quinta-feira, 11 de julho de 2013

DE ESCOLHA EM ESCOLHA - Provérbios 04-07

E de capítulo em capítulo, vamos avançando, passo a passo, dia-a-dia, em direção ao final da Bíblia, na mesma medida que vamos avançando para o final do ano. Está certo que o final do ano não esteja tão perto assim, mas já estamos passando da metade dele. Já se foram 192 dias e faltam 163 para o ano acabar. Já fizemos a leitura de 19 livros da Bíblia, e estamos agora lendo o vigésimo, o livro de Provérbios.
Provérbios tem muita coisa boa a nos ensinar. E como é impossível uma pessoa aprender aquilo que ela acha que já sabe, pelo fato de que quem ensina a si mesmo tem um tolo como professor, então, vamos aprender com o sábio Salomão, lendo a Bíblia. Quando fizer sua leitura de hoje, irá aprender muito. Esse será seu maior aprendizado. Além dele, quero dar um toque sobre alguns pontos de cada um desses quatro capítulos.
Com Provérbios 4, podemos aprender que a revelação das Escrituras é progressiva. O verso 18 diz que a vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia. Ou seja, aquilo que o ser humano sabe hoje sobre Deus, provavelmente não é o que ele saberá amanhã. Amanhã saberemos o que já sabemos hoje, e um pouco mais. Nosso conhecimento sobre Deus deve estar sempre de mente aberta ao novo, ao aprendizado.
No capítulo cinco, há uma advertência contra o adultério, que é um emaranhado de enganos que levam o ser humano à morte. Como dizia Carlos Drummond de Andrade , "No adultério há pelo menos três pessoas que se enganam." E o engano leva à morte. Então, se você quer se livrar da morte, leia esse capítulo.
Em Provérbios 6, vemos as advertências contra a insensatez (versos 6-13). Encontramos uma grande lição sobre a conduta cristã, que poderíamos parafrasear num ato de proverbiar mais contemporâneo dizendo simplesmente que se mexer faz bem.
E no capítulo 7, percebemos o quanto o assunto da pureza sexual, versus  a lascívia, o adultério e a luxúria é um assunto sério. Se há quase três mil anos, esse era um assunto com o qual precisava haver tanto cuidado, imagine hoje, no nosso mundo moderno, onde as tentações são tantas, tão assustadoramente escachadas. É realmente um perigo de morte. Ainda bem que os ensinos bíblicos nos ensinam a proceder diferente.
Mas estou feliz com você, porque fez a escolha certa, ao ler um comentário que fale sobre Deus. É de escolhas assim que o seu destino feliz será construído. Então, escolha também fazer sua leitura bíblica de hoje.


Valdeci Júnior

Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com