terça-feira, 3 de maio de 2011

Jovens, Idosos e Viúvas

Por favor, gostaria de saber o significado do texto de I Timóteo 5:1-16.

Este trecho da Bíblia para o qual você pede uma explicação, ensina como tratar a cada pessoa. Primeiro, como tratar com os jovens e com os idosos. Depois sobre as viúvas.
Aos jovens e aos idosos (versos 1 e 2).
O jovem Timóteo precisava manter o relacionamento certo com cada membro da igreja. Ele não foi deixado em Éfeso para dominá-los, mas para exortá-los em amor (veja 1:3-5). Os membros da “casa de Deus” (veja 3:15) devem ser tratados como “pais”, “mães”, “irmãos” e “irmãs” no Senhor. Os idosos merecem respeito, e a conduta do evangelista entre os da mesma idade deve ser temperada com amor e cautela (5:1-2).
A Bíblia não é apenas um livro de doutrinas, mas está cheia da mais prática instrução. Seria uma maldade pensar em fingir sermos sãos em doutrina e descuidados em nosso comportamento. Timóteo era um jovem, e devia se lembrar disso em suas atitudes para com os outros (1 Tm 5:1). Aqueles que são jovens devem agradecer ao Senhor pelos crentes mais velhos. E aqueles que são mais velhos devem se lembrar de que os jovens serão encorajados se puderem ver um exemplo piedoso na vida das pessoas mais velhas.
Os obreiros do evangelho são respeitados e amados pelos crentes por serem servos do Senhor. Assim, é fácil caírem no orgulho e tratarem as pessoas arbitrariamente. Eles, porém, devem tratar e servir qualquer pessoa com coração humilde. Não devem repreender o idoso, antes, exortá-lo como se fosse o seu próprio pai; e aos moços, como a irmãos, com amor. E às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza.
Às viúvas (versos 3 a 16).
Em 1 Timóteo 5, Paulo define a responsabilidade da igreja em cuidar das cristãs viúvas. Vemos, claramente, em 1 Tm 5:3-16, a responsabilidade da assembléia para com as viúvas. Algumas delas estavam em necessidade, e deviam ser auxiliadas financeiramente pela assembléia. Algumas, depois de perderem o marido, não reconheciam que Deus tinha algo para ensinar-lhes. Se agissem como no versículo 13, seria uma triste evidência de que lhes faltava dependência no Senhor.
Paulo deixa absolutamente clara a distinção entre o papel dos cristãos, individualmente, e o da igreja, coletivamente: "Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus.... Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.... Se alguma crente tem viúvas em sua família, socorra-as, e não fique sobrecarregada a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas" (1 Timóteo 5:4,8,16). Devemos prestar atenção nesta leitura. As pessoas que ensinam a falsa noção de que a igreja pode fazer coletivamente tudo o que o indivíduo faz em termos de beneficência estão se colocando numa posição perigosíssima. Além de sobrecarregar a igreja, podem estar negando a fé! W.E. Vine, no seu dicionário de palavras do Novo Testamento, comenta sobre este trecho: "Há uma sugestão da tendência de abandonar responsabilidade individual à custa da igreja."
Neste capítulo, aprendendo como lidar com vários tipos de irmãos, percebemos que as viúvas entre os irmãos devem ser “honradas” (5:3). A palavra aqui traz o duplo sentido de “respeito” e “recompensa” financeira (veja 5:4; compare Atos 6:1-2). Enquanto todas as viúvas devem receber “respeito” dos membros como “mães”, nem todas elas se qualificam para receber sustento financeiro da igreja. As seguintes regras determinam as “viúvas verdadeiras” que podem receber essa ajuda:
1) Não há filhos ou netos para cuidar dela (5:4, 8, 16). É necessário que os filhos tenham cuidado dos pais idosos porque isto é a vontade de Deus e evita que a igreja seja “sobrecarregada”.
2) Mente espiritual (5:5-6). A viúva verdadeira pensa nas coisas espirituais. O dinheiro da igreja não deve ser usado para sustentar quem vai se entregar aos prazeres da carne.
3) Idade suficiente (5:9, 11-15). A verdadeira viúva tem pelo menos 60 anos de idade. As mais novas devem casar e ter famílias para não cair nas tentações que vêm com uma vida sem direção.
4) Caráter provado (5:9-10). O caráter da viúva é provado pela sua fidelidade ao marido e pelas suas boas obras já reconhecidas entre os irmãos.
Nós temos a responsabilidade de cuidar das viúvas necessitadas. Como na época do Antigo Testamento, as primeiras igrejas também ajudavam as viúvas com muito interesse. Mas, se alguma viúva tem filhos e netos, então eles devem servir. E, se algum crente tem viúvas em sua família, este deve servi-las para que a igreja não fique sobrecarregada. Porém, devem honrar as verdadeiras viúvas. A verdadeira viúva é aquela que não tem amparo, espera em Deus, persevera em súplicas e orações, noite e dia e são recomendadas pelo testemunho de boas obras. Por outro lado, é melhor que as viúvas novas se casem, criem filhos, sejam boas donas de casa e não dêem ao adversário ocasião favorável de maledicência. Assim, o ministro do evangelho precisa da sabedoria e da experiência para ajudar a cada pessoa.
A religião genuína alcança os necessitados. A Bíblia diz em Tiago 1:27 “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.”
Que o Senhor possa nos dar humildade, coração abrangente e sabedoria para servir as várias classes de pessoas!
Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
No Salmo 7:9, em algumas traduções diz que Deus sonda o coração e em outras diz que Ele sonda os rins. O que está correto?

2 comentários:

  1. pastor min respode eu hora para eu encomtra uam pessoa pra eu casar e pecado
    sou viuva14 naos fiquei muito jovem viuva com duas menina agora ela casou mikn sinto sosinha por que min sinto muito mal quando voua igreja sosinha sem uam companinha pois minhas filhas era minha companinha

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com