segunda-feira, 14 de julho de 2014

Apocalipse 13:8 - Como Entender?

Gostaria de compreender Apocalipse 13:8.

“e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. (Apocalipse 13:8 RA).

O anticristo obterá do mundo fidelidade e obediência, e não apenas obediência forçada. Os místicos contemporâneos afiançam que este será especialmente o caso da juventude do mundo; os jovens , particularmente, promoverão um culto fanático, radical e leal à pessoa do anticristo.

“...aqueles cujos nomes não foram escritos...” (Quanto ao livro da vida aludido sob diversas descrições, e quanto a seu uso como símbolo, nos escritos religiosos)  Encontramos de novo  a mesma idéia e expressão em Apocalipse 17: 8 3 20: 12: A expressão “livro da vida do cordeiro” figura em Apocalipse 21: 27, sendo a mesma expressão que temos aqui. Naquela passagem, somente os que têm seus nomes registrados naquele livro entrarão na Nova Jerusalém. Portanto, essa referência pode ser presente ou escatológica, e a questão da “vida eterna” está envolvida no quadro.

“... cordeiro que foi morto...” Isso dá a entender que o nome de alguém é registrado no livro da vida devido à expiação de Cristo. Diversas referências aludem, explicitamente, ao fato de que o cordeiro foi morto, apresentando-nos a idéia de expiação feita pelo cordeiro de Deus.

“...desde a fundação do mundo...” Essa expressão se acha por seis vezes, fora do Apocalipse, em várias conexões, (ver Mateus13:35; 25:34; Lucas 11:50; Hebreus 4:3; 9:26 e I Pedro 1:20) No Apocalipse, além do presente versículo, ver Apocalipse 17:8. Naturalmente este versículo tem natureza determinista; mas o Novo Testamento contrabalança toda a idéia do determinismo com o ensinamento real do livre-arbítrio do homem, o que o torna responsável por arquivo que ele faz. Não obstante, o Novo Testamento envolve idéias determinísticas. A expiação de Cristo, neste versículo, é referida como algo determinado. Não foi algum pensamento tardio de Deus, e o pecado não o tomou de surpresa, sem qualquer provisão para o mesmo. Existe um argumento em favor da idéia de que o princípio de sacrifício e redenção é mais antigo que o mundo, pois, na realidade foi planejado desde a eternidade, ou, pelo menos, planejado desde os tempos mais remotos. Bons intérpretes têm compreendido a questão de uma ou de outra destas maneiras, pois ambos os conceitos são ensinados na Bíblia.

Provavelmente, João desejava consolar os crentes perseguidos, aqueles  que enfrentavam a morte e o sofrimento diariamente , devido a sua fé em Cristo. João nos mostra que Cristo é o único e verdadeiro mediador entre Deus e os homens, pois é também a sua morte expiatória que leva os homens à Deus.

Aquele cujo nome está escrito no livro da vida do cordeiro não pode adorar o anticristo porquanto sua natureza básica não permitirá que ele faça isso. O cristão será a exceção à loucura precipitada do mundo , no culto ao anticristo. O crente sofrerá justamente por ser tal exceção. Somente os eleitos de Deus serão capazes de resistir ao apelo diabólico do Anticristo .

Cristo é o libertador eterno, que desconhece as barreiras do tempo. É Nele que devemos confiar em tempos de tribulação, em períodos de perseguição e morte. Somente Deus é adequado para as necessidades do homem.


Estaremos orando para que o seu nome possa estar escrito no livro da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com