segunda-feira, 11 de abril de 2011

A Cobra de Adão e Eva



A “serpente” de Genesis 3:1 era uma mera cobra, ou isto é um símbolo? Se era um mero animal, foi justo o que aconteceu com Adão e Eva?




1 ¶ Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? – RA.

1 ¶ A cobra era o animal mais esperto que o SENHOR Deus havia feito. Ela perguntou à mulher: —É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim? – NTLH.

1 ¶ Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? – RC.


A serpente é apresentada como a criatura mais astuta que existia. A palavra que em nossas versões é traduzida para astuta, esperto e sagaz, é o termo hebraico “arum”. Esta palavra aparece muitas vezes na Bíblia no sentido favorável de ser prudente (ver Prov. 12: 16, 23; 13: 16; 14: 8, 15, 18; 22: 3; 27: 12). Porque a serpente era um dos seres criados que Deus havia declarado como “bom”, e até mesmo “muito bom” (Gênesis 1:25, 31). A fim de realizar a sua obra sem que fosse percebido, Satanás preferiu fazer uso da serpente como disfarce ao propósito de enganar. A serpente era então uma das mais prudentes e belas das criaturas da Terra. Tinha asas, e enquanto voava pelos ares apresentava uma aparência de brilho deslumbrante, tendo a cor e o brilho de ouro polido. Pousando nos ramos profusamente carregados da árvore proibida, e saboreando o delicioso fruto, era seu objetivo chamar a atenção e deleitar os olhos de quem a visse. Assim, no jardim da paz emboscava-se o destruidor, a observar a sua presa.

A característica má das serpentes de hoje é um resultado da queda e da maldição que se seguiu, e nao uma característica que o animal possuía quando fora criado.

Serpente, no texto de Gênesis 3:1, era um animal verdadeiro, pois a declaração do texto é éxplicita. Mas todas as Escrituras esclarecem amplamente que a serpente mesma não foi responsável pela queda do homem, mas sim, Satanás (ver João 8: 44; 2 Coríntios. 11: 3, 14; Romanos 16: 20). Com tudo, Satanás, em um sentido figurado, ocasionalmente é chamado de serpente porque ele usou-a como um meio de alcançar o seu objetivo enganando o homem (ver Apocalipse 12: 9; 20: 2).

A queda de Lúcifer, que havia sido o primeiro entre os anjos do Céu (Isa. 14: 12, 13; Eze. 28: 13-15), obviamente precedeu à queda do homem. Deus, que conversava diariamente com o homem no jardim, não havia o deixado na ignorância dos acontecimentos no céu, mas o havia inteirado da apostasia de Satanás e de outros anjos. Adão deveria tomar cuidado, pois eles poderiam aparecer a qualquer momento.

Talvez Adão e Eva esperaram que Satanás aparecesse como um anjo e se sentiram preparados para enfrentá-lo como tal, para afastar suas tentações. Mas em lugar disto, Eva se deparou com uma serpente, o que a tomou por surpresa. Mas isto de maneira alguma serviria de desculpa para Eva, mesmo que seja verdade o fato de que ela foi eganada (ver 1 Tim. 2: 14; 2 Cor. 11: 3).

A prova dos nossos primeiros pais foi permitida para provar a sua lealdade e amor. Era essencial para o seu desenvolvimento espiritual, para a formação do caráter. Felicidade eterna haveria sido o resultado para eles, se houvessem saído impunes da prova. Posto que Deus não queria que fossem tentados acima da capacidade que tinham para resistir (1 Cor. 10: 13), não permitiu que Satanás se aproximasse deles ostentando a semelhança de Deus, e em qualquer outro lugar. Só poderia ser naquela árvore. Por tanto, Satanás veio na forma de um ser muito inferior a Deus e ao próprio homem. Ao permitir que Satanás, usando como medio de aproximação um mero animal, os persuadisse a quebar uma orde de Deus, Adão e Eva caíram duplamente, sem desculpas.

Um abraço,
Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Como explicar o fato de que o trono apocalíptico é chamado apenas de “trono de Deus e do Cordeiro” (Apoc. 22:1 e 3), sem qualquer alusão ao Espírito Santo?

 

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