sábado, 13 de julho de 2013

DISCIPLINA DISCIPLINADA - Provérbios 12-15

Uma internauta fez uma pergunta muito interessante: “Por que os outros prosperam e eu não?” Dei um suspiro quando a li. Então, pensei: Será que os outros prosperam mesmo? Como a grama do vizinho é mais verde, né? Será que você realmente não prospera? O que é prosperar? Como prosperar?
Quando estava vivendo no campus universitário, ainda estudando na faculdade, eu lembro que, certo dia, estava bem angustiado. No dia seguinte, eu sairia do campus para realizar o trabalho mais difícil e duro que já vi em toda a minha vida. Eu tinha uma meta para atingir. Nesse estado de angústia, encontrei um dos diretores da faculdade. Ele notou minha aflição através da expressão do meu rosto. Perguntou o que eu tinha. Quando respondi, ele me encarou nos olhos, firme, sério e disse, num tom bem solene: “O segredo para o sucesso desse trabalho se resume numa palavra: dis-ci-pli-na.”
Fiquei pensando e concordei com ele. E por trás dessa palavra há muita coisa. Nunca mais a esqueci. Toda a preocupação da leitura bíblica de hoje também poderia ser resumida em disciplina. Com é difícil ter disciplina e ser disciplinado em tudo. Mas, por outro lado, como é incrível ver que a disciplina é realmente uma mola que nos joga para o sucesso. Não o sucesso segundo o que o mundo pensa, mas sucesso de acordo como o que a sabedoria designa ser sucesso.
Você é disciplinado em todas as áreas, em todos os detalhes da sua vida? Não. É impossível? Realmente é um desafio. Mas o livro de provérbios pode ajudar muito nisso. Só na leitura de hoje, há muitas dicas sobre boas disciplinas da vida, na área dos relacionamentos, no campo econômico dos negócios, sobre tomadas de decisões, falando acerca da psicologia, dos cuidados com a casa, como proceder nos tempos de crise e várias outras coisas boas sobre a boa arte da disciplina.
Vinda do termo latino “disciplina” também, essa é uma palavra que originalmente significava e ainda significa “ação de se instruir”, “educação”, “ciência”, “disciplina”, “ordem”, “sistema”, “princípios de moral”. Ela é uma palavra que inspira algo mais: inspira o pensamento de obediência a boas regras de cunho interior. Disciplina tem a ver com firmeza, constância, ordem, bom comportamento, boa perseverança. Está relacionada a conseguir fazer tudo bem feito sempre, o que deve ser feito, e nada mais do que precisa ser feito, entende?
Então, é fácil ser disciplinado? Só pela graça! E essa graça é encontrada lendo a Bíblia. Se você for disciplinado o suficiente para fazer sua leitura, a Bíblia lhe dará a disciplina necessária para todas as demais áreas da vida.


Valdeci Júnior

Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com