quinta-feira, 21 de abril de 2011

Anjos Com Medo de Abismo?



Na história de Lucas 8:26-39, a que abismo os anjos caídos não queriam ir?

Esta história está em Mateus 8:28-34; Marcos 5:1-20 e Lucas 8:26-39. Mas a menção a enviar  ao abismo é feita somente no relato de Lucas (8:31 – E lhe rogavam que não os mandasse ao abismo). Marcos (5:10 E rogou-lhe com insistência que não o enviasse fora desta região) fala sobre enviar para fora daquela região, e Mateus (8:31 – E os demônios lhe rogaram:Se nos expulsas, permite-nos ir a esta manada de porcos”) mostra que na realidade foram para uma manada de porcos.
Em Marcos vemos que o desafiante demônio agora se comportou como um suplicante que pedia misericórdia a Jesus. Talvez temesse por sua vida (Mc 1:24). Marcos disse somente que o demônio pediu para ir para “fora daquela região”.
Mas Lucas foi mais específico ao detalhar o itinerário deste capeta. Lucas disse, “ir ao abismo” (Lc 8:31). A palavra grega traduzida como abismo é ábussos, "abismo", "profundidade", "lugar inacessível", "lugar dos mortos" (Ap 20: 1). En Gn 1:2 e 7: 11 (LXX), ábussos corresponde ao Hebraico tehom, traduzido na Almeida Revista e Atualizada como "abismo". Em Jó 28:14 (LXX) corresponde a "mar", mas também tem sido traduzido como "abismo". Em Rm 10: 7, "abismo" ábussos é usado para descrever o lugar "dos mortos", ou seja a tumba. Em Ap 9: 2, 11; 11: 7; 17: 8; 20: 1, 3, ábussos tem sido traduzido como "abismo" (Em todas estas passagens, se lê "Abismo" na Bíblia de Jerusalém.
O uso da maiúscula aparentemente lhe dá a categoria de um nome próprio).Usado como adjetivo, no grego clássico, este vocábulo significa "insondável, "ilimitado", "sem fundo".
De qualquer maneira, quando, no contexto judaico, se fazia a referência metafórica a abismo, fosse na língua hebraica ou no idioma grego, estava se referindo a um lugar solitário, terrível e indesejável. Melhor dizendo, um lugar para onde não se quer ir, seja a sepultura ou o fundo do mar.
O demônio nunca havia se confrontado cara a cara com Jesus, o qual reconhecia ser Deus. É evidente que conhecendo o caráter divino e sua onipotência, temeu pela vida. E figuradamente pediu para que não o matasse. Que não o enviasse para a sepultura, para as profundezas do mar.
Amigo, busque sempre estudar os ensinos de Jesus, lendo a Bíblia, e ser amigo dEle, orando bastante e conversando em oração. Assim fazendo, você vai se acostumar a estar perante Ele, ainda que como por um espelho (I Co 13:8). E tendo este hábito, terá o desejo de vê-lo face a face (13:12). E quando Ele apontar nas nuvens dos céus (Ap 1:7) você não vai temê-lo diante de uma situação de morte (Ap 6:16) mas poderá alegremente dizer: Este é o meu Deus, a quem eu aguardava ( Is 25:9 )!!!

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Se Deus vetou o acesso à árvore da vida a Adão e Eva depois que eles pecaram, expulsando-os do Éden, e se Satanás andava pelo Éden, por que ele, Satanás, não comeu do fruto da árvore da vida?

Um comentário:

  1. Porque ele é espirito e sendo espirito não morre, além disso sendo espirito não pode comer nada material, a não ser que se materialize em corpo humano como Deus fez diversas vezes no velho testamento, a única forma de Satanás comer seria incorporando em uma pessoa, mas mesmo assim o beneficiado seria o corpo humano e não o espirito.

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com