 8: 2), costume que, pelo menos em certas ocasiões, os  seus discípulos seguiram (Atos 16: 13).

Seu irmão em Cristo,

Twitter: @Valdeci_Junior


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
A “serpente” de Genesis 3:1 era uma mera cobra, ou isto é um símbolo? Se era um mero animal, foi justo o que aconteceu com Adão e Eva?

2 comentários:

  1. a cadeira que Jesus se assentou chamada de Cadeira de Moises.. seria entao a cadeira do Messias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo que sei essa cadeira era uma cadeira especial para o messias,ficou 30 anos esperando por esse grande dia,o dia que jesus,ja tinha feito 30 anos e se assentou na cadeira,que durante 30 anos ninguém tinha se assentado

      Excluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com