Hoje, temos
cinco salmos propostos para nossa leitura diária: Salmos 81-85. Quero
apresentar a você uma breve introdução a cada um deles, feita pelo comentário
bíblico Moody.
Um hino de
louvor introduz o Salmo 81, e um pronunciamento profético o conclui. A mudança
abrupta no fim do versículo 5 tem sugerido a muitos comentaristas que
fragmentos de dois salmos foram reunidos aqui. Contudo, esse ponto de vista não
é imperativo, pois um festival solene seria a ocasião para tal recital do
relacionamento de Deus com Israel. O termo especial para o festival, o tocar da
trombeta, as referências à lua nova e à lua cheia provavelmente fornecem uma
dupla referência do poema à Festa das Trombetas e à Festa dos Tabernáculos.
Uma cena do
julgamento da injustiça foi apresentada no didático poema que constitui o salmo
81. Sua devida interpretação repousa sobre a identidade do segundo “Elohim” que
aparece no versículo um. Alguns comentaristas o traduzem literalmente como
deuses e o relacionam a um conceito de deuses subordinados em um conselho
celestial. Outros o traduzem como anjos e o ligam a um conceito menos
politeísta. Outros intérpretes ainda traduzem-no como juízes e o fazem
referir-se aos homens injustos com autoridade. Esta última interpretação parece
a preferível.
O Salmo 83 é
uma lamentação nacional típica em tempo de grande perigo. Considerando que os
inimigos de Israel eram automaticamente os inimigos de Deus, o nome de Deus
(Yahweh) está em jogo. A
ocasião não pode ser identificada com certeza; ainda desconhecemos um período
da história de Israel onde tenha existido tal confederação de nações. O salmo
talvez se refira a um acontecimento não registrado em outro lugar qualquer da
história de Israel ou, talvez, se refira a grupos tribais que simplesmente
deram apoio moral em um período de crise.
Salmo 84: Esse
é o cântico de um peregrino cujo alvo é quase atingido. Através de tudo, ele tem
um sentimento de paz e comunhão que transcende o ritual e outros aspectos
externos do culto. Embora o poema reflita os sentimentos dos peregrinos de
qualquer período, parece que vem do período da monarquia em uma ocasião quando
o templo ainda estava de pé.
Já o salmo 85,
embora seja basicamente um lamento nacional, tem um forte elemento profético
também. Apesar de que em sua primeira parte (versos 1-3) pareça referir-se a um
retorno à liberdade, esses versículos são idealizados além da situação
conhecida naqueles dias. O salmista usa essa figura ideal para mostrar o forte
contraste entre o presente e a certeza do futuro.
Esses
comentários foram gerais. Agora, faça você, leitor, um comentário verso por verso
desses salmos.
Valdeci
Júnior
Fátima
Silva
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