A antiga tradição judaica atribui o livro a Moisés. O Talmud babilônico afirma: "Moisés escreveu seu próprio livro, e as passagens referentes a Balaão e Jó" (Baba Bathra, 14b, 15a). Esta afirmação é recusada pela maioria dos eruditos modernos como também o foi por muitos anteriores. Alguns sugerem a Eliú, Salomão e Esdras como possíveis autores. Outros crêem que o livro é obra de um autor desconhecido, talvez do tempo de Salomão, ou do tempo de Davi, ou do período do cativeiro. Todas estas afirmações que receberam o amplo apoio de diversos autores, são tão só conjecturas, carentes de suficiente comprovação, tanto interna quanto externa, para que se as aceite sem dar lugar a dúvidas.
O comentário bíblico SDABC concorda que a tradição que atribui o livro a Moisés seja muito plausível. Moisés passou 40 anos em Midiã, o que lhe daria amplos antecedentes que explicam o forte sabor arábico evidente em todo o livro. A formação egípcia de Moisés também explica as alusões à vida e práticas egípcias. O quadro de Deus como criador e sustentador corresponde bem com a narração da criação conservada em outro livro escrito por Moisés.
O grande e respeitado teólogo Mathew Henry, em seu comentário bíblico, faz a seguinte declaração: “Este livro [Jó] recebe este nome por causa de Jó, cuja prosperidade, aflição e restauração estão aqui registradas. Ele viveu pouco depois de Abraão, ou, quem sabe, antes deste patriarca. É o livro mais antigo que existe”. Thompson concorda com esta última frase, comentando que o livro de Jó é “considerado por muitos estudiosos o livro mais antigo da Bíblia”. O comentário de Dwight Moody ainda contribui explicando que “o nome do livro e do seu herói, 'iyyôb, aparece em textos extra-bíblicos que datam desde 2000 A .C.”. Isto chega perto do comentário que E.White fez de que quem escreveu o livro de Jó foi “o pastor de Midiã”.
Alguns eruditos não aceitam a Moisés como autor porque encontram disparidade de estilo entre Jó e outros livros atribuídos a Moisés. O argumento que se baseia no estilo é débil. Afirmar que Moisés é o autor do livro de Jó não exclui a possibilidade de que uma boa parte do material tivesse podido estar já em forma escrita -redigido, talvez pelo mesmo Jó. O tema de Jó é completamente diferente dos temas dos outros livros de Moisés e portanto requer outro enfoque.
Por outra parte se pode demonstrar que há semelhanças notáveis de estilo. Por exemplo, certas palavras usadas no livro de Jó aparecem também no Pentateuco, mas não em outro lugar do AT; muitas outras palavras comuns a Jó e ao Pentateuco raras vezes são usadas por outros escritores bíblicos. O título "El-Shaddai”, "o Todo-poderoso", é usado 31 vezes no livro de Jó e 6 vezes no livro do Gênesis, mas não aparece nesta forma particular em nenhum outro lugar da Bíblia..
Que Deus o abençoe,
Twitter: @Valdeci_Junior
Pergunta Que Será Respondia Amanhã:
O que quer dizer a expressão “e era grande aquele sábado”, mencionada em João 19:31?
Puxa vida! Muito obrigada pelos esclarecimentos! Parabéns!
ResponderExcluirComecei em meados de 2012 os meus estudos acerca da bíblia. Decidi por mim mesma que queria aprender a VERDADE sobre Deus. E qual o meio que deveria usar senão a Bíblia? livro MARAVILHOSO que traz as raízes da minha crença em Deus!
Tenho infinitas indagações, por outro lado, muita coisa já estão esclarecidas para mim, como por exemplo o plano de Deus para a humanidade: a salvação através do seu filho: JESUS, O NAZARENO.
Obrigado meu amigo pelos seus esforços em busca do conhecimento da verdade e por transmitir em sua pagina que tem ajudado os amantes da palavra.um abraço Pr.Enzo Gabriel
ResponderExcluirEssa é para mim uma pergunta que não quer calar. O autor do livro talvez seja uma pessoa desconhecida, que não tem o nome mencionado na Bíblia e talvez fosse um gentio convertido e talvez seja até contemporâneo a Josué. Porém eu discordo com a possibilidade de Moisés ter escrito o livro.
ResponderExcluirRealmente o Talmud coloca que Moisés escreveu passagens referentes a Jó, porém não fala que ele escreveu o livro de Jó. Entretanto, na tradição judáica, no Sefer HaYashar nós encontramos passagens que fala sobre Jó e pela inscrição podemos observar que nos tempos do nascimento de Arão e pouco antes do nascimento de Moisés, Jó ainda não era um servo de Deus e portanto, como no livro nos conta que Jó ainda viveu 140 anos depois do sofrimento. Assim, quando Moisés morreu Jó ainda era vivo, assim Moisés não poderia ter escrito o livro.
A paz do Senhor para Todos!
ResponderExcluirSeria muito interessante alguém ter a certeza do autor do livro de Jó. Porém o conteúdo é o que nos edifica e nos faz acreditar ainda mais na Misericórdia de Deus. Eu ligo as seguintes citações bíblicas:
"O desejo dos justos é tão somente para o bem, mas a esperança dos ímpios é criar contrariedades". (Provérbios 11:23)
"Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano
Salmos" 20:4
o Desejo de Jó:
"Quem me dera agora, que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera, fossem gravadas num livro!" (Jó 19:23)
Deus atendeu o desejo do coração de Jó.
Irmãos,
Não importa "quem" Deus vai usar para realizar os nossos sinceros desejos. Eles se cumprirão e edificarão nações.
Deus seja eternamente Louvado!
Pastor Joaquim Ezequiel
Era uma duvida q eu tinha, mas agora foi esclarecidos em minha mente.
ResponderExcluirQuem escreveu livro de jo
ResponderExcluirem que ano
ResponderExcluir