Hoje, quero
fazer um alerta: nem tudo o que você ler, isoladamente, pode tomar como verdade
para sua vida, no sentido de aplicar o texto do jeito que está escrito. Se
olhar para o livro de Jó como um todo, ele é excelente para ser aplicado na
nossa vida. Porém, em detalhes isolados, é preciso tomar cuidado com a
interpretação. Assim como em outras partes, a Bíblia mostra ações que os
personagens fizeram, que eram erradas, justamente para não cairmos nos mesmos erros
e fazermos as mesmas coisas. Da mesma forma, em Jó, o Livro Sagrado mostra
pensamentos dos personagens, que eram errados, com a intenção de relatar os
pensamentos errados deles e, também, para não cairmos nos mesmos erros de
pensar com os mesmos equívocos.
Em Jó 22,
encontramos Elifaz acusando a Jó de pecados específicos. Ele estava mentindo. E
como o diabo é o pai da mentira, podemos deduzir que Elifaz estava sendo usado
por Satanás. A provação de Jó não foi só por perder os bens materiais, os filhos
e a saúde. Também fez parte das suas lutas, o “blá-blá-blá” mentiroso, injusto
e acusador daqueles infames e infelizes que se diziam amigos. No entanto, no nível da linguagem e ideias, na
realidade, eram verdadeiros inimigos. Elifaz tentou forçar Jó a se sentir
culpado para com Deus, e então merecedor daqueles problemas, como se os
problemas fossem castigos.
O comentário
Bíblico SDABC, pág. 1140, deixa bem claro, que com essa atitude, os amigos de
Jó e, especificamente, Elifaz, estavam retratando a Deus de maneira errônea.
Então, como iremos formar um conceito do que é ou como é a Divindade a partir
de um pensamento herege desse? A Bíblia não é herética, ela mostra o herege. Precisamos
tomar os devidos cuidados ao ler a Bíblia para não sermos enganados e não
cairmos num erro simplório de uma interpretação de texto mal feita.
Há momentos em
que temos de admitir que não existem todas as respostas. Que professor tem mais
moral diante dos alunos: aquele que tenta responder todas as perguntas, nem que
seja enrolando e saindo pela tangente, ou aquele que responde honestamente o
que sabe e é sincero o suficiente para dizer um “não sei”?
No trecho bíblico
que estamos lendo, vemos o Bildade, Zofar, Elifaz e Jó discutindo,
argumentando. Os amigos sabichões “têm” todas as respostas, mas são os mais
burros. Jó, justamente por admitir que não tinha todas as respostas, se saiu
como o mais sábio.
Jó não tinha
uma compreensão plena daquilo que estava acontecendo. E mesmo sem entender, não
se deu por vencido, preferiu confiar em Deus. Confie , você também!
Valdeci
Júnior
Fátima
Silva
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